Livro Representações Sociais: Portfólio E Avaliação Educa...
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Características do produto
Características principais
Título do livro | Livro Representações sociais: portfólio e avaliação educacional |
---|---|
Subtítulo do livro | portfólio e avaliação educacional |
Autor | Vania Maria de Oliveira Vieira (Autor), Clarilza Prado de Sousa (Autor) |
Idioma | Português |
Editora do livro | Appris |
Edição do livro | 1 |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2021 |
Marca | Appris |
Outros
Quantidade de páginas | 231 |
---|---|
Altura | 23 cm |
Largura | 16 cm |
Peso | 330 g |
Gênero do livro | Educação | Métodos e Materiais de Ensino | Ciências Sociais |
Subgêneros do livro | Educação |
ISBN | 9786525004310 |
Descrição
Esta obra traz o relato de uma pesquisa que investigou as representações sociais de alunos de cursos de licenciatura sobre a avaliação da aprendizagem a partir do uso do Portfólio instrumento avaliativo. Em outros termos, procurou-se verificar se o uso do Portfólio por esses alunos vem modificando a forma de pensar a avaliação no âmbito da formação de educadores. O referencial teórico do trabalho foi alicerçado principalmente em autores do campo da avaliação educacional e nos fundamentos da Teoria das Representações Sociais explicitada por Moscovici, Jodelet, Sá e outros. Como suporte, foram utilizados os programas – EVOC e Alceste – que permitiram a realização de análises específicas. Os resultados da análise dos dados, de maneira geral, permitiram identificar três grupos de representações: as que apresentam aprovação a uma avaliação realizada por Portfólio; as que desaprovam a avaliação realizada por Portfólio e as que aprovam o Portfólio, mas com ressalva. O primeiro grupo, a maioria dos alunos pesquisados, aprova o Portfólio instrumento avaliativo e considera-o uma forma de minimizar avaliações que punem, excluem e selecionam. O segundo grupo, a minoria, não acredita nessa forma de avaliar. E o terceiro grupo, com representabilidade menor do que o primeiro e maior do que o segundo, apoia o Portfólio instrumento avaliativo, mas apresenta restrições. As conclusões indicaram que, embora não se possa afirmar que exista da parte dos participantes uma identificação com essa forma de avaliação, observa-se uma de suas intenções e uma aceitação de seus propósitos. Tais resultados permitem considerar a necessidade de aprofundar argumentos no sentido de favorecer os processos de ancoragem que irão facilitar não somente a aceitação do Portfólio, mas também sua possível utilização futura quando esses alunos desenvolverem sua prática professores.
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