Pague parcelado

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Vendido por AMRICOSOMMERMAN

+100

Vendas concluídas

Ofereça um bom atendimento

Descrição

Proclo, em seu prefácio, explica o plano da obra e diz que a dividirá em três partes. A primeira apresentará um apanhado de todas as noções de Platão a respeito dos deuses e Proclo examinará o significado e o valor delas para cada grau da hierarquia divina. A segunda enumerará todos os graus da hierarquia divina, definirá seus atributos e processos e os relacionará com os princípios fundamentais estabelecidos pelos teólogos, o seja: Orfeu, Juliano o Teurgo, Hesíodo e

Homero. A terceira parte tratará dos deuses hipercósmicos (que estão além do cosmo) e encósmicos (que estão no interior do cosmo), que aparecem de maneira dispersa na obra de Platão, e Proclo os relacionará com as classes universais da hierarquia divina.

O grande filósofo neoplatônico Proclo (Constantinopla, 8 de fevereiro de 412 – Atenas, 17 de abril de 485) foi o terceiro reitor (escolarca) da Escola Neoplatônica de Atenas, fundada por Plutarco de Atenas (350-432) no final do século IV com a intenção de ser uma continuidade da Academia criada por Platão em 387 a. C. e fechada pelo general romano Sula em 86 a. C. A Escola Neoplatônica de Atenas, apesar dos mais de quatro séculos que a separavam da Escola criada por Platão, considerava-se de tal modo uma retransmissora fiel dos ensinamentos de Platão que os seus reitores eram chamados de “diádocos”, ou seja, sucessores de Platão. Por isso, Proclo, assim como seu antecessor na direção da Escola, Siriano, era chamado de Sucessor de Platão, título que foi atribuído pela última vez a Damáscio, derradeiro reitor da Escola, fechada pelo imperador bizantino Justiniano em 529.

A obra cujo Segundo Volume o leitor tem em mãos trata, como o título indica, da teologia no sentido que Platão a entende, ou seja: como um discurso sobre Deus e sobre os deuses. E Proclo muitas vezes chama a teologia, nesse sentido, de iniciação aos mistérios divinos ou mistagogia.

A presente edição partiu da tradução para o francês desta obra de Proclo e foi realizada por Maria das Mercês Rocha Leite. Em breve, publicaremos Os elementos de teologia de Proclo e A vida de Proclo (escrita por seus discípulo Marino) em tradução a partir do original grego realizada por Pedro Barbieri. Com isso, a Polar contribuirá para preencher mais uma lacuna dramática na cultura brasileira: a inexistência, até o presente momento, de obras do grande Proclo em língua portuguesa.

Maria das Mercês Rocha Leite é graduada em Letras-Francês e Letras-Alemão (UNESP-Araraquara) e pós-graduada em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, onde se aperfeiçoou em tradução criativa com Haroldo de Campos e Décio Pignatari). Especializou-se em Língua, Literatura e Civilização Francesa na Université Aix-Marseille (França). Participou de várias publicações da Polar, como O Tratado das Enéadas (Plotino), A Arte Sagrada de Shakespeare (Martin Lings), Os Três Princípios da Essência Divina, As 40 questões sobre a Alma, A vida tripla do ser humano (de Jacob Boehme), Perceval ou o Romance do Graal (Chrétien de Troyes), Corpus Hermeticum (Hermes Trismegisto) dentre outras.

Perguntas e respostas

Qual informação você precisa?

Não fizeram nenhuma pergunta ainda. Faça a primeira!