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Descrição

Motor de Passo Nema 23 – 18,9 Kgf.cm / 2,8A – Vurtz


Os Motores de Passo são de extrema importância em projetos em que há a necessidade da movimentação de um objeto com precisão, já que os motores podem ser controlados através de sinais digitais que são enviados para as suas bobinas, permitindo a rotação fracionada do seu eixo.

A rotação pode ser lida em passos ou ângulos necessários para uma volta completa daquele mesmo motor, a configuração do passo pode tornar um motor mais rápido, porém menos preciso, no caso de poucos passos para uma volta completa. Ou menos rápido e mais preciso, em casos com mais passos necessários para uma volta completa, essa configuração será feita de acordo com as exigências do projeto.

Se você tiver, por exemplo, um motor com ângulo de passo de 1,8°, para uma volta completa serão necessários 200 passos, que é o valor de 360° (ângulo total de um círculo ou uma volta), dividido pelo ângulo de cada passo individual.



Onde utilizar o Motor de Passo Nema 23 – 18,9 Kgf.cm / 2,8A – Vurtz

O Motor de Passo Nema 23 pode ser utilizado em uma infinidade de projetos automatizados, sendo alguns desses:

Braços Robóticos;
Impressoras 3D;
Impressoras de jato de tinta;
Máquinas de corte a laser;
Rotuladores,
CNCs;
Esteiras;


Principais Características:
Modelo de motor: VZS2376-189-2804;
Padrão: Nema 23;
Torque de retenção (detent torque): 600gf.cm
Inércia do rotor: 440 gf.cm²
Corrente por fase: 2,8A;
Tensão de fase: 3,1V;
Resistência: 1,1±10% Ohm por fase;
Indutância: 3,6±20% mH por fase;
Fios: 4;
Conexão: Bipolar;
Ângulo de Passo: 1,8° ±5%;
Resistência de isolação: 100MOhm Min, 500VDC;
Força dielétrica: 500 VAC/1 Min
Aumento de temperatura: 80°C Máx.;
Temperatura ambiente: -20°C a 50°C
Força Radial: 75N Máx.;
Força Axial: 15N Máx.;
Dimensões: 57 x 57 x 76 (mm)
Peso: 1,0Kg;
Datasheet: Vide imagens do anúncio;


Acompanha

01 - Motor de Passo Nema 23 – 18,9Kgf.cm / 2,8A – Vurtz


Para dimensionar um motor de passo ao seu projeto, é necessário conhecer algumas especificações dele e entender como cada uma funciona. São elas:


- PADRÃO: É o padrão de dimensão da FACE do motor, sendo que todos os fabricantes de motores seguem esse padrão para que todos os motores sejam compatíveis na principal furação de fixação do mesmo. Sendo as mais usadas:
1. NEMA 17: Possui a face com 1,7 polegadas, aproximadamente 43,18mm e furação de 31,0mm;
2. NEMA 23: Possui a face com 2,3 polegadas, aproximadamente 58,42mm e furação de 47,14mm;
3. NEMA 34: Possui a face com 3,4 polegadas, aproximadamente 86,36mm e furação de 69,6mm;
Vale atentar-se que quanto maior as dimensões do motor, maior a possibilidade do motor ser mais fortes.


- NÚMERO E ÂNGULO DE PASSO: Basicamente, no maior parte do mercado, existem motores com dois ÂNGULOS DE PASSO, 0,9° e 1,8° para cada passo; Dessa forma, um motor com ângulo de passo de 0,9°, ele necessita de 400 passos para completar uma volta (360°), sendo expresso por STEP/REV (passos por volta).


- POLARIDADE: Um motor de passo pode ser dividido em dois tipos de polaridade, BIPOLAR e UNIPOLAR. Essa especificação é importante, pois determina a forma de ligar o seu motor, além de interferir diretamente na força (TORQUE) do mesmo. Há ainda modelos de motor de passo que podem ser ligados nas duas configurações, veja a seguir:
1. Motor de 4 fios: Bipolar;
2. Motor de 5 fios: Unipolar;
3. Motor de 6 fios: Bipolar e Unipolar;
4. Motor de 8 fios: Bipolar serie e paralelo, além de Unipolar;


- DRIVER: O driver deve ser selecionado de acordo com a polaridade do seu motor, pois os drivers para a ligação BIPOLAR e UNIPOLAR são DIFERENTES. Além disso, existem basicamente dois tipos de conceito de driver, são eles:

1. DRIVER DE TENSÃO CONSTANTE: Esse tipo de driver irá fornecer uma tensão fixa para as bobinas, sendo necessário não ultrapassar o valor máximo suportado pelo motor;


2. DRIVER DE CORRENTE CONSTANTE: Esse tipo é o mais usado (quase todos drivers disponíveis no mercado são assim), pois tem maior eficiência. Esse driver irá fornecer uma corrente constante para as bobinas, dessa forma você ajusta no driver qual o valor máximo de corrente ele deve fornecer, sempre respeitando o máximo que a bobina do motor suporta. Sendo assim, você não precisa se preocupar com a tensão que irá alimentar o motor, já que o driver irá “ajustar” a mesma;


- TORQUE (KGF.CM): O torque é literalmente a força mecânica que o motor consegue exercer em seu eixo, sendo medida em KGF.CM (Quilograma força por centímetro) ou gf.cm (gramas força por centímetro). No motor de passo existem 3 tipos de torque importantes e completamente diferentes, são eles:

1. DETENT TORQUE: Ou torque de retenção, é a FORÇA ROTACIONAL que o motor suporta em seu eixo estando SEM ENERGIA em suas bobinas. Normalmente expressa em gf.cm, significa que um motor com detent torque de 100gf.cm irá suportar uma força rotacional de 100 gramas em seu eixo através de uma polia de raio de 1cm, ou uma alavanca de 1cm. Vale lembrar que o eixo do motor estará sem rotação até que seja quebrada essa barreira de força, caso ela seja quebrada o motor não conseguirá manter sua atual posição.

2. HOLDING TORQUE: É a força rotacional que o motor consegue suportar em seu eixo, porem quando o motor está SEM ROTAÇÃO e com suas bobinas ENERGIZADAS. Normalmente expressa em KGF.CM, significa que se um motor com holding torque de 1kgf.cm irá suportar uma força de 1 quilograma presa em seu eixo através de uma polia de raio de 1cm, ou uma alavanca de 1cm. Vale lembrar que o eixo do motor estará sem rotação até que seja quebrada essa barreira de força rotacional, caso ela seja quebrada o motor não conseguirá manter sua atual posição.

3. PULLOUT TORQUE: Esse é a força rotacional que o motor consegue exercer em seu eixo quando o motor está COM ROTAÇÃO. Como essa força é com o eixo em movimento rotacional, ela depende da VELOCIDADE (RPM) em que o eixo está girando. Sendo assim esse torque não tem um valor fixo, mas sim variável e sempre expresso através de um gráfico, chamado de CURVA DE TORQUE. Vale lembrar que QUANTO MAIOR A VELOCIDADE MENOR SERÁ O TORQUE;


- VELOCIDADE: O motor de passo não possui uma velocidade FIXA como outros tipos de motores, ele depende da velocidade com que você faz os passos dele, ou seja, quantos PULSOS POR SEGUNDO (PPS) você envia ao driver para que seja feita a inversão das bobinas. Na CURVA de torque tem essa relação de PPS e RPM, assim como a forma de calcular o RPM com os dois dados.

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Últimas feitas

É possivel usar na vertical (acoplado em fuso) com o intuito de levantar uma carga? Consegue me dizer quantos kgs esse motor conseguiria erguer e manter a posição quando desligado?
Olá, bom dia! É possível utiliza-lo na vertical, o torque do motor é de 18,9 Kgf/cm, o peso que ele pode levantar vai variar a depender da estrutura que ele está acoplado, essa medida se altera a depender do projeto, e não podemos informar o quanto ele suportaria em condições especificas, sugerimos que dimensione seu projeto antes de realizar a compra para que possa definir o melhor motor para seu caso. Att. Loja Curto Circuito.
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Qual o diâmetro da aste?
Olá, boa tarde! O diâmetro do eixo desse motor é de aproximadamente 6,35 mm. Qualquer dúvida estamos à disposição. Att. Loja Curto Circuito.
18/03/2024