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Descrição

F7512 Brasil 1882 Império 4 Selos Dom Pedro II.

Brasil, Filatelia, quatro selos postais usados da Série D. Pedro II cabeça grande, emitidos em 1882, catalogados no RHM sob os números #52, 54, 56 e 57, com valor de catálogo de USD $110.00 (Quinhentos e cinquenta dólares), equivalentes a R$550,00.

Descrição: Impressão em recesso (talho doce) em cores sobre papel vergê branco amarelado, monocromáticos, com margens irregulares, tendo os valores DEZ, 100, 200, 200, a imagem de perfil de Dom Pedro de barba branca voltado para a esquerda, dentro de diversos tipos de medalhões, uma faixa em arco acima do medalhão com a inscrição “BRAZIL” e os valores abaixo ou ao lado em caracteres brancos.

OLD STAMPS FROM BRAZIL 1882’S USED.
Emissor: Governo Imperial do Brasil / Correio Imperial.
Séries: D. Pedro II cabeça grande.
Tipo: Definitivo /regular.
Código de Catálogo: RHM: 60ª edição, página 22 a 24BR #52, 54, 56 e 57.
Tema: Imperador Dom Pedro II.
Arte: Casa da Moeda do Brazil – RJ.
Ano de emissão: 1882/85.
Cores: diversas sobre papel vergê, 40µ a 60µ branco, amarelado.
Dimensões: 20 x 24 mm com picote (13½ x 13½).
Impressão: Recesso - Talho doce.
Filigrana: Sem Marca d´água
Impressor: CMB – Casa da Moeda do Brazil.

Estado dos selos: VFUH – “VERY FINE USED HINGED” (Usado em boas condições e marca de charneira), utilizados e sem goma.

SAIBA MAIS 1: Pedro II do Brasil
Pedro II (Rio de Janeiro, 2 de dezembro de 1825 – Paris, 5 de dezembro de 1891), alcunhado o Magnânimo, foi o segundo e último monarca do Império do Brasil, tendo reinado o país durante um período de 58 anos.

Nascido no Rio de Janeiro, foi o filho mais novo do imperador Pedro I do Brasil e da imperatriz Maria Leopoldina de Áustria e, portanto, membro do ramo brasileiro da Casa de Bragança.

A abrupta abdicação do pai e sua partida para Portugal, tornaram Pedro imperador com apenas cinco anos.

Obrigado a passar a maior parte do seu tempo estudando em preparação para reinar, conheceu poucos momentos de alegria e amigos de sua idade.

Suas experiências com intrigas palacianas e disputas políticas durante este período tiveram grande impacto na formação de seu caráter.

O imperador D. Pedro II tornou-se um homem com forte senso de dever e devoção ao seu país e seu povo.

Por outro lado, ele ressentiu-se cada vez mais de seu papel como monarca.

Teve a maioridade decretada para assumir o governo e evitar a desintegração do Império, tendo deixado ao sucessor republicano um país caracterizado como potência emergente na arena internacional.

A nação distinguiu-se de seus vizinhos hispano-americanos devido à sua estabilidade política e especialmente por sua forma de governo: uma funcional monarquia parlamentar constitucional.

O Brasil também foi vitorioso em três conflitos internacionais (a Guerra do Prata, a Guerra do Uruguai e a Guerra do Paraguai) sob seu reinado, assim como prevaleceu em outras disputas internacionais e tensões domésticas.

Um erudito, o imperador estabeleceu uma reputação como um vigoroso patrocinador do conhecimento, da cultura e das ciências.

Ele ganhou o respeito e admiração de estudiosos como Graham Bell, Charles Darwin, Victor Hugo e Friedrich Nietzsche, e foi amigo de Richard Wagner, Louis Pasteur e Henry Wadsworth Longfellow, dentre outros.

D. Pedro II não permitiu nenhuma medida contra sua remoção e não apoiou qualquer tentativa de restauração da monarquia.

O imperador deposto passou os seus últimos dois anos de vida no exílio na Europa, vivendo só.

Algumas décadas após sua morte, sua reputação foi restaurada e seus restos mortais foram trazidos de volta ao Brasil em meio a amplas celebrações.

SAIBA MAIS 2: OS CORREIOS DO BRASIL.
Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, embora a capital da colônia fosse então Salvador.

Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos.

A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT).

A mudança não representou apenas uma troca de sigla, foi seguida por uma transformação profunda no modelo de gestão do setor postal brasileiro, tornando-o mais eficiente.

SAIBA MAIS 3: BRASIL IMPÉRIO (1843-1889) SELOS DOM PEDRO II.
Em decorrência do aumento das tarifas postais e da unificação do porte (sem distinção entre porte terrestre e marítimo), novos selos foram encomendados, gravados e impressos na American Bank Note Co., na cidade de New York.

Os selos da série conhecida como Dom Pedro ll foram os primeiros selos a trazerem a efígie do Imperador, impressos em papel denteado (denteação 12) simples, uma novidade na época.

Foram utilizadas fotos de Stahl & Wahnschaffe Phot. (Rio de Janeiro, 1865) para gravação dos selos em chapas de 100 selos de cada valor.

Foi a quinta série de selos do Brasil e foram lançados oficialmente no dia 1 de julho de 1866, durante a Guerra do Paraguai, quando o volume de correspondências aumentou significativamente no país.

Foram também os primeiros selos brasileiros a trazerem o nome do "Brazil" em sua face, significando um grande avanço estético nas peças filatélicas do país.

A série de selos postais Dom Pedro II - Percê foi lançada no dia 1 de julho de 1876, dez anos após a emissão da série denteada.

A empresa American Bank Note Co. (New York) produziu, com as mesmas chapas, esta série denominada "percê", na qual a separação entre os selos é feita mediante uma sucessão de pequenos cortes entre os selos.

A título de curiosidade a imprensa na época criticou esta emissão dizendo que o Imperador desejava ser mais jovem, uma vez que já possuía uma vasta barba, não presente nesta emissão.

Os selos Barba Branca constituíam a sétima série de peças filatélicas lançadas pelos correios do Brasil.

Ganhou este nome graças à estampa do Imperador Dom Pedro II, que no ano de 1877, quando estes selos foram emitidos, já apresentava sua barba branca, resultado dos problemas causados pela Guerra do Paraguai, segundo historiadores.

Gravados e impressos na American Bank Note Co. (New York), foram utilizadas fotos do Imperador tiradas na Philadelphia em 1876, durante uma exposição realizada em Saint Louis, por Stahl & Wahnschaffe Phot. para todos os valores exceto o de 20 Réis, no qual houve o emprego do mesmo perfil das emissões anteriores (1866 e 1876).

Identicamente à emissão anterior, a separação dos selos é do tipo "percê" em linha.

O Auriverde foi o primeiro selo postal impresso em duas cores lançado no Brasil.
Foi também o primeiro selo lançado isoladamente, sem uma série correspondente.

Impresso nas oficinas da Continental Bank No., o "Auriverde" foi lançado no dia 21 de agosto de 1878.

Com a efígie do Imperador Pedro II e trazendo o valor de face de 300 réis, o selo possui uma variação em papel fino, menos valiosa, e é uma das peças mais bonitas já lançadas pelos correios do Brasil.

A título de curiosidade este selo foi apelidado de "abacaxi" devido ao seu formato.

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“Lembre-se, o dinheiro com que você paga é substituível, mas esta peça não é!!!!”
“Quando ela se for, se vai para sempre!” Daí...

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MÁXIMA DO COLECIONADOR: “É preferível arrepender-se daquilo que comprar, mas nunca daquilo que deixar de adquirir”; pois uma compra ruim esquece-se com o tempo, mas aquela peça perdida que não volta mais poderá nos assombrar pelo resto da vida.

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OUTRA MÁXIMA:
“Quem compra e coleciona CÉDULAS DE DINHEIRO jamais será POBRE”
- Ditado popular creditado a Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan!

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