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Características do produto

Características principais

Marca
Motul
Número de peça
X-tech clean 5w30

Descrição

VALOR ANUNCIADO REFERENTE A UM LITRO

O mais novo óleo para motores de carros vendidos no Brasil acaba de chegar ao mercado. É o Motul X-TECH Clean 5W-30, um lubrificante desenvolvido para atender a frota nacional de veículos, compatível com motores modernos que utilizam diesel como combustível e, em especial, que possuem sistema de pós-tratamento de gases exigindo a norma ACEA C3.

No entanto, além de ser aplicável em veículos movidos a diesel, ele pode ser usado também em motores a gasolina ou flex modernos que utilizam Catalisadores de Três Vias (TWC).

Seguindo rigorosos padrões de qualidade, desde a matriz sediada na França, o Motul X-TECH Clean 5W-30 é o resultado do estudo de necessidade da frota, confiança no mercado brasileiro e ideologia de qualidade da marca. Com isso, o novo produto oferece de forma sinérgica o equilíbrio entre o uso de óleo básico premium e um pacote de aditivos moderno, atendendo assim a normas recentes API SP e ACEA C3.

Entenda as especificações do Motul X-TECH Clean 5W-30
API (American Petroleum Institute)

por compressão. Os veículos comerciais movidos a diesel, principalmente, caminhões, caminhonetes e ônibus que exijam norma API indicam uma classificação específica: API CH-4, CI-4, CI-4 Plus, CJ-4, CK-4. Mas, além dessas, existem outras opções de normas para veículos a diesel.

Quando o motor tiver vela para ignição, como nos casos de motores movidos a gasolina ou etanol, a classificação deverá ser API SL, SM, SN, SN+ ou SP, sendo a última a versão mais recente e retrocompatível com as anteriores.

Para atender a versão mais recente da norma, API SP, o lubrificante deve utilizar aditivos que visam fornecer maior proteção contra pré-ignição em baixa rotação (LSPI – Low-speed pre-ignition). Isso porque a probabilidade desta falha tornou-se maior devido ao downsizing engine que é a redução de tamanho dos motores produzindo maior rendimento.

Além da preservação contra o LSPI, entre os níveis em vigência, o nível API SP é o que oferece mais proteção contra a formação de depósitos e borra, maior resistência contra o desgaste do motor e degradação do lubrificante favorecendo o aumento da durabilidade do motor.

ACEA (Associação dos Construtores Europeus de Automóveis)
É uma norma europeia para veículos leves e pesados e, dentre as especificações de referência, é a que tem mais parâmetros e classificações. Além disso, ela é a norma mais utilizada pelos fabricantes em veículos leves movidos a diesel atualmente.

A classificação ACEA é feita considerando os seguintes critérios: tipo do combustível, viscosidade HTHS (sigla em inglês para alta temperatura, alto cisalhamento) e o teor de cinzas sulfadas, fósforo e enxofre (SAPS – Sulphated ash, phosphorus and sulfur) do lubrificante.

A viscosidade HTHS indica o perfil do lubrificante. Lubrificantes com alta viscosidade HTHS têm como característica proporcionar maior proteção. Enquanto isso, os lubrificantes com baixa viscosidade HTHS privilegiam a economia de combustível.

O teor de SAPS tem como principal característica a compatibilidade, ou não, com sistemas de pós tratamento (DPF, EGR, SCR, …). Um alto teor de SAPS favorece o entupimento do sistema de pós tratamento. Portanto, para os veículos modernos movidos a diesel e alguns veículos mais recentes movidos a gasolina, é necessário a utilização de lubrificantes com concentração reduzida de SAPS para fornecer o aumento da vida útil do sistema de tratamento de gases.

Diferenciais do Motul X-TECH Clean 5W-30
A tecnologia moderna utilizada na concepção deste óleo para motores proporciona as seguintes vantagens:

DPF Protection – Compatível com sistemas de pós-tratamento (DPF);
Maior resistência do filme lubrificante (comparado à ACEA anterior);
Proteção contra a Pré-ignição em baixa rotação;
Alta proteção da corrente do comando de válvulas;
Maior proteção em motores com sistema Start-Stop;
Proteção maior para motores flex e que rodam com etanol;
Compatível com motores que tenham injeção direta e turbocompressor;
Melhor controle contra formação de borra e verniz.
É importante observar ainda que este lançamento apresenta teor de Cinzas sulfatadas consideravelmente abaixo do que a norma ACEA C3 mais moderna exige. Por isso, a preservação e durabilidade do DPF será mais bem atendida pelo Motul X-TECH Clean 5W-30 se comparado com um produto que atenda o limite da mesma norma europeia.

O perfil do produto
Este novo óleo para motores é 100% sintético, com alto desempenho, projetado especialmente para a última geração de motores a diesel, gasolina, flex e etanol. Ele está em conformidade com a regulamentação de emissões Euro 4, Euro 5 ou Euro 6, equipados com sistemas sensíveis de pós tratamento de gases e classificação de viscosidade 5W-30.

Além disso, sua tecnologia favorece a redução do ciclo de regeneração do DPF, redução no consumo de combustível e manutenção da potência original do motor.

O Motul X-TECH Clean 5W-30 atende a todos os requisitos supracitados e vai além ao garantir maior proteção contra pré-ignição em baixas velocidades (LSPI). No artigo sobre fenômenos de falhas explicamos mais sobre essa anomalia.

O novo lubrificante proporciona alta resistência contra oxidação e aumenta a eficiência de proteção ao motor. Também favorece a vida útil do óleo, mesmo quando veículo é submetido a condições de alta temperatura, melhorando a resistência quando há o contato com umidade e partículas de água. Por fim, obteve aprovação no teste contra a oxidação ocasionada pelo biodiesel.

Principais aplicações
Nosso novo óleo para motores é indicado para veículos das marcas AUDI, BMW, CITROEN, CHRYSLER, DODGE, FIAT, FORD, GENERAL MOTORS, HYUNDAI, JEEP, KIA, LAND ROVER, MERCEDES-BENZ, MITSUBISHI, NISSAN, PEUGEOT, RENAULT, SSANGYONG, SUBARU, SUZUKI, TOYOTA, VOLKSWAGEN. Todos podem ser atendidos por este produto mediante a exigência em manual da norma API SP ou ACEA C3 e viscosidade 5W-30.

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