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Características do produto

Características principais

Marca
Phonic
Modelo
helix board

Outros

Tipo de console
Analógica
Tipos de alimentação
Corrente elétrica
Com alimentação fantasma
Sim
Com efeitos
Sim
Principais efeitos incluídos
Delay, Chorus, Flanger
Conectores
P10, XLR
Quantidade de canais
18
Fabricante
Phonic
Modelo alfanumérico
helix board

Descrição

A Phonic, que comemora seu 30º aniversário este ano, tem muita experiência em fazer mixers analógicos robustos para uso em estúdio e no palco. No verão de 2005, eles pegaram seu hardware de mixer testado e aprovado e adicionaram um envio USB, declarando que suas novas Helix Boards eram "as primeiras mixers profissionais equipadas com USB do mundo". O conceito era bom, mas o design só podia enviar a mixagem estéreo como uma saída, em vez de canais individuais, e a serigrafia mal reconhecia que a interface USB estava presente. Dois anos depois, a Phonic parece estar favorecendo o Firewire em vez do USB e integrou a tecnologia de forma muito mais convincente. Agora é possível emitir trilhas individuais pelo Firewire em até 24 bits/96 kHz e de uma escolha de pontos diferentes no caminho do sinal de cada canal. Uma cópia do Cubase LE é fornecida gratuitamente com o mixer, assim como o software de configuração relevante, e há suporte total para Mac e PC.
Embora também existam mixers Helix maiores de 18 e 24 canais que oferecem até 18 saídas via Firewire, eles compartilham um núcleo de recursos quase idêntico ao nosso modelo de análise de 10 canais, então a maior parte do que é dito aqui deve ser aplicável ao restante da linha.


O Hardware
O Helix segue um layout de mixer de hardware extremamente tradicional, o que deve ser bastante evidente na fotografia desta análise. Como seria de se esperar, os canais estão alinhados com suas entradas relevantes, os controles de monitoramento e medição podem ser encontrados à direita, e as E/S um pouco mais diversas estão na parte traseira.

O que não é necessariamente tão aparente nas fotos, no entanto, é que o mixer é excepcionalmente compacto, economizando espaço lateral ao parear o canal 4 com o 5 e o canal 6 com o 7, e reduzindo a outra dimensão do eixo usando potenciômetros finos e colocando muitos deles muito próximos. Mais alguns centímetros foram cortados do design usando botões giratórios em vez de faders lineares de nível de canal. Claramente, o tamanho do mixer é otimizado para que ele possa ficar em uma pequena mesa com monitores de computador e periféricos, em vez de em cima de um rack.

Os pré-amplificadores dos quatro primeiros canais oferecem 50 dB de ganho ajustável e um filtro de corte baixo posicionado em 75 Hz. Os próximos quatro, organizados como dois canais pareados, não têm botão de ganho, apenas um interruptor de -10 dBv para +4 dBu, e são destinados a receber sinal de módulos de som com bastante nível. Os quatro canais restantes, que dão ao mixer o '12' em seu nome, são retornos auxiliares pareados e rotulados como 1 e 2. Eles não compartilham os mesmos recursos de canal — como EQ, por exemplo — que os outros, mas têm seus próprios controles na seção master à direita.

Para os primeiros oito canais, no entanto, todas as coisas são mais ou menos iguais. O EQ é um design simples de três bandas e a Phonic escreveu com presteza a frequência de cada banda no chassi: 12 kHz na parte superior, 80 Hz na parte inferior e 2,5 kHz no centro, com cada banda fornecendo ajuste de até ± 15 dB.

Em seguida na faixa há um conjunto de pequenos interruptores acompanhados pelo símbolo Firewire distintivo. Quando enviado ao computador deste ponto no caminho do sinal, o áudio não é afetado pelos faders do canal, posição de pan e status de mudo. No entanto, se você acionar o interruptor relevante, o ponto de saída é alterado para antes do EQ e do filtro de corte baixo e, portanto, é processado apenas pelos pré-amplificadores de entrada do canal.

Além dos interruptores estão os controles de nível de envio Aux 1 e 2, que fornecem até 15dB de ganho. O primeiro Aux é fixo pré-fader e alimenta o soquete de entrada Aux 1 por meio do potenciômetro Aux Send 1 Master, com o nome útil. O segundo controle Aux, desta vez com fio pós-fader, tem a função dupla de fornecer um sinal para o processador de efeitos digitais interno de 40 bits e uma alimentação para o soquete de entrada Aux Send 2.

Na parte inferior dos canais estão os controles Pan/Balance, os faders de canal rotativos, fornecendo até 20 dB de ganho, e um botão mute que direciona os canais para o barramento Alt 3-4. Curiosamente, há um par de saídas jack deste barramento no painel traseiro, permitindo que qualquer coisa, desde trilhas de clique até mixagens de monitor personalizadas, seja emitida separadamente da mixagem principal.

A caminho
Na seção master/monitoring há uma interface simples de seleção de efeitos com LEDs integrais de sinal e clip e um display de dois dígitos. Há um botão que pode ser girado para selecionar um efeito e então pressionado para confirmar a escolha. Se um delay for escolhido, pressionar o botão repetidamente define o tempo. Abaixo disso estão os controles de retorno Aux para definir o nível das entradas 9/10 e 11/12, mais um botão que reenvia qualquer entrada no Aux 2 para o barramento Aux 1 por meio de seu controle de nível master. Esse roteamento simplesmente expande as opções do usuário, permitindo-lhes, por exemplo, rotear qualquer coisa das entradas Aux 2 para um dispositivo de efeitos conectado ao barramento Aux 1.

No geral, há um bom número de possibilidades de roteamento, muitas das quais são evidentes a partir do conjunto de botões Control Room Source, que permitem ao usuário selecionar qual conjunto de sinais deseja rotear para o barramento Control Room ou para o barramento principal, onde há um fader master de 60 mm e um display de medidor de LED de oito segmentos. Naturalmente, os dois barramentos têm suas próprias saídas físicas, então o sistema parece muito flexível, especialmente porque é possível combinar várias fontes ou isolar cada uma individualmente. As quatro opções são Main LR, Firewire & 2T Return, Alt 3-4 e Aux 1.

O último controle que precisa ser destacado é um switch para selecionar os sinais estéreo que vão acompanhar os outros oito pelo cabo Firewire. As opções são os barramentos Aux1/2 ou Alt 3-4, ou as saídas de mixagem principais.

Colocado à prova
O Helix está pronto para ação assim que a fonte de alimentação externa é conectada. Infelizmente, a entrada de energia não tem um anel de parafuso de fixação, como alguns mixers pequenos têm, o que o torna relativamente fácil de desalojar.

Para que a Helix Board interaja com um computador, o driver e o software do Painel de Controle devem primeiro ser instalados a partir dos CD-ROMs fornecidos. A instalação é bem fácil se os passos do manual forem seguidos, embora o procedimento tenha sido um pouco diferente durante minha configuração. Se tudo correr conforme o planejado, clicar no arquivo setup.exe coloca as coisas em andamento, e então em algum momento é necessário conectar o cabo Firewire para permitir que o computador reconheça o dispositivo.

Como uma cópia do Cubase LE é fornecida com o mixer, decidi usá-la para meus testes primários. Uma vez instalado o software, os drivers Helix ASIO podem ser selecionados na página VST Multitrack no menu Device Setup. Até agora, tudo bem, embora minha cópia tenha exibido um aviso dizendo " O Cubase LE suporta no máximo 8 entradas", o que obviamente não permite o uso de todos os 10 canais, ou mesmo dos 18 canais fornecidos pelas versões maiores do Helix. Claramente, isso está além do controle da Phonic, mas ainda é um problema.

O software Control Panel , acessado da página VST Inputs, fornece detalhes úteis sobre os nomes dos canais de entrada e saída e como eles são chamados em termos de sua atribuição ASIO. É também o lugar onde várias profundidades de buffer podem ser ajustadas e a taxa de amostragem é definida.

Para retornar ao mixer em si, o design parece muito mais claro do que a versão USB do Board 12. Alguns botões na seção master e algumas opções menores de mini-jack da máquina mais antiga foram sacrificados para agilizar a operação da nova versão e abrir caminho para símbolos Firewire 'ativos' brilhantes, mas felizmente os primeiros dificilmente são perdidos. Em termos de roteamento, parece haver muitas maneiras de cortar seu pano, por assim dizer, e é mais um caso de apertar um botão do que reconectar fios para obter a saída desejada. Recursos como o interruptor de envio pré-EQ para as saídas Firewire são extremamente bem-vindos, demonstrando ainda mais a compreensão da Phonic sobre o que é realmente útil durante a gravação.

A única coisa um pouco limitante é que não há como monitorar o retorno do Aux 1 ao mesmo tempo que o barramento Alt 3-4 — algo que certamente seria útil em certas configurações. Não consegui descobrir o porquê disso, principalmente porque a Phonic tornou a mesma coisa possível usando as entradas Aux 2 quando o botão Effects To Monitor e o botão Aux 1 na seção Control são pressionados! O manual bastante breve não oferece nenhuma explicação sobre as ideias por trás do design e, como alguns dos outros produtos Phonic que tive a chance de analisar, o manual deixa um pouco a desejar em alguns lugares. Em nenhum lugar, por exemplo, ele explica por que há duas portas Firewire!

Apesar de tudo isso, muitos clientes em potencial estarão mais preocupados com o quão bem o Helix lida com áudio. A resposta é que ele se sai muito bem, e isso também significa que o áudio gravado via Firewire soa bem. Os níveis gerais de ruído são muito baixos, resultando em um som muito limpo e honesto. Os quatro pré-amplificadores começam a chiar um pouco quando aumentados para aplicar os 20% finais de ganho disponíveis, mas na minha experiência isso é bem normal para um mixer pequeno. O EQ é um pouco comum, como seria de se esperar por esse preço, mas ele faz seu trabalho, embora eu pessoalmente preferisse frequências centralizadas em 100Hz, 1kHz e 8-10kHz.




TERMOS E CONDIÇÕES A MUSICAL.

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apenas uma estimativa para a chegada do produto, podendo acontecer antes ou
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modificar este prazo, como as condições da estrada, do clima, possíveis greves, etc.
Dessa forma, não é viável prever o momento exato da entrega.
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encerrando-se o vínculo de responsabilidade do vendedor a respeito da entrega.

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Nesses raros casos, o procedimento se dá por meio da abertura de uma reclamação
com prazo de resposta estipulado entre 1 a 15 dias úteis. Aqui, frisa-se que somente
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Perante essa situação: havendo confirmação quanto a perda do produto, o valor do
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Como dito anteriormente, esse tipo de ocorrência é rara, mas possível. Desde já,
agradecemos sua compreensão e antecipamos nossas desculpas pelas referidas
possibilidades.

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Ressalta-se que mudanças climáticas (como temperatura e umidade), ou até mesmo
uma simples troca de cordas, podem afetar a regulagem do instrumento, motivo pelo
qual recomendamos que você tenha um luthier de confiança!
Quanto aos acessórios e brindes: estarão sempre especificados na descrição do
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O prazo para a realização de trocas em razão de defeito no produto, ou devoluções
motivadas pela insatisfação do cliente, é de 7 (sete) dias corridos contados a partir
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com todos os acessórios que o acompanham.

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