12x

Frete grátis

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Vendido por JULIANA ECOMMERCE

MercadoLíder Gold

+5mil

Vendas concluídas

Ofereça um bom atendimento

Entrega os produtos dentro do prazo

Características do produto

Características principais

Título do livro
CENA CONTAMINADA, A
Subtítulo do livro
Cena Contaminada, A
Série
Artes e Cultura
Autor
Tonezzi, José
Idioma
Português
Editora do livro
PERSPECTIVA
Edição do livro
Teatro
Capa do livro
Mole
Volume do livro
História
Com índice
Sim
Ano de publicação
20
Marca
Perspectiva

Outras características

Quantidade de páginas
182
Altura
13 cm
Largura
22 cm
Peso
262 g
Material da capa do livro
Mole
Com páginas para colorir
Sim
Com realidade aumentada
Sim
Tradutores
Português
Gênero do livro
Artes e Cultura
Subgêneros do livro
História
Tipo de narração
Cena Contaminada, A
Versão do livro
Artes e Cultura
Tamanho do livro
Médio
Coleção do livro
Cena Contaminada, A
Acessórios incluídos
Não
Idade mínima recomendada
3 anos
Idade máxima recomendada
99 anos
Escrito em letra maiúscula
Sim
Quantidade de livros por kit
1
ISBN
9788527309264

Descrição

A Cena Contaminada, de José Tonezzi, parte de uma concepção de anomalia (a surdez, a deformação, a loucura, as disfunções cerebrais) que invade e ocupa o teatro para instalar-se como contágio cultural. É resultado de um campo devastado, onde a vida aflora justamente do que restou: dos destroços, das sobras, das ruínas. A ocupação do teatro pelas disfunções do corpo, da mente e do comportamento não é fruto senão de uma relação que se institui ao longo do tempo. Como consequência, o que se faz notar aqui não é um tipo de procedimento simplesmente democrático, que dá voz aos excluídos e marginais da sociedade. Não é à inclusão que se refere quando se diz aqui contaminação. Ao menos, não no sentido de um bom-mocismo, de uma prática de tolerância ou de compaixão. Isso porque, devido às características inerentes à arte, como a apropriação, a subversão e o reprocessamento, a relação entre a cena e as disfunções tem um sentido implícito, corrosivo, transformador. Resulta numa contaminação estética, que tem origem do lado de fora, externa à caixa cênica. Sua ação é sorrateira e dissimulada, decorrendo numa prática invasiva, contagiosa, de intromissão. E, como acontece na invasão orgânica, as reações se dão como autodefesa, preservação e fortalecimento. Na cena, porém, o contágio não só traz dividendos estéticos como torna visível este estudo singular da bibliografia crítica na teatrologia brasileira.

Perguntas e respostas

Qual informação você precisa?

Não fizeram nenhuma pergunta ainda. Faça a primeira!