em 12x

Frete grátis

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

ATMA EDITORA

+5 Seguidores

+50mil Produtos

MercadoLíder

É um dos melhores do site!

+1000

Vendas concluídas

Oferece um bom atendimento

Entrega os produtos dentro do prazo

Devolução grátis

Você tem 30 dias a partir do recebimento do produto para devolvê-lo, não importa o motivo!

Meios de pagamento

Linha de Crédito

Mercado Crédito

Cartões de crédito

Pague em até 12x!

Hipercard
Elo
Visa
Mastercard

Pix

Pix

Boleto bancário

Boleto

Características do produto

Características principais

Subtítulo do livro
A guerra dos jornalistas na Independência (1821 — 1823)
Autor
ISABEL
Idioma
Português
Editora do livro
Companhia das Letras
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2022
Marca
Companhia Das Letras
Modelo
9786559211227

Outros

Quantidade de páginas
528
Altura
210 mm
Largura
140 mm
Peso
668 g
Gênero do livro
História
Subgêneros do livro
História
Tipo de narração
Conto
Idade mínima recomendada
18 anos

Descrição

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Alentado estudo sobre a imprensa da Independência, Insultos impressos ganha nova edição acrescida de um pós-escrito. Revelando uma outra visão da Independência, este livro explica como nobres, anônimos e poderosos usaram as páginas de jornais, muitas vezes de forma não civilizada, para debater suas ideias e seus interesses.
A imprensa teve papel fundamental no processo de nossa Independência. Só implantada no Brasil em 1808 e, mesmo assim, sob forte censura, foi liberada a partir de 1821. Os novos ventos da política que mudaram o sistema monárquico de absolutista para constitucionalista estimulariam muitos brasileiros a participar dessa arena pública de debate — em um primeiro momento, lutando contra os decretos das cortes de Lisboa que determinavam medidas contra os interesses do Brasil, como a volta do imperador para Portugal, e, após o Fico, disputando entre si sobre o melhor projeto constitucional para o país. Tal liberação revelou um elenco de jornalistas improvisados que trouxe para a página impressa um rico repertório de recursos retóricos, linguagens e ações. Com o direito ao anonimato dos autores garantido por lei, personalidades como o próprio d. Pedro, seu ministro José Bonifácio e o maior intelectual da época, o visconde de Cairu, se digladiaram com gente mais modesta como João Soares Lisboa, Luís Augusto May e o sardo Joseph Stephano Grondona, produzindo a impressionante polifonia revelada nas páginas de Insultos impressos.
“Isabel Lustosa é daquelas historiadoras que parecem inspiradas pelos narradores populares. Escreve como quem vai contando, lembrando de um detalhe ou de outro, e o resultado é que o leitor é levado para onde a autora quer. Desta vez, o convite é para conhecer a história da Independência nacional, de um prisma diferente: o olhar da imprensa que surgia nesse mesmo contexto. Trata-se do período que acompanha a instalação de d. João VI e de sua corte em terras tropicais e segue até os momentos conturbados da emancipação política, quando o filho, d. Pedro I, assume o centro do embate.” — Lilia Moritz Schwarcz

FICHA TÉCNICA

Autor: Isabel
Páginas: 528
Idioma: PORTUGUÊS
ISBN-13: 9786559211227

ASSUNTO

História

DIMENSÕES

Altura: 21,00cm
Largura: 14,00cm
Espessura: 2,90cm
Peso: 0,668kg

Garantia do vendedor: 7 dias

Perguntas e respostas