Microfone Condensador Usb Arcano Palli-gray-u C/ Suporte Sj
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CaracterĂsticas do produto
Tipos de microfone: Condensador
Tipos de conexÔes: Com fio
PadrÔes polares: Unidirecional
Com alto-falante embutido: NĂŁo
CaracterĂsticas gerais
Marca | Arcano |
---|---|
Modelo | Palli-Gray-U |
Outros
Comprimento do cabo | 1,7 m |
---|---|
Usos recomendados do microfone | Para computador |
Com alto-falantes embutidos | NĂŁo |
FrequĂȘncia
FrequĂȘncia mĂnima - FrequĂȘncia mĂĄxima | 20 Hz - 17 kHz |
---|
EspecificaçÔes
Formatos de microfone | EstĂșdio |
---|---|
Tipos de microfone | Condensador |
PadrÔes polares | Unidirecional |
Quantidade de microfones | 1 |
Conectividade
Tipos de conexÔes | Com fio |
---|---|
Com Bluetooth | NĂŁo |
Conectores de saĂda | USB |
Descrição
PALLI-GRAY-U
ATENĂĂO: Microfone condensador USB (NĂŁo Ă© possĂvel adapta-lo ou usa-lo como XLR-XLR).
ArcanoŸ PALLI-GRAY-U, captação unidirecional do tipo hipercardioide, cåpsula de eletreto de 14mm, timbre suave com boa presença de grave e de brilho.
INSTALAĂĂO
âąÂ Condensador USB para uso em computador.
âą CompatĂvel com Windows e Mac (todas as versĂ”es).
âąÂ Dispositivo Plug and Play, nĂŁo precisa instalar driver para utilizar em seu computador, basta plugĂĄ-lo na entrada USB do computador e configurĂĄ-lo no programa que deseja utilizar.
âąÂ CompatĂvel com ASIO4ALL.
âąÂ Placa de ĂĄudio/interface â NĂŁo precisa de placa de ĂĄudio ou interface. Este microfone nĂŁo pode ser conectado na interface de ĂĄudio ou no cabo XLR, sua conexĂŁo Ă© feita diretamente no USB do computador.
âąÂ PHANTOM POWER â A alimentação deste condensador Ă© obtida atravĂ©s dos 5V do USB, por isso nĂŁo utiliza Phantom Power externo para funcionar.
CONSIDERAĂĂES PARA MELHOR PROVEITO
NOTEBOOK â Evite utilizar o notebook na tomada durante o uso do microfone USB, a energia que passa pelo circuito de recarga pode gerar interferĂȘncia no ĂĄudio.
OTG â Microfone compatĂvel com cabo OTG, porĂ©m INCOMPATĂVEL com APLICATIVOS DE FĂBRICA. NecessĂĄrio usar aplicativos da Play Store. Sobre as LIMITAĂĂES no uso no smartphone/tablet, verifique todos os tĂłpicos OTG no final da pĂĄgina.
USO NO CELULAR â Recomendamos buscar conhecimentos prĂ©vios do aplicativo a ser utilizado no site do desenvolvedor ou tutoriais na internet, pois muitos nĂŁo sĂŁo intuitivos e podem gerar frustração ao tentar configurar instantĂąneamente.
APLICAĂĂES
Excelente para podcast, gravaçÔes de voz, gravação de instrumentos acĂșsticos em geral, locução de rĂĄdio, streaming de games, etc.
Pode ser utilizado em reuniĂ”es por vĂdeo (Skype, Microsoft teams, Zoom Cloud meeting, Google meet, etc).
Pode ser utilizado em lives/transmissÔes ao vivo.
CompatĂvel com qualquer programa de transmissĂŁo/codificador, exemplo: Open Broadcaster Software OBS, Stage Ten, XSplit Broadcaster, Wirecast, XSplit Gamecaster, etc.
CompatĂvel com qualquer DAW e programas de gravação/transmissĂŁo em geral.
CompatĂvel com qualquer plataforma de reuniĂŁo como Skype, Google meet, Discord, etc.
CompatĂvel com OPENCAMERA, necessĂĄrio configurar o aplicativo para usar o microfone externo.
CompatĂvel com StreamLabs OBS para Android, necessĂĄrio configurar o aplicativo para usar o microfone externo.
CompatĂvel com BANDLAB, N-TRACK, AUDIO EVOLUTION, etc. A latĂȘncia varia de acordo com o processamento do celular, mais detalhes abaixo.
QUALIDADE DE GRAVAĂĂO
Resolução: 16 Bits
Taxa de amostragem: 48KHz
Modo de gravação: Mono
CONTROLES e SAĂDAS
NĂŁo possui saĂda de fones/retorno;
NĂŁo possui ajuste de ganho;
Não possui mute para cortar o åudio da transmissão/gravação.
PADRĂO DE CAPTAĂĂO
Unidirecional Hipercardioide â Captação bem estreita na parte frontal do microfone, porĂ©m com uma pequena captura na parte traseira.
DISTĂNCIA RECOMENDADA: 5cm a 15cm, mais detalhes abaixo.
ESPECIFICAĂĂO
âą CĂĄpsula condensadora de eletreto 14mm
âąÂ PadrĂŁo polar: Unidirecional hipercardioide
âąÂ Resposta de frequĂȘncia: 20Hzâ17kHz
âąÂ Sensibilidade: -34dB ±2dB (0dB = 1V/Pa em 1KHz)
âąÂ ImpedĂąncia de saĂda: 100 Ohms ±30% (em 1KHz)
âąÂ Carga de impedĂąncia: =>1000 Ohms
âą SPL: 132dB (em 1KHz =<1% T.H.D)
âąÂ Relação S/N: 78dB
âą Comprimento do cabo: 1,7m
âąÂ Carcaça em plĂĄstico reforçado, grade em metal.
FIXAĂĂO/SUPORTE
Possui um cachimbo próprio para fixação em pedestais, braços articulados, tripés, etc.
Pedestais â Pode ser fixado em pedestais atravĂ©s de seu cachimbo.
Braço articulado â Pode ser fixado em braços articulados, mas pode ser necessĂĄrio o uso de um redutor de rosca que nĂŁo acompanha o produto PALLI-GRAY-U.
Não acompanha nenhuma base, tripé, pedestal para fixação.
COMPATIBILIDADE COM ALGUNS DE NOSSOS SUPORTES E FILTROS
ARC-PR3 â COMPATĂVEL com o mini pop filter PR3.
ARC-SK1 â COMPATĂVEL com ARC-SK1 (Redução de reverb e ruĂdo de fundo).
PMV-100 â COMPATĂVEL com o pedestal PMV-100.
AR-4S/AR-5S â COMPATĂVEL com o braço articulado da linha 4S e 5S. Pode ser fixado atravĂ©s do suporte do prĂłprio microfone, porĂ©m serĂĄ necessĂĄrio utilizar o redutor de rosca. NĂŁo Ă© possĂvel encaixar totalmente o microfone no SHOCKMOUNT, mas fica firme com metade do microfone encaixado.
AR-13S â COMPATĂVEL com o suporte de mesa AR-13S.
AR-14S â COMPATĂVEL com o tripĂ© de mesa AR-14S.
AR-17S â COMPATĂVEL com o tripĂ© de mesa AR-17S. Pode ser necessĂĄrio utilizar um redutor de rosca que nĂŁo acompanha os produtos.
AR-18S â COMPATĂVEL com o suporte duplo AR-18S. NĂŁo acompanha o pedestal.
AR-3S â NĂO COMPATĂVEL com tripĂ© AR-3S, dimensĂ”es da carcaça e posicionamento da captação incompatĂveis.
AR-15S â NĂO COMPATĂVEL com AR-15S, fixação incompatĂvel.
DISTĂNCIA DE CAPTAĂĂO DA VOZ
Em geral, sem adicionar ganho atravĂ©s de algum programa Ă© possĂvel obter uma boa captação entre 5 e 10cm de distĂąncia. Entretanto, varia de acordo com o nĂvel de voz ou pressĂŁo sonora, e do nĂvel de sinal que se pretende obter, por este motivo nĂŁo Ă© possĂvel estipular uma distĂąncia especĂfica.
Programas de gravação como o Audacity, programas de transmissĂŁo como OBS e programa tipo DAW em geral permitem adicionar ganho ao sinal apĂłs a gravação/transmissĂŁo, melhorando o nĂvel de sinal obtido. HĂĄ outros recursos como voicemeter que permite aumentar a sensibilidade da captação durante o uso do microfone tambĂ©m.
Aumentar o ganho no ĂĄudio gravado ou no programa de transmissĂŁo permitirĂĄ utilizar o PALLI-GRAY-U Ă uma distĂąncia maior.
Quanto maior a distùncia e a quantidade de ganho, maior serå a presença de sons de fundo e reverberação (se houver).
O timbre também é afetado pela distùncia entre o microfone e a voz, no geral entre 5 e 15cm é obtido uma boa presença de grave. De 15 a 20cm jå se observa uma presença menor de grave e de brilho, soando um pouco mais médio.
RUĂDO DO AMBIENTE
A captação de ruĂdo irĂĄ depender da distĂąncia e da quantidade de ganho utilizada no programa. Quanto maior a distĂąncia entre o microfone e a fonte sonora (voz ou instrumento) maior serĂĄ a necessidade de se aumentar o ganho/sensibilidade e maior serĂĄ a captação do ruĂdo de fundo.
Caso o ambiente em que serĂĄ utilizado o PALLI-GRAY-U possua alguma presença de ruĂdos diversos como ar condicionado, barulho da rua, pessoas conversando, vento, etc. e nĂŁo for possĂvel fazer um isolamento, a melhor manobra Ă© utilizar o microfone o mais prĂłximo possĂvel da voz ou do instrumento. Isso irĂĄ aumentar a presença da voz/instrumento na captação, nĂŁo sendo necessĂĄrio utilizar tanto ganho/sensibilidade do microfone.
Outros recursos para contornar esta poluição de fundo sĂŁo filtros atenuadores de ruĂdos que aplicativos como OBS, Audacity, entre outros possuem para diminuir o ruĂdo do ambiente.
Pode ser utilizado com o protetor acĂșstico ARC-SK1 para reduzir a captação de ruĂdos de fundo.
REVERBERAĂĂO DO AMBIENTE
A presença de eco/reverberação em uma sala relativamente vazia poderå ser captada pelo PALLI-GRAY-U. Dependerå também da distùncia entre o microfone e a voz/instrumento a quantidade de ganho utilizada e o padrão polar escolhido.
No geral, quando nĂŁo Ă© possĂvel realizar um tratamento acĂșstico onde o microfone serĂĄ utilizado, algumas estratĂ©gias podem ser adotadas como aproximar mais o microfone da voz/instrumento e reduzir a quantidade de ganho no microfone.
Pode ser utilizado com o protetor acĂșstico ARC-SK1 para reduzir a captação de reverberação.
SOBRE O NĂMERO DE PESSOAS QUE ELE PODE CAPTAR
No geral, os melhores resultados obtidos sem adicionar ganho por meio dos programas é captando até 2 vozes.
O PALLI-GRAY-U Ă© unidirecional e nĂŁo possui um ajuste de ganho prĂłprio, o que limita um pouco a captação de um grande nĂșmero de vozes. Para aumentar a cobertura de captação Ă© necessĂĄrio aumentar a distĂąncia e consequentemente aumentar o nĂvel de ganho no programa utilizado para gravação/transmissĂŁo, o que implica em maior necessidade de tratamento acĂșstico e isolamento para obter um bom resultado.
Por tais motivos nĂŁo Ă© possĂvel especificar um nĂșmero mĂĄximo de pessoas, o que serĂĄ determinante Ă© a distĂąncia, o posicionamento, o tratamento acĂșstico da sala e o volume de voz de cada pessoa.
CAPTAĂĂO DE VOZ
Pode ser utilizado para gravaçÔes de vinhetas, locuçÔes. Gravação de canto, performance em lives, etc.
CAPTAĂĂO DE VOZ E VIOLĂO
Pode ser utilizado para captação de voz e violão simultaneamente, entretanto vale lembrar que o resultado serå diferente de se ter um microfone para cada som. Deverå ser estudado um bom posicionamento do microfone para uma captação uniforme da voz e do instrumento, por tanto, experimentar alturas diferentes em distùncias diferentes pode ser necessårio para encontrar um bom posicionamento.
A reverberação da sala e o ruĂdo de ambiente tambĂ©m deve ser levado em consideração, pois como mencionado nos tĂłpicos anteriores, quanto maior a distĂąncia, maior serĂĄ a captação de ambiĂȘncia.
USO EM REUNIĂES POR VĂDEO
Para utilizar a mesa como fonte de åudio em plataformas de reunião como Skype, Microsoft teams, Zoom Cloud meeting, Google meet, etc. Basta selecionar o PALLI-GRAY-U como opção de microfone.
CAPTAĂĂO DE INSTRUMENTOS ACĂSTICOS
Este modelo de condensador possui uma ampla resposta de frequĂȘncia e responde muito bem para qualquer instrumento acĂșstico sejam eles de cordas, percussivos, sopro ou aerĂłfono (acordeon, gaita, etc).
ViolĂŁo (nylon, aço, 12 cordas, etc), baixolĂŁo, bandolim, cavaco, banjo, violoncelo, baixo acĂșstico, violino, viola, rabeca, etc. toda a famĂlia de cordas.
Saxofone (sopranino, soprano, alto, tenor, barĂtono, baixo, contrabaixo), tuba, trompete, toda a famĂlia de sopro.
Toda a famĂlia de instrumento percussivos.
SerĂĄ necessĂĄrio encontrar uma distĂąncia e um ganho ideal de acordo com o nĂvel de projeção sonora do instrumento. Se o instrumento tem uma projeção sonora com um volume alto, nĂŁo hĂĄ necessidade de usar o microfone tĂŁo prĂłximo e com o ganho alto no programa.
CAPTAĂĂO DE TECLADOS MUSICAIS
Teclados musicais apesar de possuĂrem alto falante, geralmente convĂ©m liga-los diretamente em uma interface de ĂĄudio, principalmente devido ao barulho das teclas que pode ser captado pelo microfone. Naturalmente isso tambĂ©m dependerĂĄ do nĂvel de volume em que o teclado estĂĄ operando, do efeito utilizado e da distĂąncia do microfone em relação ao instrumento.
Toda via, apesar de poder utilizar para captar o ĂĄudio dos alto falantes de teclados musicais, o melhor resultado Ă© ainda com o instrumento plugado diretamente em uma interface de ĂĄudio.
CAPTAĂĂO DE BATERIA ACĂSTICA
A captação da performance em uma bateria acĂșstica com apenas um microfone Ă© geralmente nĂŁo muito satisfatĂłrio, pois a captação Ă© ambiente e nĂŁo das peças individuais, a massa sonora de uma peça pode cobrir o som de outra, resultando em um ĂĄudio com pouca definição.
CAPTAĂĂO DE AMPLIFICADORES
NĂŁo indicado, captação muito sensĂvel a alta pressĂŁo sonora.
INSTALAĂĂO DO MICROFONE TIPO PLUG AND PLAY
O PALLI-GRAY-U não possui um driver do fabricante, o próprio sistema operacional é responsåvel por atribuir um driver controlador de som genérico. No caso do Windows o driver nativo é o WASAPI.
Para instalação basta plugar o microfone em uma entrada USB e aguardar o sistema operacional reconhecer o dispositivo.
CONFIGURAĂĂO NO PROGRAMA DESEJADO
Ă necessĂĄrio selecionar o microfone PALLI-GRAY-U no programa que deseja utilizĂĄ-lo. Todo programa de gravação ou de transmissĂŁo possui uma configuração de microfone e de alto falantes. Verifique tutoriais no site do desenvolvedor do programa ou tutoriais disponĂveis voluntariamente na internet de como configurar microfone/entrada e alto falantes/saĂdas no programa desejado.
No geral, basta selecionar o PALLI-GRAY-U como opção de entrada/microfone e tambĂ©m como saĂda/alto falante.
OTG â LIMITAĂĂES DE USO
Este microfone Ă© compatĂvel com OTG, mas nem todos os aparelhos mĂłveis compatĂveis com OTG conseguem suprir a necessidade energĂ©tica de 500mA, por este motivo o microfone pode nĂŁo funcionar em alguns aparelhos compatĂveis com OTG, mesmo com a depuração de USB ativada. NĂŁo temos como informar quais smartphones/tablets possuem esta limitação de hardware. Nestes casos pode ser necessĂĄrio o uso de OTG Y com alimentação externa.
Consumo do microfone 5V 500mA.
OTG â NEM TODOS OS SMARTPHONES SĂO COMPATĂVEIS COM OTG
Certifique-se de que o seu dispositivo Ă© compatĂvel com OTG, aplicativos como o USB OTG CHECKER realizam uma anĂĄlise rĂĄpida de compatibilidade.
OTG â ATIVAR DEPURAĂĂO DE USB
Ative a depuração de USB de seu dispositivo, ela é necessåria para o microfone USB ser alimentado e enviar o åudio. Cada versão do Android possui um caminho para ativar a depuração de USB, procure por tutoriais de acordo com sua versão de Android.
OTG â INCOMPATĂVEL COM APLICATIVOS DE FĂBRICA
Aplicativos instalados de fĂĄbrica nĂŁo reconhecem microfones externos USB. O microfone externo nĂŁo funcionarĂĄ no app de cĂąmera e de gravador de ĂĄudio instalados de fĂĄbrica.
OTG â APLICATIVOS BAIXADOS DA PLAY STORE
Teste feito com XIAOMI REDMI NOTE 7 com depuração USB ativada:
CompatĂvel com qualquer DAW que permitir selecionar microfones USB, exemplo: N-TRACK, AUDIO EVOLUTION, BANDLAB. InformaçÔes sobre latĂȘncia logo abaixo.
CompatĂvel com Streamlabs OBS para celular, transmissĂ”es ao vivo.
CompatĂvel com OPENCAMERA, trilha de ĂĄudio via mic externo.
OTG â COMO ESCOLHER APLICATIVOS
Certifique-se de que o aplicativo de seu interesse permite selecionar um microfone externo e que este aplicativo reconhece microfones USB.
OTG â DAW para celular LATĂNCIA
Pode haver grande variação de latĂȘncia (de acordo com a capacidade de processamento do celular), pois o ĂĄudio entra via microfone USB e Ă© processado na saĂda de fone/alto falante do Android.
NĂŁo Ă© possĂvel obter monitoramento em tempo real, mesmo com correção de latĂȘncia, ou seja, pode haver um pequeno delay caso tente utilizar o monitoramento de entrada.
A gravação de faixas subsequentes com o microfone USB pode resultar em faixas fora de sincronia devido a pequena latĂȘncia, sendo necessĂĄrio sincronizĂĄ-las (alinhar as faixas) apĂłs a gravação das pistas.
A correção de latĂȘncia dos aplicativos DAW para celular ajudam a diminuir o atraso entre as faixas durante a gravação, porĂ©m nunca irĂŁo corrigir 100%.
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