Características

  • Marca SEMENTES PIAUÍ
  • Tipo de sementes PARA PLANTIO
  • Unidades por pacote 1
  • Peso da unidade 4 kg
  • Formato de venda VAREJO
  • Unidades por kit 1000

Descrição

Carnaúba, palmeira brasileira, versátil e geradora de renda
Carnaúba (Copernicia prunifera) é uma planta nativa do Brasil, muito popular no nordeste, principalmente no estado do Ceará. Ela é conhecida como Árvore da Providência ou Árvore da Vida; além de ser utilizada na medicina popular para alívio de enfermidades.

Cultivo da Carnaúba
É uma palmeira de médio porte, de ciclo perene, que pode atingir até 20 metros de altura. Ela é pouco exigente em relação ao solo e temperatura; além de se adaptar a locais mais secos, argilosos ou alagados. Seu caule é ereto e sua inflorescência é em forma de cacho. Seus pequenos frutos são utilizados para fabricação de ração animal.
Utilidades da Carnaúba
Nas regiões de clima quente, a planta pode ser utilizada na arborização urbana e no paisagismo de praças e jardins. Sua madeira é resistente e usada em variadas construções rurais. As folhas servem como alimento para gado, adubo; além de usadas na confecção de artesanato, como esteiras, bolsas, cestos e chapéus.

A castanha dos frutos é comestível; além de servir para a alimentação animal. A cera extraída de suas folhas é uma das principais fontes de renda dessa planta e amplamente utilizada pelas indústrias farmacêuticas e cosmetológicas.

A cera da Carnaúba é extraída de duas formas que são a artesanal, que se classifica em três tipos: amarela ou cera olho, arenosa e gorda; e a industrial que também possui três tipos: Um, Três e Quatro. Ela é utilizada em diversas finalidades para materiais de informática, na fabricação de polidores, produção de tintas, papel carbono e filmes plásticos.

A palha após processamento, é utilizada na produção de móveis; além das confecção artesanal de chapéus,vassouras, bolsas e uma infinidade de criações dos artistas nacionais.

Carnaúba e a Medicina Popular
As raízes e as sementes da palmeira possuem uso medicinal, sendo usada pelos indígenas desde os tempos mais remotos. As raízes são diuréticas e as sementes, em forma de chá são energéticas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
A carnaúba, cujo nome científico é Copernicia prunifera, deriva do Tupi e significa árvore que arranha. É encontrada no nordeste brasileiro, principalmente nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Essa planta típica produz cera em suas folhas, um tipo de lipídeo capaz de evitar a perda da umidade através de transpiração em razão de o clima do local onde se encontram ser muito quente.

Ela é conhecida também como “Árvore da vida”, carandaúba, carnaba, carnaubeira, caranaíba, carnaúva, dentre outros. Sua planta atinge cerca de 15 metros de altura, os frutos se formam em cachos.

Solos argilosos e margens de rios, salinidade alta são algumas das características suportáveis pela carnaúba. Mesmo sofrendo estresse hídrico, essas plantas conseguem resistir às adversidades da caatinga.

Sua cera não é perecível e sua retirada ocorre para a fabricação de cosméticos, plásticos, papel carbono, tintas, chips, códigos de barra, assim como era muito utilizada na produção de discos de vinil e baterias. Produtos como lubrificantes, impermeabilizantes e vernizes também são feitos a partir de cera de carnaúba. Além disso, a cera também pode ser utilizada para a manufatura de um álcool denominado alifático, que é útil em plantios e horticultura.
carnaúba também produz um fruto comestível, do qual pode ser extraído óleo, palmito do caule e as raízes são usadas como medicinais. A madeira pode ser utilizada para construções e as fibras são utilizadas para fabricação de redes, chapéus, cestos e diversos outros artesanatos que são comercializados na região e no exterior em virtude da beleza e singularidade. A cera também é um produto normalmente exportado.

A carnaúba é utilizada de forma que não prejudica o meio ambiente. Suas palhas são retiradas de forma que não prejudica a planta e são secadas ao sol, sem consumo de energia produzida de maneira poluente. Na retirada da cera, o que resta se torna adubo. Além de importante para a natureza, essa planta é também imprescindível para a economia local.

Perguntas e respostas

Qual informação você precisa?

Custo e prazo de envio Formas de pagamento Garantia Devoluções

Está com dúvidas?

Estes atalhos ajudarão você a encontrar o que busca.

Há estoque disponível

Ou pergunte ao vendedor

Há estoque disponível

Você pode comprar agora mesmo!

Ninguém fez perguntas ainda. Seja o primeiro!

Novo

1000 Sementes De Carnaúba Para Plantio R$ 400,00

R$ 400

Estoque disponível

Devolução grátis

Você tem 30 dias a partir do recebimento

Saiba mais

Compra Garantida, receba o produto que está esperando ou devolvemos o dinheiro.

Você ganha 133 Mercado Pontos.

Informação sobre o vendedor

Localização

Valença do Piauí, Piauí

  1. Vermelho
  2. Laranja
  3. Amarelo
  4. Verde claro
  5. Verde
12 vendas nos últimos 4 meses.
Não oferece um bom atendimento
Entrega os produtos dentro do prazo
Ver mais dados deste vendedor

Compra Garantida com o Mercado Pago

Receba o produto que está esperando ou devolvemos o seu dinheiro

Garantia do vendedor

Garantia do vendedor: 3 meses

Saiba mais sobre garantia

Frete grátis com o Mercado Envios

É o serviço do Mercado Livre que permite que você receba os seus produtos de forma rápida e segura.

Saiba mais sobre as formas de envio
Publicidade

Anúncio #1377001313

Denunciar