official-store-logo

em 12x

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Disponível 5 dias após sua compra

Frete grátis comprando 2 ou mais unidades

Clube de Autores

Loja oficial no Mercado Livre

+5mil Vendas

Devolução grátis

Você tem 30 dias a partir do recebimento do produto para devolvê-lo, não importa o motivo!

Características do produto

Características principais

Título do livro
Teologia e Sociedade
Subtítulo do livro
O verdadeiro local da teologia
Série
Não aplicável
Autor
Paulo Sancho Melim Rodrigues
Idioma
Português
Editora do livro
Clube de Autores
Edição do livro
1
Capa do livro
Mole
Volume do livro
1
Com índice
Não
Ano de publicação
2019

Outras características

Quantidade de páginas
75
Altura
21 cm
Largura
14 cm
Peso
276 g
Material da capa do livro
Papel
Com páginas para colorir
Não
Com realidade aumentada
Não
Tradutores
Não aplicável
Gênero do livro
Ciências da Religião,Religião,Teologia
Subgêneros do livro
Bíblias
Tipo de narração
Não aplicável
Coleção do livro
Não aplicável
Acessórios incluídos
Não aplicável
Idade mínima recomendada
16 anos
Idade máxima recomendada
100 anos

Descrição

TEOLOGIA E SOCIEDADE - O verdadeiro local da teologia, de Paulo Sancho Melim Rodrigues.

De tempos em tempos, torna-se necessário que a teologia considere, e até reconsidere, seu lugar e tarefa à luz da situação em que se encontra em si e para o qual deseja se relacionar de maneira plausível e relevante. Nesta contribuição, é necessário refletir não apenas sobre a natureza eclesial da teologia, mas também será considerada, em primeiro lugar, a natureza acadêmica da teologia e, além disso, sua relação com a sociedade em geral. A observação de que o lugar da teologia nas universidades tornou-se menos evidente do que costumava ser, na verdade, convida a uma maior reflexão. O mesmo vale para a plausibilidade e relevância da teologia para, e nas sociedades atuais (frequentemente) pós-cristãs e pós-seculares.
A resposta para a justificativa desta pesquisa, é que a teologia se encontra na encruzilhada da universidade, Igreja e sociedade, no lugar onde essas três áreas se encontram. É neste lugar específico que será tentado engajar em uma avaliação do estado atual da teologia e, assim, uma reconsideração de seu papel e tarefa. No âmbito dessa contribuição, é claro que não é possível fazer isso de maneira abrangente. No entanto, que alguns desses pensamentos possam contribuir para (o que deveria ser) uma conversa contínua.
Dentro deste contexto, a teologia deve ou não ocupar o centro de qualquer uma das áreas em questão? A localização da teologia na encruzilhada é desconfortável e desafiadora. Claro, pode encontrar segurança e estabilidade quando se retira da encruzilhada para uma ou outra área, tornando-se apenas acadêmica, apenas eclesial ou apenas pública. Parece, no entanto, que tal retirada só é possível à custa de sacrificar o seu dinamismo e inspiração, o seu verdadeiro "locus theologicus", e pelo mesmo movimento a sua relevância para as áreas em causa, mesmo a área em que se retira. A partir disso, segue-se que a teologia lida com o que está realmente em jogo em todas as três áreas.
O objetivo desta pesquisa é identificar o verdadeiro local da teologia. Tendo como objetivos específicos: Descrever conceitos e definições a respeito do tema; analisar a teologia nas áreas universitárias, na igreja e na sociedade. A teologia de fato se encontra na encruzilhada, e é empurrada, desafiada, questionada, inspirada e engajada de um lado para o outro. É dinamicamente relacionado a todos os três, de fato envolvidos no que realmente está em jogo neles, sem pertencer exclusivamente a nenhum deles.
O estudo é descritivo, pesquisas do tipo descritivas tem o objetivo primordial à exposição dos atributos de determinado fenômeno ou afirmação de relações entre as variáveis (GIL, 2008). Várias biografias de autores com expressão significativa em campo científico foram pesquisadas. O levantamento dos dados e das informações relevantes para à investigação e o entendimento das questões propostas, utilizadas técnicas de bibliografia indireta (GIL, 2008). Também foram pesquisadas e coletadas informações relevantes na internet, acerca do tema, delineando a reflexão conforme se veem, bem como as referências bibliográficas citadas neste estudo.
A seguir, a pesquisa é tratada consecutivamente com as três áreas mencionadas, é difícil discutir uma delas sem considerar a (s) outra (s). Além disso, ficará claro que a teologia coloca seu projeto em risco, quando se esquece de que está localizado na encruzilhada, ou é feito ou forçado a esquecer esse posicionamento. E, de fato, as áreas em si provavelmente também sofrem com isso.

Perguntas e respostas

Qual informação você precisa?

Não fizeram nenhuma pergunta ainda. Faça a primeira!