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Características principais

Título do livro
Livro Representações sociais: portfólio e avaliação educacional
Subtítulo do livro
portfólio e avaliação educacional
Autor
Vania Maria de Oliveira Vieira (Autor), Clarilza Prado de Sousa (Autor)
Idioma
Português
Editora do livro
Appris
Edição do livro
1
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2021
Marca
Appris

Outros

Quantidade de páginas
231
Altura
23 cm
Largura
16 cm
Peso
330 g
Gênero do livro
Educação | Métodos e Materiais de Ensino | Ciências Sociais
Subgêneros do livro
Educação
ISBN
9786525004310

Descrição

Esta obra traz o relato de uma pesquisa que investigou as representações sociais de alunos de cursos de licenciatura sobre a avaliação da aprendizagem a partir do uso do Portfólio instrumento avaliativo. Em outros termos, procurou-se verificar se o uso do Portfólio por esses alunos vem modificando a forma de pensar a avaliação no âmbito da formação de educadores. O referencial teórico do trabalho foi alicerçado principalmente em autores do campo da avaliação educacional e nos fundamentos da Teoria das Representações Sociais explicitada por Moscovici, Jodelet, Sá e outros. Como suporte, foram utilizados os programas – EVOC e Alceste – que permitiram a realização de análises específicas. Os resultados da análise dos dados, de maneira geral, permitiram identificar três grupos de representações: as que apresentam aprovação a uma avaliação realizada por Portfólio; as que desaprovam a avaliação realizada por Portfólio e as que aprovam o Portfólio, mas com ressalva. O primeiro grupo, a maioria dos alunos pesquisados, aprova o Portfólio instrumento avaliativo e considera-o uma forma de minimizar avaliações que punem, excluem e selecionam. O segundo grupo, a minoria, não acredita nessa forma de avaliar. E o terceiro grupo, com representabilidade menor do que o primeiro e maior do que o segundo, apoia o Portfólio instrumento avaliativo, mas apresenta restrições. As conclusões indicaram que, embora não se possa afirmar que exista da parte dos participantes uma identificação com essa forma de avaliação, observa-se uma de suas intenções e uma aceitação de seus propósitos. Tais resultados permitem considerar a necessidade de aprofundar argumentos no sentido de favorecer os processos de ancoragem que irão facilitar não somente a aceitação do Portfólio, mas também sua possível utilização futura quando esses alunos desenvolverem sua prática professores.

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