Cena Contaminada, A - Tonezzi, Jose - Perspectiva
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Características do produto
Características principais
Título do livro | CENA CONTAMINADA, A |
---|---|
Subtítulo do livro | Cena Contaminada, A |
Série | Artes e Cultura |
Autor | Tonezzi, José |
Idioma | Português |
Editora do livro | PERSPECTIVA |
Edição do livro | Teatro |
Capa do livro | Mole |
Volume do livro | História |
Com índice | Sim |
Ano de publicação | 20 |
Marca | Perspectiva |
Outras características
Quantidade de páginas | 182 |
---|---|
Altura | 13 cm |
Largura | 22 cm |
Peso | 262 g |
Material da capa do livro | Mole |
Com páginas para colorir | Sim |
Com realidade aumentada | Sim |
Tradutores | Português |
Gênero do livro | Artes e Cultura |
Subgêneros do livro | História |
Tipo de narração | Cena Contaminada, A |
Versão do livro | Artes e Cultura |
Tamanho do livro | Médio |
Coleção do livro | Cena Contaminada, A |
Acessórios incluídos | Não |
Idade mínima recomendada | 3 anos |
Idade máxima recomendada | 99 anos |
Escrito em letra maiúscula | Sim |
Quantidade de livros por kit | 1 |
ISBN | 9788527309264 |
Descrição
A Cena Contaminada, de José Tonezzi, parte de uma concepção de anomalia (a surdez, a deformação, a loucura, as disfunções cerebrais) que invade e ocupa o teatro para instalar-se como contágio cultural. É resultado de um campo devastado, onde a vida aflora justamente do que restou: dos destroços, das sobras, das ruínas. A ocupação do teatro pelas disfunções do corpo, da mente e do comportamento não é fruto senão de uma relação que se institui ao longo do tempo. Como consequência, o que se faz notar aqui não é um tipo de procedimento simplesmente democrático, que dá voz aos excluídos e marginais da sociedade. Não é à inclusão que se refere quando se diz aqui contaminação. Ao menos, não no sentido de um bom-mocismo, de uma prática de tolerância ou de compaixão. Isso porque, devido às características inerentes à arte, como a apropriação, a subversão e o reprocessamento, a relação entre a cena e as disfunções tem um sentido implícito, corrosivo, transformador. Resulta numa contaminação estética, que tem origem do lado de fora, externa à caixa cênica. Sua ação é sorrateira e dissimulada, decorrendo numa prática invasiva, contagiosa, de intromissão. E, como acontece na invasão orgânica, as reações se dão como autodefesa, preservação e fortalecimento. Na cena, porém, o contágio não só traz dividendos estéticos como torna visível este estudo singular da bibliografia crítica na teatrologia brasileira.
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