Características principais

MarcaUniversal
ModeloUWACO Gilt dial
GêneroMasculino
Cor da caixaAço inoxidável
Material da correiaBorracha

Outras características

  • Idade: Adultos

  • É resistente à água: Não

  • Materiais da caixa: Aço inoxidável

Descrição

Relógio UWACO GENEVE, militar, Gilt Dial, referência 5182 de julho de 1936.
A Universal Genève se consolidou com a reputação de grande produtora de cronógrafos nomeados de Compur e Compax sob a liderança de Berthoud, atraindo a atenção de aficionados, aviadores e forças armadas de todo o mundo.
Até a Família Real da Holanda emitiu uma carta real, para a Universal Genève equipar as forças armadas holandesas com seus cronógrafos.
Um cronógrafo de pulso masculino extremamente raro e bem preservado.
Este relógio militar, modelo 5182, combina com um mostrador dotado de um logotipo raro, que só foi produzido no ano de 1936.
Duas características locupletam, cada uma na retaguarda da outra, pela coincidência do logotipo UWACO, estar protegido pela caixa dotada do serial do mês de julho de 1936.
No relógio, veremos duas marcas de Berthoud que enriqueceu a marca com a genialidade da sua engenharia de cronógrafos.
Na parte interna da tampa, onde está também o modelo do relógio e o serial e na ponte da cronometragem, encontram-se o nome dele (Berthoud).
O MOSTRADOR
O lirismo deste mostrador é um apanhado de combinações raras que encantam as mentes colecionistas:
1)-O estilo gráfico é típico da época que os mostradores negros eram padrão em relógios militares.
2)-A impressão “Guilt Dial”, emprega a técnica de pintar o contorno do desenho que reproduz números, letras, traços e círculos, refletidos com a cor da base do metal do mostrador, uma impressão no negativo que pigmenta o contorno dos caracteres mostrados sem pintura.
Enquanto na pintura positiva desenhamos os traços que queremos assinalar, escrever e numerar, nesta técnica faz-se, o contrário, pintando a moldura da gravura.
Os desenhistas que projetaram estes mostradores não imaginaram o quanto esta arte iria valorizar o conjunto do relógio no futuro deles (nosso presente) e seguramente o nosso futuro.
Suas intenções eram “colorir” o mostrador com metal cru, uma propriedade serigráfica à prova de despigmentação que garantia, o brilho que a indústria química daquela época não conseguia igualar.
3)-A linda pátina tropicalizada, que envelheceu o mostrador de forma uniforme, transformou a impressão negra, original do mostrador, no tom marrom avermelhado, pela ação da radiação ultravioleta.
A valorização que esta pátina agrega aos relógios antigos despertou a cobiça dos falsificadores que tentaram copiar o detalhe de forma artificial.
Tentar tropicalizar mostradores, desta maneira é como produzir diamante artificial, sem as impurezas naturais das minas, que determinam sua procedência natural, ou simular a oxidação de prata envelhecida com o emprego de tinta negra.
4)-O acumulador de cronometragem que registra 45 minutos, foi um projeto que ofereceu uma vantagem de acumulação de 50% à mais que o sistema arcaico de 30 minutos.
5)-A escala em caracol, capaz de cronometrar até a velocidade de 20 quilômetros horários. Algo impensável em um relógio mecânico sem esta escala.
6)-A variante de logotipo UWACO que foi usada somente em 1936, é a soma de U de Universal com WA+CO de Watch & Co. Este nome comercial UWECO, foi registrado oficialmente pela Universal em Outubro de 1935.
Não é conhecido um mostrador da marca com esta variante que não esteja contido entre os seriais 600.000 e 650.000, produzidos nesse ano.
Assim como Longines e Wittnauer, a Universal Genève exportou relógios sobre o nome de Berthoud para países como Holanda, Nova Zelândia, França, África do Sul e até o Iraque, até 14 de outubro de 1937, quando a marca “Universal Genève, foi registrada.
7)-Mostradores auxiliares rebaixados
O rebaixamento da linha circular dos mostradores auxiliares, favorece a dinâmica do movimento dos ponteiros dos segundos e do acumulador por não permitir a colisão no ponteiro das horas. Esta característica é rara em relógios de pulso, é um capricho à mais da Universal, que confere o grau de sofisticação do conjunto.
O mostrador auxiliar, contador de segundos nas nove horas, tem uma escala sexagesimal para contagem dos segundos.
O mostrador auxiliar, contador acumulador dos minutos de cronometragem nas três horas, tem uma escala de 45 traços
8)- Os mostradores auxiliares são variante de modelo denominado “grandes auxiliares”, quando se compara com os mostradores auxiliares dos outros relógios dotados de cronógrafo. Este detalhe, favorecia a leitura dos pilotos em combate .
9)-O estilo dos números é o Breguet antigo.
A CRONOMETRAGEM
Os relógios com mostradores dotados de escalas de cronometragens, são muito bonitos, mas se fizermos uma enquete entre seus proprietários, teremos dificuldade de encontrar um que defina as escalas com propriedade e precisão.
Por isto, convido-lhe a passear sobre os traços perfeitos deste mostrador tão bem desenhado.
O cronógrafo simples, tem sua escala lembrando um colar em forma de via ferroviária que soma 60 trapézios. Uma ferramenta para contar o tempo nos esportes ou uma produção industrial, por exemplo.
O telêmetro, tem escalas que podem medir até 60 quilômetros horários, foram amplamente usadas na guerra, baseando-se na diferença da propagação da luz (um clarão, de um disparo) e o som do estampido. Com esta medida, o artilheiro regulava a distância de pontaria para um morteiro, bazuca ou obus, por exemplo.
O taquímetro, tem geralmente, uma escala com referência em 1000, que corresponde a mil metros, ou um quilômetro, permitindo que possamos medir o tempo que caminhamos, corremos ou medimos a velocidade de um veículo, por exemplo, para alcançar esta distância.
Pode medir na escala simples até o mínimo de 60 quilômetros por hora, ao passo que com a escala taquimétrica em caracol pode-se medir até o mínimo de 20 quilômetros por hora.
O Pulsômetro é uma escala (NÃO ESTÁ CONTIDA NESTE MOSTRADOR), que poucas vezes se vê nos mostradores dos relógios e são destinadas ao corpo médico em campanha (médicos e enfermeiros), usados nas medidas de pulsação e batimento cardíaco dos pacientes. Descrevi o pulsômetro, para melhor ilustrar esta exposição.
A CAIXA
A caixa de aço inoxidável , bem preservada, é dotada de empurradores tipo azeitona.
Informações interessantes podem ser lidas na tampa da caixa do relógio, porque a Universal não marcava o serial na máquina, mas na caixa.
Na parte interna da tampa, pode-se ler Enversteel e Berthoud.
A matemática na retaguarda da história para comprovar a idade dos seriais.
O serial deste relógio é o 628757 a produção deste relógio localiza-se em julho de 1936. Isto não está escrito em nenhum lugar, mas é facilmente provável.
Se o seria 600.000 iniciou em 1936 e 700.000 em 1938 temos 100.000 relógios durante 1936 e 1937. Portanto, produziram 50 mil relógios em cada um destes anos. Se dividirmos 50 mil por 12 teremos: 4166 relógios por mês. Em seis meses, teriam criado 25 mil relógios. E o serial 628757 está contido no mês de julho, porque em junho fechou com o serial 625000. Tecnicamente 628757 é menos que 629166 (625000+ 4166) 4166 relógios que seriam a produção mensal daquela época. Diríamos, então que o serial do mês de julho teria terminado em 629166.
A EMPRESA
A Universal foi uma fabricante de relógios suíços de luxo, que encanta pela beleza dos seus cronômetros produzidos pela sua própria engenharia, que nunca utilizou máquinas produzidas em outras empresas.

Cronógrafo Universal Genève da engenharia Berthoud
Sua história remonta de 1894 quando Numa-Emile Descombes e Ulysse George Perret, estabeleceram-se como fabricantes de máquinas de excepcional qualidade, tendo sido uma das primeiras fábricas relojoeiras a se especializar em relógios de pulso.
Em 1897, Louis Eduoard Berthoud (descendente de Ferdinand Berthoud) - conhecido designer de complicados movimentos de relógios, criou uma perceria com Georges Perret, criando a “Perret & Berthoud”. Então, em 2 de setembro de 1898, os parceiros criaram uma nova empresa chamada de “Relógios Universais”.
Esta parceria garantiu a supremacia da Universal Genève no desenvolvimento de relógios complicados no século XX.
A gloria de produzir seus próprios relógios de forma artesanal elevou sua fama internacionalmente, reivindicando para si, a produção do primeiro relógio de pulso dotado de cronógrafo em 1917.
No século XX desenvolveram muitos relógios completos e maravilhosos em parceria com suas vizinhas de Genebra: Audemars Piquet, Girard-Perregaux, Patek Philippe e Rolex.
APLICAÇÕES NA GUERRA DA CRONOMETRAGEM DE DOIS EM DOIS DÉCIMOS DE SEGUNDO, REFLETIDOS NA VELOCIDADE DE 18.000 OSCILAÇÕES HORÁRIAS DA MÁQUINA.
Relógios dotados de cronógrafo, foram usados nos hospitais de campanha e na cronometragem da guerra.
Com esta complicação, pode-se indicar nas trincheiras ou nos campos de batalhas, a distância muito precisa, de onde um canhão, por exemplo, está atirando.
Para medir esta distância, o soldado aciona o cronômetro. Ao visualizar o clarão do estampido, quando o som é ouvido, freia-se a cronometragem.
O tempo usado, calculado pelo cronógrafo do relógio, é proporcional à distância entre ele e o canhão.
De posse da distância calculada, o soldado regula o aparelho de pontaria de um morteiro (uma arma de apoio na infantaria e também na artilharia), um obus, um tipo de fogo de artilharia, capaz de disparar projéteis explosivos em trajetórias curtas ou ainda uma bazuca.
A MÁQUINA
A máquina Universal Geneve 385 denominada de Berthoud, que representa a qualidade e o artesanato da Universal Genève, é dotada de uma roda de colunas de oito dentes, um acumulador de 45 minutos.
O calibre 385 é o mesmo usado nos relógios da marca, modelos: Compur e Compax, famosos. Ele é uma variante do calibre 285, anterior. Porém dotado de uma mola espiral plana, ao invés de Breguet. Ambos medem 14 linhas horárias ou 31,7 mm de diâmetro.
A família é complementada com o calibre 387 que de diferente do 385 tem 15 linhas horárias ou 33.2 mm de diâmetro.
Funciona com 18.000 oscilações horárias, ou cinco oscilações por segundo. Portanto a oscilação do balanço troca cinco vezes de posição por segundo. Na primeira oscilada gira no sentido horário, nos próximos dois décimos de segundo, a oscilada será anti-horária. Nesta troca de sentidos (horário/anti-horário) vai-se alavancando a âncora a travar e destravar a roda de escape.
Se olharmos a marcha do ponteiro central, mais comprido (da cronometragem), circulando, parecerá ininterrupto, porém, mudaremos de ideia se filmarmos a trajetória circular e olharmos em câmera lenta. Veremos que no fundo, na troca de sentidos (horário e anti-horário do balanço), há uma breve parada, que o olho humano não registra.
No mostrador isto reflete no contador de dois em dois décimos de segundos, numa escala de trezentos traços. Portanto, todos eles são registráveis, não sendo apenas uma representação gráfica cosmética do relógio. Servindo em aplicações de guerra, nos campos de batalhas.
Além destas 300 subdivisões, tem marcadores numéricos de cinco em cinco segundos, perfazendo a contagem sexagesimal que perfaz a volta de cada minuto.
Medindo: 35.5 mm de diâmetro, fora a coroa, botões e garras x 13.1 mm de espessura.
Funciona perfeitamente, tendo uma garantia desta casa de seis meses. Após este prazo, terá assistência técnica permanente.
O RELOGIODOVOVÔ aceita trabalhos de restauros em relógios raros e históricos, independentemente do grau de dificuldade.
Compra, também, relógios complicados ou com pedigree, para serem restaurados ou para doadores de peças.
Muito obrigado, por ter lido toda esta resenha até aqui. Realmente o relógio é militar, mas a sua paciência é de Jó.

Perguntas e respostas

Qual informação você precisa?

Pergunte ao vendedor

Não fizeram nenhuma pergunta ainda. Faça a primeira!

Usado

Relógio Uwaco Genève Militar Gilt Dial 1936 Relogiodovovô.

R$25.000

12x R$2.374,79

Frete grátis

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Cor Da Correia:Preta

Último disponível!

  • Compra Garantida, receba o produto que está esperando ou devolvemos o dinheiro.

Informações sobre o vendedor

Localização

Canoas, Rio Grande Do Sul

  • 286

    Vendas nos últimos 5 anos

  • Não oferece um bom atendimento

  • Entrega os produtos dentro do prazo

    Ver mais dados deste vendedor

    Garantia

    Compra Garantida com o Mercado Pago

    Receba o produto que está esperando ou devolvemos o seu dinheiro

    Garantia do vendedor

    Garantia do vendedor: 6 meses

    Meios de pagamento

    Cartões de crédito

    Pague em até 12x!

    Cartões de débito

    Boleto bancário

    Publicidad