Pague parcelado

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Vendido por CASA_DOS QUÍMICOS

MercadoLíder Gold

+5mil

Vendas concluídas

Ofereça um bom atendimento

Descrição

Barrilha leve, ou carbonato de sódio

O carbonato de sódio, ou barrilha leve, é um sal translúcido e branco, utilizado para normalização do pH da água, na produção de vidro e de detergentes.



A barrilha leve, nome popular do carbonato de sódio, é um sal branco e translúcido, utilizado para a normalização do pH de água de piscina, além de produção de vidro e em algumas sínteses químicas, além da produção de sabões e detergentes.

Seu uso serve para aumentar o pH e o rendimento de fluído bentonítico, podendo também melhorar a performance de outros produtos químicos que compõem o fluído de perfuração.

O uso da barrilha leve é bastante comum em piscinas. A água da piscina deve ser analisada semanalmente, verificando-se seus níveis de cloro e seu pH. A medida serve para manter a água saudável para ser utilizada

A medição deve ser feita todas as semanas, mesmo que a piscina não esteja sendo usada, uma vez que o cloro, em níveis acima dos adequados, oferecem condições para desenvolvimento de fungos e bactérias e, ao mesmo tempo, o pH abaixo de 7 é considerado ácido, podendo causar corrosão nos equipamentos e encanamento. Uma piscina com pH muito alto favorece o acúmulo de minerais na água, deixando-a turva.



Barrilha leve para uso em piscinas

A barrilha leve, ou carbonato de sódio, apresenta em sua fórmula química uma composição que, quando adicionada à água da piscina, possibilita neutralizar os íons de hidrogênio típicos de ácidos, liberando íons básicos, já que apresenta ligações moleculares com eles.

A barrilha leve é comercializada em forma de um pó branco, que não pode ser absorvido pela pele, o que permite que possa ser manuseada mesmo sem uso de luvas.

Para utilizar a barrilha leve na piscina, é necessário, antes, fazer uso do estojo de testes para verificação do Ph da água. Se o Ph estiver abaixo de 7,2, isso significa que a água está ácida.

Nesse caso, é preciso encher um balde com água da própria piscina, dissolvendo nele a barrilha leve na quantidade recomendada e distribuir essa solução sobre a piscina.

Em seguida, basta ligar o filtro na posição de circulação e a própria circulação irá se encarregar de fazer a mistura do produto com o restante da água.

Depois de uma hora de circulação, deve-se fazer nova medição do Ph. Quando usada na quantidade correta, a barrilha leve pode elevar o Ph para valores entre 7,4 e 7,6. Se o Ph ainda não estiver adequado, é necessário aguardar 24 horas, refazendo o teste e adicionando outra quantidade de barrilha ou outro produto.

Para conseguir os níveis desejados de Ph na piscina, é preciso adicionar a quantidade adequada de barrilha leve e, portanto, é preciso conhecer o Ph da água antes de adicionar a barrilha e o volume de água contido na piscina.

Depois disso é só seguir as instruções da embalagem com relação à quantidade de barrilha necessária. De uma forma geral, essa quantidade vem especificada em gramas por metro cúbico de água e, para facilitar, basta saber que cada metro cúbico de água é equivalente a mil litros de água.

Perguntas e respostas

Qual informação você precisa?

Não fizeram nenhuma pergunta ainda. Faça a primeira!