
Descrição
Uma artista versátil cuja produção criativa abrange cenografia, figurino, trabalhos em papel e colagem, a Jagoda Buic é mais conhecida pelas instalações têxteis de grande escala que ela começou a criar em meados da década de 1960.
Nascido em 1930 em Split, na Croácia, Buic passou muito tempo na Itália, Áustria, França e Estados Unidos, além da Croácia. Ela estudou na Academia de Artes Aplicadas e Design em Zagreb, bem como história da arte na Universidade de Zagreb, e mais tarde passou a completar programas da Universidade de Artes Aplicadas em Viena, o Cinecittà em Roma, e do Centro delle Arti e del Costume, Palazzo Grassi em Veneza.
Sua abordagem ao teatro é caracterizada por uma ênfase na espacialidade e uma inclinação para o mito e o mundo clássico. Já em meados da década de 1950, logo após concluir seus estudos, ela começou a receber amplo reconhecimento por seu figurino e figurino. Buic experimentou um avanço no mundo da arte quando, em 1965, começou a experimentar o potencial escultural dos têxteis. Como ela explicou , ela estava insatisfeita com a tendência da tapeçaria francesa de copiar pinturas a óleo. Impulsionada pelo desejo de restaurar a veracidade do material, ela contou com a ajuda de uma jovem bósnia que a ajudou a criar sua primeira tapeçaria.
Essa exploração pessoal da mídia artística coincidiu com um ressurgimento maior da tapeçaria e da arte em fibras que varria vários países do bloco oriental, notadamente a Polônia, a Tchecoslováquia, a Romênia, a Bulgária e a Iugoslávia. Em vez de aderir às tradições históricas em tapeçaria, por exemplo, criando tapeçarias pictóricas, Buic e outros artistas da fibra da década de 1960 trabalharam livremente com fibras, enfatizando sua materialidade e recriando formatos tradicionais. As instalações de Buic rotineiramente dão forma e presença inesperadas aos têxteis.
O segundo trabalho têxtil de Buic , Pali Andeo (1965), foi comprado pelo Museu Stedelijk, em Amsterdã. No mesmo ano, ela ganhou o primeiro prêmio em uma exposição de tapeçaria iugoslava, e continuou exibindo suas instalações têxteis nas notáveis ¿¿bienais de Veneza, São Paulo e Lausanne. Seu trabalho também foi apresentado no MOMA em Nova York para a exposição de 1969 intitulada Wall Hangings , uma mostra que sinalizou a aceitação da arte da fibra como uma forma de arte mainstream nos EUA.
Além de seu trabalho como artistas de fibra e têxteis, a Buic projetou cenografia e figurinos para mais de 120 produções teatrais e cinematográficas. Ela foi a primeira mulher a receber o Grand Prix na Bienal de São Paulo em 1975 e, no mesmo ano, fez uma exposição individual no Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris. Em 2010, o Museu de Artes e Ofícios organizou uma exposição retrospectiva de seu trabalho em Zagreb. A exposição viajou recentemente para Trieste, na Itália, e está atualmente em exibição no Civico Museo Revoltella até 6 de janeiro de 2014.
Jagoda Buic , Litogravura , 76 X 107 Cm! Cq23
em 12x R$1.018,33 sem juros
Vendido por
34 vendas
Informações sobre o vendedor
Localização
Londrina, Paraná
- 34
Vendas nos últimos 365 dias
Presta um bom atendimento
Entrega os produtos dentro do prazo
Anúncio #1264587053
Denunciar