em 4x sem juros

Frete grátis

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

MercadoLíder Gold

É um dos melhores do site!

+5mil

Vendas concluídas

Oferece um bom atendimento

Entrega os produtos dentro do prazo

Devolução grátis

Você tem 30 dias a partir do recebimento do produto para devolvê-lo, não importa o motivo!

Meios de pagamento

Linha de Crédito

Mercado Crédito

Cartões de crédito

Hipercard
Elo
Visa
Mastercard

Pix

Pix

Boleto bancário

Boleto

Características do produto

Características principais

Título
PCL-R - Protocolo Cognitivos Linguístico - Livro do Profissional e do Professor
Editora
BOOKTOY
Formato
Físico

Outros

Idioma
Português

Descrição

O Protocolo Cognitivo Linguístico – PCL-R, trata-se de um instrumento de avaliação que foi amplamente revisado em sua nova edição para que possa oferecer dados atualizados, como os valores de referência e evidências científicas sobre o tema. O objetivo desse instrumento é verificar o desempenho de escolares que frequentam do 3o ao 5o ano do ensino fundamental, em habilidades consideradas primordiais para a aprendizagem da leitura e escrita. Este protocolo é composto por duas versões – coletiva e individual – com provas que avaliam as habilidades de leitura, escrita, metafonológica, memória operacional fonológica, processamento auditivo, processamento visual, velocidade de processamento e raciocínio lógico. Possui aplicabilidade clínica e educacional. Não é um instrumento diagnóstico isolado, mas sim, um instrumento de rastreio para identificar quais habilidades cognitivo-linguísticas se encontram alteradas e interferindo no desempenho acadêmico dos escolares. Com este protocolo esperamos possibilitar aos profissionais da educação e da saúde o estabelecimento do perfil cognitivo-linguístico para a elaboração de um plano de intervenção sistemático e intensivo, a fim de minimizar o impacto das habilidades alteradas no aprendizado da leitura e da escrita. Este protocolo pode ser utilizado por fonoaudiólogos clínico e/ou educacional, pedagogos e psicopedagogos.



O Protocolo Cognitivo Linguístico – PCL-R, em sua nova versão, foi amplamente revisado tanto para a base teórica, com atualização em evidências científicas recentes, quanto na análise e aplicabilidade das provas. O objetivo do instrumento é avaliar as habilidades compreendidas como primordiais para o promissor desempenho escolar em leitura e escrita, além de auxiliar na avaliação clínica para a complementação do diagnóstico, e no planejamento terapêutico para intervenções direcionadas com base nos resultados obtidos com a aplicação das provas. O instrumento é composto por duas versões (coletiva e individual) que se complementam. As versões são compostas por provas que contemplam as habilidades de leitura, escrita, metafonológica, memória operacional fonológica, processamento auditivo, processamento visual, velocidade de processamento e raciocínio lógico. Os valores de referência para a análise da pontuação foram atualizados e direcionados para o desempenho em rastreio educacional e para a avaliação clínica, com desempenho específico para escolares do 3 ao 5 ano do ensino fundamental I. O material é indicado para profissionais que atuam em áreas relacionadas a saúde e educação, como fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos, entre outros.



Sumário



NOTA DAS AUTORAS



1. INTRODUÇÃO



1.1. Aprendizagem do sistema alfabético



1.2. Base cognitivo-linguística para a aprendizagem



2. NATUREZA E OBJETIVO DO PROTOCOLO COGNITIVO-LINGUÍSTICO REVISADO (PCL-R)



3. APLICABILIDADE DO PROTOCOLO COGNITIVO-LINGUÍSTICO REVISADO (PCL-R)



Descrição do material



3.1. Orientações gerais ao aplicador



4. ANÁLISE DA PONTUAÇÃO DO PROTOCOLO COGNITIVO-LINGUÍSTICO –REVISADO (PCL-R)



4.1. Considerações para a análise da pontuação versão coletiva/rastreio educacional do Protocolo Cognitivo-linguístico - Revisado (PCL-R)



4.2. Considerações para a análise da pontuação da Versão Coletiva e Individual do Protocolo Cognitivo-linguístico - Revisado (PCL-R)



4.3. Orientações sobre a análise do desempenho



5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CADERNO DE APLICAÇÃO - PROTOCOLO COGNITIVO-LINGUÍSTICO REVISADO VERSÃO COLETIVA/RASTREIO EDUCACIONAL



FOLHA DE REGISTRO DA CRIANÇA VERSÃO COLETIVA/RASTREIO EDUCACIONAL



FOLHA DE REGISTRO DO APLICADOR VERSÃO COLETIVA/RASTREIO EDUCACIONAL



CADERNO DE APLICAÇÃO - PROTOCOLO COGNITIVO-LINGUÍSTICO REVISADO - VERSÃO INDIVIDUAL



FOLHA DE REGISTRO DO APLICADOR VERSÃO INDIVIDUAL




* Senha disponível dentro do livro na página 10.

Garantia do vendedor: 3 meses

Perguntas e respostas

Qual informação você precisa?

Pergunte ao vendedor

Últimas perguntas feitas

Qual a edição deste livroDenunciar
E a última atualização .
05/04/2025Denunciar

Opiniões do produto

Avaliação 4.9 de 5. 15 opiniões.

Opiniões em destaque

1 comentário

Avaliação 4 de 5

02 nov. 2023