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Título do livro | A Arte de Desenhar |
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Autor | Renato Silva |
Idioma | Português |
Editora do livro | Criativo |
Capa do livro | Mole |
Com índice | Não |
Quantidade de páginas | 36 |
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Altura | 28 cm |
Largura | 21 cm |
Peso | 200 g |
Com páginas para colorir | Não |
Com realidade aumentada | Não |
Gênero do livro | ANATOMIA,Arte |
Subgêneros do livro | Desenho e pintura |
Tipo de narração | Manual |
Coleção do livro | a arte de desenhar |
Idade mínima recomendada | 10 anos |
Nº de páginas: 36
Formato: 25,5x36
Renato Silva, artista gráfico e ilustrador que surgiu na chamada belle époque tropical, no Rio de Janeiro dos anos 1920, produziu mais de uma centena de livros didáticos abarcando a arte de desenhar.
Em Figura Humana salta aos olhos o estilo de Renato Silva no desenho da figura feminina, que é mostrada em vários ângulos e poses, ressaltando a suavidade das formas e a delicadeza dos gestos; cada pose é mostrada como se deu a sua construção, passo a passo, a partir dos primeiros esboços que definem as proporções; o volume contempla também o ensino do desenho da figura masculina, as diferenças do desenho de mãos, pés e pernas masculinas e femininas, enfim, tudo o que é básico para o aluno aprender a desenhar a figura humana.
Quando Renato Silva se destacou como ilustrador regular da revista de literatura Vamos Ler!, entre 1936 e 1948, ele alcançou nessa fase, até meados da década de 1940, uma qualidade plástica e estética impressionante. Tinha preferência por fazer mulheres cuja beleza praticamente só existia na imaginação e no sonho dos leitores, e ele as fazia muito bem; mestre da elegância que era, Renato aplicava o luxo dos figurinos e dos acessórios que embelezavam suas figuras ao máximo. Nota-se a ênfase que ele dá ao corpo feminino, com formas variadas e graciosas, carregadas de um erotismo contido, como mandava a censura na época. Tem-se a impressão do uso de modelos vivos posados e fotografados, uma prática comum na época.
Uma de suas atenções estava em ensinar principalmente postura, fundamental para realçar o sexo que se queria evidenciar. Sentada, em pé, com as pernas cruzadas, em posição de espera ou para fazer charme, com a mão descansando na cintura. Ele pensou em tudo. E nada é estático. Com as “linhas auxiliares”, variava angulações e as tornava quase em terceira dimensão. Na parte dedicada às proporções, fica evidente o quanto ele dominava o belo no corpo feminino. O que dizer, então, das pernas, dos pés e dos sapatos das mulheres que ensina a fazer?
Renato ensinava a seus alunos um estilo que se poderia chamar de acadêmico clássico, não encontrado nos gibis. Nessas revistas, os bonecos seguiam mais a linha do humor ou do caricato. Seus desenhos, portanto, buscavam aqueles interessados em fazer ilustrações, com movimentos reduzidos e posições estudadas que serviam muito a quem trabalhava, por exemplo, com desenho publicitário. Hoje, serve para bem mais que isso. É só aprender a lição e deixar imaginação fazer o resto.
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Opiniões em destaque
2 comentáriosAvaliação 5 de 5
Um livro excelente!.
Avaliação 1 de 5
Bem ruim na moral só dão alguns exemplos mas nada informativo muito menos intuitivo,não recomendo para iniciantes!.