Pague parcelado

Frete grátis

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Último disponível!

Vendido por SHEEPDOG

+100

Vendas concluídas

Ofereça um bom atendimento

Descrição

ADMINISTRAÇÃO
PRINCÍPIOS E TENDÊNCIAS
De FRANCISCO LACOMBE & GILBERTO HEILBORN

Este livro destina-se, principalmente, aos que estão iniciando o estudo de Administração. Por isso, houve a preocupação de começá-lo explicando a existência da Administração e os termos técnicos utilizados. O trabalho visa também a atender às necessidades dos que desejarem usá-lo como fonte de referência e consultas eventuais. Por isso, manteve-se certa autonomia entre os diversos capítulos, gerando, em poucos casos, inevitáveis redundâncias que, de certa forma, ajudam a fixar os conceitos.

O método utilizado foi a abordagem dos assuntos na forma que os didatas denominam desenvolvimento em espiral , isto é, vários tópicos são abordados mais de uma vez, com aprofundamentos sucessivos em cada etapa, aproveitando-se o conhecimento do que já tinha sido exposto para permitir novos enfoques e abordagens mais profundas e abrangentes. Essa aparente redundância é, quase sempre, adequada para a fixação dos conhecimentos para quem está aprendendo qualquer assunto pela primeira vez, sendo também útil para quem usar o livro como referência. Está provado que as pessoas absorvem as informações por mais tempo se o fizerem gradualmente. Idéias ou conceitos inteiramente novos precisam de tempo para amadurecer e serem compreendidos na sua plenitude. Se uma semente dessas idéias ou conceitos já tiver sido plantada , será mais fácil sua assimilação.

De início, introduzem-se os conceitos básicos de administração e estudam-se em profundidade as responsabilidades dos administradores, que constituem o cerne do trabalho. No final, aprofundam-se os conhecimentos e comentam-se algumas tendências modernas, suas aplicações e conseqüências. Assim, na Parte 1, introduzimos os conceitos básicos que serão usados em todo o trabalho. Na Parte 2, iniciamos o estudo da função organizar e da forma como são estruturadas as organizações. A Parte 3 traz os princípios de planejamento e controle, as chamadas funções gêmeas da administração. Na Parte 4, abordamos a função coordenar, que alguns consideram a essência da administração, e alguns aspectos importantes da comunicação, virtude essencial a qualquer bom administrador. A Parte 5 introduz os conceitos básicos dos instrumentos utilizados para a administração de recursos humanos, partindo do princípio de que formar a equipe e administrar seus resultados é uma das funções mais importantes do administrador. Na Parte 6, mostramos a abordagem comportamental da administração, desembocando numa introdução sobre liderança e cultura organizacional. Na Parte 7, voltamos ao estudo das organizações, para entrar em maiores detalhes sobre as formas de estruturação das grandes empresas, após uma breve exposição sobre delegação, descentralização e amplitude de supervisão. A Parte 8 estuda o processo de tomada de decisões, sob vários enfoques, incluindo os sistemas de informações utilizados com essa finalidade. O trabalho encerra-se, na Parte 9, com uma visualização das tendências e perspectivas atuais da administração.

No final encontra-se a bibliografia, cujo objetivo é indicar as referências que permitirão estudos mais abrangentes e aprofundados. A bibliografia não inclui livros especializados de Administração Financeira, Administração da Produção e Administração Mercadológica, mas apenas títulos que complementam os assuntos abordados neste trabalho.

A propósito das responsabilidades dos administradores, seria possível escrever um grande tratado, com estudos profundos sobre cada um dos tópicos. Não foi essa a intenção. Houve grande preocupação em escrever um texto prático , incorporando a experiência profissional dos autores, mas foram aproveitadas algumas oportunidades para introduzir conceitos que irão ser úteis não só num curso de graduação, mas durante toda a vida profissional dos administradores. O objetivo principal é proporcionar uma sólida base aos que se iniciam no assunto, sobre a qual possa ser edificado um bom conjunto de conhecimentos que serão úteis a todos os que se dedicam à administração.

Nossa abordagem aqui seguida difere bastante da que é utilizada em alguns textos de administração, em que se dá mais ênfase às diferenças de pensamento entre as diversas escolas de administração e à evolução do pensamento administrativo. Embora isso seja válido do ponto de vista teórico, não me parece que sejam os pontos mais importantes para a prática gerencial. Preferimos concentrar o foco naquilo que cabe aos administradores . Por essa razão, os primeiros capítulos privilegiam uma concepção mecanicista das organizações, sem excluir, porém, desde o início, os enriquecimentos proporcionados pelas inovações recentes na administração, pois imaginamos ser mais didático abordar as funções do administrador dessa forma. A partir da Parte 6, houve a preocupação de priorizar as formas modernas de administrar, incorporando o pensamento dos autores mais recentes. Priorizar desde o início as tendências atuais da administração não nos parece a solução mais adequada do ponto de vista didático.
.







INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Publicado pela EDITORA SARAIVA em 2007


Formato 21 x 28 cm

544 páginas




LIVRO NOVO EM ÓTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO

(estava exposto na livraria e possui leves marcas de manuseio - possui etiqueta da livraria na pág. 3)

Perguntas e respostas

Pergunte ao vendedor

Não fizeram nenhuma pergunta ainda.

Faça a primeira!