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Características do produto

Características principais

Subtítulo do livro
O caso da EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth
Série
Não aplica
Autor
Fernanda Rodrigues Neves Reinholtz
Idioma
Português
Editora do livro
Appris
Capa do livro
Mole
Com índice
Sim
Ano de publicação
2023

Outros

Quantidade de páginas
152
Altura
21 cm
Largura
14 cm
Peso
200 g
Com páginas para colorir
Não
Com realidade aumentada
Não
Gênero do livro
Acadêmico
Coleção do livro
Educação & pedagogia
Escrito em letra maiúscula
Não

Descrição

Nos últimos anos se tem percebido com mais intensidade um aumento do número de estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), oriundos de um processo recente de migração do ensino regular. Alguns desses sujeitos têm sido transferidos no ano letivo em curso, o que põe em questão a ideia de que a chegada a essa modalidade é fruto da negação do direito à educação ou da impossibilidade de frequentar a escola na chamada idade certa.

Nesse contexto, esta obra se propôs a analisar as causas do fenômeno de reconfiguração que vem ocorrendo na EJA, dispondo como referência os sujeitos cada vez mais jovens oriundos do campo que vêm acessando tal modalidade na EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth, em Domingos Martins (ES).

A metodologia proposta foi a revisão de literatura, a análise das interfaces entre EJA, Educação do Campo e Política Educativa, utilizando a coleta de dados relacionados às matrículas na EJA na escola em questão. Foi utilizada como ferramenta, a aplicação de questionários aos alunos e à equipe pedagógica, além de entrevistas com um sujeito de cada município atendido a partir de um perfil traçado, que contemplou fatores como: idade, gênero, ocupação profissional pessoal, para que fosse possível contar a trajetória desses sujeitos até chegarem à modalidade estudada.

Os resultados que se delinearam no percurso desta pesquisa confirmam a hipótese de que a reconfiguração pela qual a EJA na EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth está passando é resultado de um processo de migração a que estão sendo submetidos os jovens do campo, cujas trajetórias de vidas escolares estão sendo impactadas por políticas públicas educacionais pautadas em avaliações externas e em resultados numéricos, descomprometidas com o direito à educação.

Este estudo traz o alerta da necessidade de compreensão sobre a identidade da EJA nessa nova dinâmica em que ela está inserida, que envolve questões de correção de fluxo, certificação, avaliações externas, índices, fechamento de turmas, turnos e escolas e de que forma tudo isso tem influenciado a trajetória de vida escolar dos sujeitos jovens do campo.

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