25% OFF

4x sem juros

Frete grátis

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Último disponível!

Vendido por TAAD6573650

+100

Vendas concluídas

Ofereça um bom atendimento

Descrição

DVD DOCUMENTÁRIOS (8 DVDs)
ÔNIBUS ESPACIAIS + TELESCÓPIO HUBLE
.
OBS: AS FOTOS DO ANÚNCIO, SÃO IMAGENS REAIS DO PRODUTO.
.
O ônibus espacial ou vaivém espacial foi um sofisticado veículo parcialmente reutilizável usado pela NASA como veículo lançador de satélites, nave para suas missões tripuladas de reparos de aparelhos em órbita no espaço e reabastecimento da Estação Espacial Internacional. Ele tornou-se o sucessor da nave Apollo usada durante o Projeto Apollo. O ônibus espacial foi lançado pela primeira vez em 1981 e realizou sua última missão em 2011. Eles foram usados em um total de 135 missões desde 1981 até 2011, todos sendo lançados do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida. Nas suas missões foram lançados inúmeros satélites, sondas interplanetárias, e o Telescópio espacial Hubble; também realizou experimentos científicos em órbita e participou da construção e manutenção da Estação Espacial Internacional. No tempo total, a frota de ônibus realizou 1322 dias, 19 horas, 21 minutos e 23 segundos de missões espaciais.
.
ÔNIBUS ESPACIAIS
COMENTÁRIOS: A jornada da Columbia ao redor da Terra em fevereiro de 1981, abriu um capítulo novo em exploração espacial. A construção de um "Ônibus Espacial" separou nossa dependência em controlar uma missão e colocou ênfase em cima do que os astronautas observam. O Ônibus Espacial representou sobre o ponto de vista tecnológico, a maior evolução do século. Sinopse: Esta coleção de 5 DVD's traz material cinematográfico e fotografias dos anos sessenta que mostram os esforços que abriram caminho para a decolagem dos ônibus espaciais, são horas de raro material cinematográfico e fotografias dos anos sessenta que mostram aos esforços que abriram caminho para a decolagem destes ônibus. Um marco na história da exploração do espaço.
.
==================================================================
DVD 1 – ENTERPRISE
O Enterprise (também chamado de OV-101) foi o primeiro ônibus espacial da história, sua construção começou em 26 de julho de 1972 com o objetivo para voos de testes orbitais, sua propulsão dependia das cápsulas auxiliares, seu primeiro lançamento foi em um voo teste acoplado e um Boeing 747 em 18 de fevereiro de 1977. O Enterprise não tinha motores para fazê-lo decolar do chão, não tinha sistemas de controle de voo, nem sistema de proteção térmica, sua fuselagem era de poliuretano, usava Célula de combustível para gerar energia, não tinha Sistema de controle de reação, nem mecanismos hidráulicos para o trem de pouso que eram abertos através de um mecanismo de explosão e gravidade.
.
Foi projetado para ser o segundo ônibus espacial a ir ao espaço, contudo, uma decisão no ano de 1978 de não modificar o Enterprise em sua configuração para provas de aproximação e aterrissagem (ALT- Approach and Landing Test) deixou, a princípio, o Columbia como o único veículo
orbital operacional. Deste modo o Enterprise se consolidou, basicamente, como um veículo de testes de pouso e de aerodinâmica, realizando várias missões, a partir de um Boeing 747 adaptado. Nestes testes, forneceu dados sobre o comportamento do ônibus espacial em regimes subsônicos e durante o pouso. Posteriormente, em 1986, após o acidente com o Challenger, foi estudada a possibilidade de uma reforma para adaptação ao voo espacial. Contudo optou-se pela construção de um novo veículo, o Endeavour. O Enterprise nunca saiu da atmosfera terrestre, apenas realizou voos de teste até o ano de 1985 quando foi "aposentado". No ano de 2012 foi danificado pelo Furacão Sandy enquanto estava exposto em Nova York.
========================================================================
DVD 2 – COLUMBIA
O Columbia foi o segundo ônibus espacial construído, baseado no Enterprise, e foi o primeiro com uma missão tripulada, sua construção começou em 1975 pela Rockwell International em Pasadena na Califórnia. Durante a construção em março de 1981 houve um incidente que causou a morte de 3 pessoas por asfixia. Sua primeira missão foi a STS-1 em 12 de abril de 1981 comandada pelo astronauta John Young. No total, o Columbia protagonizou 28 lançamentos, passou 300 dias no espaço, deu 4.808 voltas na Terra e pesava 3.600 toneladas,[7] foi o mais pesado de todos os ônibus espaciais.
.
A última missão do Columbia foi a STS-107, lançado em 16 de janeiro de 2003 que resultou em um trágico acidente no dia 1 de fevereiro de 2003. Durante a fase de reentrada na atmosfera terrestre, a apenas dezesseis minutos de tocar o solo, no regresso da missão STS-107, a nave desintegrou-se causando a destruição total da nave e a perda dos sete astronautas que compunham a tripulação. Esta missão de cariz científico teve a duração de dezesseis dias ao longo dos quais foram cumpridas com sucesso, as cerca de oitenta experiências programadas. Momentos após a desintegração do Columbia, milhares de destroços em chamas caíram sobre uma extensa faixa terrestre, essencialmente no estado do Texas, e na Louisiana, alguns dos quais atingiram casas de habitação, empresas e escolas. Afortunadamente entre a população ninguém ficou ferido.
.
Homenagens prestadas a tripulação da STS-107
A recolha dos destroços prolongou-se de forma intensiva até meados de Abril daquele ano, ao longo de 40.000 km² dos quais 2.850 km² percorridos a pé, e os restantes utilizando meios aéreos ou navais junto à linha costeira da Califórnia. Foram recolhidos 83 mil pedaços do Columbia, correspondentes a 37% da massa total da nave, entre os destroços encontravam-se também parte dos restos mortais dos astronautas. Foi constituída uma comissão independente de inquérito ao acidente, a Columbia Accident Investigation Board (CAIB), que produziu um relatório oficial de 400 páginas após quase sete meses de investigação, no qual foram apontadas as causas técnicas e organizacionais que estiveram direta ou indiretamente envolvidas na origem da destruição do Columbia. Foram ainda perspectivadas hipotéticas soluções de resgate da tripulação e elaboradas 29 recomendações a implementar, 15 das quais de cumprimento obrigatório, sem o qual não poderia haver um regresso aos voos.
========================================================================
DVD 3 – CHALLENGER
O Challenger foi o terceiro ônibus espacial a ser lançado, sua construção começou em 1979 e seu primeiro lançamento foi em 4 de abril de 1983, foi construído pela Lockheed primeiro como uma aeronave teste, a STA-099, depois convertido em ônibus espacial, o Challenger tinha menos peças para o sistema de proteção térmica comparado ao Columbia, também utilizava materiais mais leves, também foi o primeiro ônibus espacial a ter head-up display. O acidente do Challenger ocorreu em 28 de janeiro de 1986 em sua décima missão (STS-51-L) 73 segundos após seu lançamento matando todos os 7 tripulantes a bordo. O momento da morte dos astronautas é incerto, mas foi estimado que eles morreram devido ao impacto da cápsula contra a água.
.
ACIDENTE DO CHALLENGER NO DIA 28 DE JANEIRO DE 1986
.
Um defeito numa anilha de borracha que vedava um dos propulsores provocou um incêndio repentino no tanque externo de combustível causando a explosão da Challenger, a anilha se endureceu com a baixa temperatura do dia 28, e não ficou flexível suficiente, matando todos seus ocupantes, inclusive a professora Christa McAuliffe, a primeira civil a participar de um voo espacial.
Este desastre paralisou o programa espacial estadunidense durante meses, durante os quais foi feita uma extensa investigação que concluiu por defeito no equipamento e no processo de controle de qualidade da fabricação das peças da espaçonave, a anilha. A investigação sobre o acidente com o ônibus espacial foi liderada pelo renomado físico Richard Philips Feynman, que descobriu uma falha nos anéis de borracha que serviam para a vedação das partes do tanque de combustíveis, que apresentava anomalias na expansão quando a temperatura chegava aos 0 °C (ou 32 °F). Feynman foi a público explicar as causas do acidente que chocou os Estados Unidos e fez uma demonstração em rede nacional e ao vivo.
========================================================================
DVD 4 – DISCOVERY
O ônibus espacial Discovery é a mais antiga nave espacial americana que não se envolveu em nenhuma tragédia. Foi aposentada pela Nasa em 9 de março de 2011, quando pousou às 16:57 horas GMT no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos, depois de 27 anos de serviços prestados. Aquela foi a 35ª (trigésima quinta) viagem de um ônibus espacial com destino à Estação Espacial Internacional e a 39ª (trigésima nona) missão do Discovery ao espaço. Somando todas as horas de trabalho no espaço, o recordista Discovery passou o equivalente a cerca de um ano inteiro em órbita, sendo que nesta última missão de número STS-133, foram levados seis astronautas e um robot humanoide à Estação Espacial Internacional, designado de Robonauta. A equipe permaneceu no espaço por 13 dias e foram levados também novos instrumentos à Estação Espacial Internacional.
.
A espaçonave Discovery foi lançada para o espaço mais do que qualquer outro ônibus espacial de sua era, sendo a que mais fez membros da tripulação em órbita. Foi a primeira nave espacial que recuperou um satélite em órbita, trazendo-o de volta à Terra. Esta nave, durante sua vida útil, visitou duas estações espaciais, a Estação Espacial Internacional e a Mir, construída pela ex-União Soviética. Ela lançou um telescópio, o Hubble, que revelou com seu olhar o mais profundo espaço, jamais percebido antes com tanta precisão. E por duas vezes ela demonstrou os Estados Unidos como um país com vontade de perseverar na sequência de devastadoras tragédias, levando novamente a América em órbita após os dois piores acidentes da história da exploração espacial (Challenger em 1986 e Columbia em 2003).
.
Embora todos os cinco veículos que compuseram a frota de ônibus espaciais da NASA são incomparáveis em conquistas, a Discovery é a única entre elas com um total de 38 viagens ao espaço. A Discovery passou 352 dias em órbita, ou quase um ano inteiro e, contando todas as suas missões, ela circundou a Terra 5 628 vezes com uma velocidade em torno de 28 000 km/h Já percorreu quase 230 milhões de quilômetros. Esta distância equivale, em quilômetros, a 288 idas à Lua. A Discovery levou ao espaço mais membros de tripulação do que qualquer outro veículo espacial, 246 pessoas no total. Entre essas pessoas, a primeira mulher a pilotar uma nave espacial, a pessoa mais velha a voar no espaço, o primeiro afro-americano a realizar uma caminhada espacial, o primeiro cosmonauta a voar em uma nave espacial americana e o primeiro membro do Congresso Americano a voar no espaço.
========================================================================
DVD 5 – ATLANTIS
O Ônibus Espacial Atlantis começou a ser construído em 1979, sendo o seu primeiro lançamento em 3 de outubro de 1985 na missão STS-51-J, foi completada em metade do tempo do Columbia. Foi o primeiro ônibus espacial americano a acoplar na estação espacial russa Mir em 29 de junho de 1995 na missão STS-71, foi o único ônibus espacial com a possibilidade de ser abastecido de energia solar da Estação Espacial Internacional, também marcou o encerramento do programa de Ônibus Espacial na missão STS-135.
========================================================================
TELESCÓPIO HUBBLE
.
COMENTÁRIOS: Mostra a você o telescópio mais famoso do mundo. O telescópio espacial Hubble está em órbita a quase 650km da Terra, dando uma volta ao planeta a cada 97 segundos. A importância dele está no fato de estar no espaço, fora da atmosfera da Terra. Para que as luzes dos astros cheguem até eles não precisam passar por nossa atmosfera, facilitando imensamente a visualização das estrelas, galáxias e outros objetos no universo. Longe dos sonhos visionários da conquista espacial, o Hubble não levou astronautas à Lua ou a qualquer outro lugar. Mas ele trouxe até nós estrelas, galáxias, espetáculos celestiais que já se extinguiram há bilhões de anos, cujo registro está gravado eternamente na luz que viaja pelo espaço.
.
DVD 6 - HUBBLE 15 ANOS DE DESCOBERTAS
Sinopse: Este filme nos leva a uma viagem. Uma viagem através do espaço e tempo. Vamos conhecer a história do Telescópio Hubble, um instrumento que melhorou muito a nossa visão dos céus, detalhando a nossa percepção do Universo e levando-nos mais longe em direção as fronteiras mais longínquas do Espaço e do Tempo. As imagens do universo que o telescópio Hubble fotografou são de perder o fôlego. Desista de procurar palavras para exprimir a emoção.
========================================================================
DVD 7 - HUBBLE - O CAPÍTULO FINAL
Sinopse: O Hubble vive os capítulos finais de uma história gloriosa. Em 2013 chegará ao fim a aventura do telescópio espacial que, lançado em 1990, mediu a idade do Universo, mostrou detalhes espetaculares e sem precedentes do espaço sideral, desencadeou diversas novas teorias e gerou mais de 7 mil artigos científicos. O balanço desses quase 23 anos é extremamente positivo. O retorno foi muito maior do que se podia imaginar na época do lançamento, porque o equipamento levou a descobertas totalmente inesperadas, trouxe muitas respostas e gerou novos problemas científicos.
========================================================================
DVD 8 - HUBBLE
.
1 - IMAX 3D
Sinopse: Embarque numa jornada fantástica, filmada com câmera IMAX 3D, pelo espaço e visualize todo o esplendor das galáxias que o Hubble capturou. Narrado por Leonardo DiCaprio, o documentário Hubble 3D foi gravado com os verdadeiros astronautas e profissionais da NASA envolvidos na missão mais importante desde que o homem pisou na Lua. O filme de 44 minutos oferece uma visão inspiradora e única do legado do Hubble e vem para mudar o modo como vemos o Universo e nós mesmos.
.
2 - A ÚLTIMA FRONTEIRA
Sinopse: O Hubble foi lançado em Abril de 1990 a bordo do Vaivém Discovery. Foi libertado em órbita a cerca de 500 quilómetros acima da superfície terrestre e marcou o início de um dos maiores sonhos da humanidade: colocar um telescópio no espaço, bem acima dos efeitos atmosféricos, para ter a visão mais clara do cosmos que alguma vez esperámos ter. Mas nos meses seguintes, ficou claro que o sonho se tornou num pesadelo, pois o espelho do Hubble tinha uma falha. Três anos de angústia e uma enorme determinação humana serviram para organizar uma missão de resgate para reparar a falha. Os resultados foram fascinantes e produziram a melhor vista do universo que alguma vez tivemos. Esta é a história dos homens e mulheres que imaginaram, construíram, repararam e operaram o Hubble, o instrumento científico mais celebrado da história da humanidade.
.
========================================================================.
========================================================================
RODA EM QUALQUER APARELHO DE DVD, NOTBOOK, COMPUTADOR, ETC
================================================================================================================================================

Garantia do vendedor: 30 dias

Perguntas e respostas

Qual informação você precisa?

Não fizeram nenhuma pergunta ainda. Faça a primeira!