20 reais

Pague parcelado sem juros

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Informações sobre o vendedor

  • +100

    Vendas concluídas

  • Presta bom atendimento

Ver mais dados deste vendedorVai abrir em uma nova janela

Meios de pagamento

Até 12x sem cartão de crédito

Mercado Crédito

Cartões de crédito

Visa
Mastercard
Hipercard
Elo

Cartões de débito

Santander Rio
Caixa

Boleto bancário

Boleto

Descrição

BATATA DE PURGA Propriedades.
Propriedades. Usa-se a Batata de purga há muitíssimo tempo no Rio de Janeiro como remédio purgante, diz o Bernardino Antônio Gomes. Ela é quase toda resina, pois de uma arroba de raiz se consegue tirar mais de 2 libras de resina, cuja atividade não é talvez inferior à da resina de Jalapa. Receita-se como purgante vulgar. Costuma-se dar a Batata de purga em pó, na dose de ½ até uma oitava misturada com açúcar. Extrai-se a resina pelo seguinte método: "põe-se a batata em pó de infusão em aguardente; passado tempo suficiente, coa-se a infusão espremendo-se as borras; torna-se a coar a mesma mas sem espremer; põe-se então a destilar, meio pelo qual se tira a aguardente; deita-se água no que restou na curcúbita e, depois, coando-se esse resíduo assim diluído, obtém-se a resina no coador." (Ver Mem. da Acad. Real de Lisboa, p.32, T.3). Administra-se a resina nas doses de 1 a 2 escrópulos, de acordo com a idade e o caso. A Batata de purga figura entre os drásticos como a melhor panaceia. A dose da fécula regula-se quando seca de ½ onça para os adultos. O extrato dá-se em pílulas de 8 até 9 grãos cada uma, administrando-se de 4 a 6. Para se usá-la em frasco, faz-se a maceração na aguardente de cana dos pós ou da raiz fresca ralada, para tomar-se em boas doses. Os camponeses, tão logo a bebem, metem-se dentro da água fria. Nas boticas, se usa a resina extraída pelo álcool. Uma purga de batata compõe-se de 18 a 24 gr de resina, com 36 a 48 gr de supertartrato ácido de potassa reduzido a pó ou pílulas. No sul do Brasil, a resina de batata é extraída da raiz do Mirabilis Jalapa; porém, no Rio de Janeiro, na Bahia e em outras províncias, a resina provém do Convolvulo operculato de Linneo.

Princípios Ativo da BATATA DE PURGA.
Princípios Ativos: Ácido caféico, convolvulina, jalapina, ácido jalapinólico, resina, escopoletina, amido, ácido valérico.

Propriedades medicinais: Analgésica, antiinflamatória, depurativa, diurética, energético, febrífuga, laxante, purgativa.

Indicações: Congestão, hemorragia (cerebral, pulmonar), hidropsia (cardíaca, renal), prisão de ventre. O uso popular abrange ainda o tratamento de edemas, inflamações, dor de cabeça e febre.

Contra-indicações/cuidados: Planta drástica, deve ser usada somente em casos que justifiquem sua toxicologia.

Efeitos colaterais: Frequentemente aparecem náusea, dores espasmódicas e gastroenteríte. Não se recomenda seu uso sem supervisão de um especialísta. Em caso de ingestão excessiva deverá ser feito o esvaziamento gástrico, com sonda nasogástrica em sifonagem e tratamento sintomático. Planta com efeitos tóxicos, é contra-indiada para crianças, gestantes e lactentes. Por seu efeito drástico, às vezes necessário, é usado na medicina popular.

Contraindicações: Planta com efeitos tóxicos. é contraindicada para crianças, gestantes e lactentes. Por seu efeito drástico, às vezes necessário, é usado na medicina popular.

Superdosagem: Em caso de ingestão excessiva deverá ser feito o esvaziamento gástrico, com sonda nasogástrica em sifonagem e tratamento sintomático

Garantia do vendedor: 2 meses

Perguntas e respostas

Qual informação você precisa?

Pergunte ao vendedor

Não fizeram nenhuma pergunta ainda.

Faça a primeira!