em 12x

Frete grátis

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

TINSOLDERELETRONICA

+5 Seguidores

+1000 Produtos

MercadoLíder Gold

É um dos melhores do site!

+10mil

Vendas concluídas

Oferece um bom atendimento

Entrega os produtos dentro do prazo

Devolução grátis

Você tem 30 dias a partir do recebimento do produto para devolvê-lo, não importa o motivo!

Meios de pagamento

Linha de Crédito

Mercado Crédito

Cartões de crédito

Pague em até 12x!

Hipercard
Elo
Visa
Mastercard

Pix

Pix

Boleto bancário

Boleto

Características do produto

Características principais

Marca da peça de reposição
Tinsolder
Modelo da peça de reposição
pedaço

Outros

É kit
Não

Descrição

500 gramas de antimônio PURO 99,7% (Sb) metálico fracionado, pode conter vários fragmentos para o peso dos 500 g

Temperatura fusão: 630,6 °C

Aplicações
O antimônio tem uma crescente importância na indústria de semicondutores para a construção de diodos, detectores infravermelhos e dispositivos de efeito Hall.
Usado como liga, este semi-metal incrementa muito a dureza e a força mecânica do chumbo. Também é empregado em diferentes ligas como peltre, metal antifricção (liga com estanho) , metal inglês (formado por zinco e antimônio).
Algumas aplicações mais específicas:
baterias e acumuladores;
tipos de imprensa;
revestimentos de cabos;
almofadas e rolamentos.
fabricação de medicamentos para tratamento da Leishmaniose.
Compostos de antimônio na forma de óxidos, sulfetos, antimoniatos e halogenetos de antimônio são empregados na fabricação de materiais resistentes ao fogo, esmaltes, vidros, pinturas e cerâmicas. O trióxido de antimônio é o mais importante e é usado principalmente como retardante de chama (antifogo). Estas aplicações como retardantes de chama compreendem a produção de diversos produtos como roupas, brinquedos, cobertas de assentos etc.
História
O antimônio era conhecido pelos chineses e babilônios desde 3.000 a.C. O sulfeto de antimônio foi empregado como cosmético e com fins medicinais.
A história do símbolo do antimônio, e a sua relação com o seu nome "estíbio", é longa: o nome copta do pó cosmético de sulfeto de antimônio foi tomado do grego e depois passou ao latim, resultando o nome stibium. O químico Jöns Jacob Berzelius usou uma abreviatura deste nome em seus escritos e assim se converteu no símbolo Sb.
Uma teoria para seu nome "stibium" é a de que muitos recipientes que guardavam vinho antigamente continham elementos metálicos com antimônio em sua composição. Este era oxidado e formavam compostos que davam o sabor amargo ao vinho; daí o significado de seu nome: vida azeda.
O antimônio foi amplamente empregado na alquimia. Há escritos sobre este elemento de Georg Bauer (Georgios Agrícola), e Basilio Valentín é o autor de O carro triunfal do antimônio, um tratado sobre o elemento.
Abundância e obtenção
O antimônio é encontrado na natureza em numerosos minerais, apesar de ser um elemento pouco abundante. Embora seja possível encontrá-lo livre, normalmente está na forma de sulfetos. O principal minério de antimônio é a antimonita (também chamada de estibina), Sb2S3.
Mediante a queima de sulfeto de antimônio se obtém óxido de antimônio III, Sb2O3, que é reduzido com o coque para a obtenção do antimônio:
2Sb2O3 + 3C ¿ 4Sb + 3CO2
Também pode ser obtido por redução direta do sulfeto, com ferro:
Sb2S3 + 3Fe ¿ 2Sb + 3FeS
Compostos
Seus estados de oxidação mais comuns são o +3 e o +5.
São conhecidos todos os seus tri-halogenetos , SbX3, o pentafluoreto e o pentacloreto, SbX5. O trifluoreto é empregado como fluorante. O pentafluoreto junto com HSO3F forma um sistema SbF5-FSO3H com propriedades de superácido. Com estes halogenetos pode-se preparar diversos complexos. O hidreto SbH3 ( estibina ) é pouco estável, decompondo-se com muita facilidade.
São conhecidos também o trióxido de antimônio, Sb2O3 e o pentóxido, Sb2O5.
Precauções
O antimônio e muitos de seus compostos são tóxicos.
quote|A toxicidade do antimônio depende do seu estado químico. O antimônio metálico é relativamente inerte, no entanto a stibnite é altamente tóxica. A toxicidade dos outros compostos do elemento pode ser classificada entre estes dois extremos. O manuseamento do antimônio e dos seus compostos deve ser feito em ambientes devidamente ventilados para evitar a contaminação atmosférica. Caso contrário existe o perigo de formação de dermatites.
Referências
Los Alamos National Laboratory - Antimony

Perguntas e respostas

Qual informação você precisa?

Pergunte ao vendedor

Últimas perguntas feitas

Tenho minério bruto com antimônio. Você pode me ajudar a encontrar seu fornecedor para oferecer o minério bruto.Denunciar
Olá, boa tarde, me chamo Celso, posso até dar uma estudada no processo e ver se posso te ajudar, me chame segunda ou terça pra eu ter um tempo de dar uma olhada nesse assunto, por favor, qual seu nome, por gentileza?
21/02/2025Denunciar

Opiniões do produto

Avaliação 4.9 de 5. 10 opiniões.

Opiniões em destaque

5 comentários

Avaliação 4 de 5

22 jul. 2024

Avaliação 5 de 5

26 jul. 2023

Avaliação 5 de 5

29 jan. 2023

Avaliação 5 de 5

27 dez. 2021

Avaliação 5 de 5

03 dez. 2020