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Características principais

Título do livro
Se o grileiro vem, pedra vai
Subtítulo do livro
entraves da regularização fundiária no território Kalunga
Série
Não aplica
Autor
Francisco Octávio Bittencourt de Sousa
Idioma
Português
Editora do livro
Appris
Edição do livro
1
Capa do livro
Mole
Com índice
Sim
Ano de publicação
2022

Outras características

Quantidade de páginas
203
Altura
21 cm
Largura
14.8 cm
Peso
300 g
Com páginas para colorir
Não
Com realidade aumentada
Não
Coleção do livro
Ciências sociais
Escrito em letra maiúscula
Não
ISBN
9786525036120

Descrição

Este é um trabalho sobre o processo de grilagem de terras no território do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga (SHPCK), no nordeste goiano. A história contada aqui ainda está tendo desdobramentos, tornando necessárias retificações futuras. O leitor encontrará nas páginas que seguem uma narrativa que se confunde com o realismo mágico latino, contada segundo as experiências de um jovem universitário branco que reconhece os privilégios trazidos por essa cor de pele. Meu objetivo é olhar para esse processo sob um prisma antropológico; narrar com precisão todo o caminho que percorri, descrevendo com minúcia os indícios de grilagem encontrados nos processos analisados, as incursões a campo, as horas de entrevistas etc. Apesar de um recorte espacial pequeno — cerca de 38 mil hectares que compõem a Fazenda Bonito —, os fatos aqui registrados refletem a afirmação de que a história brasileira é, na realidade, uma história de luta pela terra. Este não é um texto neutro. A pesquisa foi ferramenta para garantir que toda a área da Fazenda Bonito seja reconhecida como patrimônio da comunidade Kalunga. A ausência de neutralidade não foi um problema, dado o reconhecimento da validade das informações aqui contidas por técnicos do Ministério Público Federal. O texto conta com uma apresentação, uma introdução, cinco capítulos e um epílogo. Na introdução está descrita a motivação da pesquisa e os pressupostos iniciais; no primeiro capítulo, o que é grilagem de terras; no segundo, as possibilidades de análise de acordo com a Antropologia; no terceiro, a apresentação do caso estudado; no quarto, as personagens da história; no quinto, os desdobramentos e as formas de resistência. O epílogo é dedicado a um momento posterior à escrita da monografia, uma qualificação informal do texto, adiantando críticas e debatendo o antirracismo dentro e fora da academia.

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