Caracteristicas

  • Título do livro Escandalo Do Petroleo E Georgismo E Comunismo
  • Subtítulo Escandalo Do Petroleo E Georgismo E Comunismo
  • Autor LOBATO, MONTEIRO
  • Língua Português
  • Edição 1
  • Cobertura Mole
  • Páginas 208
  • Marca GLOBO

Descrição do vendedor

Não perfurar e não deixar que se perfure. Esta era a situação que Monteiro Lobato, o grande ativista de sua época sobre a exploração do petróleo, diagnosticou no Brasil. Ele simplesmente não admitia que num país de enormes dimensões, e num continente no qual as descobertas se multiplicavam, não houvesse um esforço para explorar a fonte de energia que substituía rapidamente o carvão naquela primeira metade de século 20.
O livro O escândalo do petróleo deu origem às principais bandeiras do movimento da sociedade civil que viria anos depois contribuir para a criação da Petrobras. E é este texto, acrescido de Georgismo e comunismo, que a Editora Globo resgata, neste momento em que o Brasil passadas sete décadas se prepara para se tornar uma das maiores potências petrolíferas do planeta.
O Escândalo do petróleo foi lançado originalmente em 1936, durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas. Ele relata a aventura vivida pelo próprio escritor, que reuniu capital de pequenos investidores e tentou por dez anos encontrar petróleo no subsolo brasileiro. Por conta de sucessivos empecilhos do governo da época, as tentativas de prospecção acabaram frustradas. Mas, a repressão não se resumiu ao Lobato empresário e ativista; também o escritor acabou tendo seu texto proibido pela ditadura do Estado Novo em 1937, após o sucesso editorial do lançamento com algumas tiragens sendo vendidas rapidamente. Essa situação só iria se modificar com Vargas deixando o poder em 1945.
Já o texto Georgismo e comunismo, que compõe a edição da Globo, é de 1948. Nele o autor apresenta o pensamento econômico do norte-americano Henry George, como forma de promover avanços sociais numa democracia capitalista e assim evitar a ameaça comunista que havia se tornado realidade com a participação da União Soviética na vitória sobre as forças do Eixo na Segunda Guerra Mundial. A proposta de George tem como ponto principal a criação de um imposto único sobre a terra improdutiva.
Nesses dois textos o leitor vai constatar como as reivindicações de Lobato são atuais. Afinal, os cenários mudaram, mas não os problemas que o Brasil continua enfrentando tanto tempo depois. E, à falta do homem público, restam seus textos cheios de coragem e esperança no futuro.

Perguntas e respostas

Qual informação você precisa?

Custo e prazo de envio Meios de pagamento e promoções Garantia

Tem dúvidas?

Estes atalhos ajudarão você a encontrar o que busca.

Ou pergunte a A Página

Últimas perguntas

  • Boa noite , vc tem esses livros?a vida no céu,dom casmurro,o racismo explicado aos meus filhos,13 dos melhores contos de amor da literatura brasileira, África explicada aos meus filhos,o escândalo do petróleo e ferro? Quanto fica todos ?e pago um único frete?vc poderia fazer um anúncio com todos esses p eu pagar um único frete ?

    Denunciar

    Olá, bom dia, você pode consultar os nossos produtos e a disponibilidade entrando em nossa página no Mercado Livre. Att, A Pagina

    Denunciar
4 vendidos

Escandalo Do Petroleo E Georgismo E Comunismo

R$ 31 , 92
Quantidade:

Você superou o limite de estoque disponível.

Compra Garantida, receba o produto que está esperando ou devolvemos o dinheiro.

Você ganha 15 Mercado Pontos.

Informação da loja

A Página

Loja oficial no Mercado Livre

MercadoLíder

É um dos melhores do site!

  1. Vermelho
  2. Laranja
  3. Amarelo
  4. Verde claro
  5. Verde
863 vendas nos últimos 4 meses.
Presta um bom atendimento
Entrega os produtos dentro do prazo
Ver mais dados de A Página

Compra Garantida com o Mercado Pago

Receba o produto que está esperando ou devolvemos o seu dinheiro

Saiba mais sobre garantia

Entrega no seu endereço

Saiba mais sobre as formas de envio
Publicidade

Anúncio #917350388

Denunciar