Concurso Araçatuba Professor Ensino Básico Ii Peb Ii Artes
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Características principais
Título do livro | Apostila Araçatuba Professor Ensino Básico II Peb II Artes 2019 |
---|---|
Autor | Editora Decisão |
Idioma | Português |
Editora do livro | Decisão Editora |
Descrição
"Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio."
1 Coríntios 9:24
Acompanha CD-ROM interativo de todas as matérias.
380 páginas.
Apostila Impressa.
Contem testes com gabaritos de todas as matérias.
Apostila atualizada rigorosamente de acordo com o edital.
Apostila 2019
Pronta Entrega
ARAÇATUBA-SP
¿ PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO II - PEB II - ARTES
CONHECIMENTOS GERAIS
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários)
2. Sinônimos e antônimos
3. Sentido próprio e figurado das palavras
4. Pontuação
5. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que
imprimem às relações que estabelecem
6. Concordância verbal e nominal
7. Regência verbal e nominal
8. Colocação pronominal
9. Crase
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO
1. Relação entre educação, escola e sociedade
2. Concepções de Educação e de Escola
3. A função social da escola
4. A educação inclusiva e o compromisso ético e social do educador
5. Gestão democrática: a participação como princípio
6. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento pleno do educando
7. A integração entre educar e cuidar na Educação básica
8. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, o planejamento e a implementação das ações educativas da escola
Construção participativa do projeto político-pedagógico e da autonomia da escola
9. Currículo e cultura: visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Currículo: a valorização das diferenças individuais, de
gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade. Currículo, conhecimento e processo de aprendizagem: as tendências
pedagógicas na escola. Currículo na Educação Básica: a função da competência leitora e o desenvolvimento dos saberes escolares
das diversas áreas de conhecimento. Currículo em ação: planejamento, seleção, contextualização e organização dos diversos tipos de
conteúdos; o trabalho por projetos
10. A avaliação mediadora e a construção do conhecimento: acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem
11. A mediação do professor, dialogal e problematizadora, no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno; a inerente
formação continuada do educador
12. A educação escolar e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
BIBLIOGRAFIA
1. AGUIAR, Márcia Ângela da Silva [et. al.]. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006
2. ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola. Conferência Nacional da Educação Básica
3. CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família. p. 28-32
4. CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO,
MEC, 2009
5. COLL, César. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1999. (Capítulos 4 e 5)
6. CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez Editora, 2002. (Capítulos 3 e 7)
7. DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local. Estud. av. [online].2007, vol.21, nº 60, pp. 75-90
8. FONTANA, Roseli Ap. Cação. Mediação Pedagógica em sala de aula. Campinas: Editora Autores Associados, 1996 (Primeiro
tópico da Parte I - A gênese social da conceitualização)
9. GALVÃO, Izabel. Expressividade e emoções segundo a perspectiva de Wallon: In: Arantes, Valéri A. Afetividade na Escola:
alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003
10. GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Transversalidade e Interdisciplinaridade
11. HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. In: SE/SP/FDE. Revista Ideias,
nº 22, pág. 51 a 59
12. LIBÂNEO, J. C. Democratização da Escola Pública - a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985
13. LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003,
capítulo III, da 4ª Parte
14. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013, capítulos 2, 7 e 9
15. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas às diferenças, capítulo 5. In: MANTOAN, Maria Teresa Eglér (Org.) Pensando
e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: Moderna, 2001
16. MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. In: Revista Diálogo Educacional, Curitiba,
v.4, n 12 p 13-21, maio/ago 2004
17. MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora
18. PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Paulo Francisco Slomp. UFRGS- PEAD 2009/1
19. PIMENTA, Selma, G.A. A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1º Grau. Ideias nº 8. 1.990, p 17-24
20. QUEIROZ, Cecília T. A. P. de; MOITA, Filomena M. G. da S.C. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina Grande;
Natal: UEPB/UFRN, 2007. (MEC/SEB/SEED)
21. RESENDE, L. M. G. de. A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Escola:
espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998
22. RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001
23. ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília:
Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010
24. VEIGA, I. P. A. (Org) Projeto Político-pedagógico da escola - uma construção possível. 2ª ed. Campina: Papirus, 1996
25. VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista. Revista do Cogeime, nº 14, julho/99,
pág. 15-38
26. WEIZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000 (capítulos 4 e 8)
27. ZABALA, Antoni. A Prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998
LEGISLAÇÃO E DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS
1. Constituição Federal. Título VIII - da ordem social: Capítulo III - da educação, da cultura e do desporto: Seção I - da educação
2. BRASIL. Lei Federal nº 8.069/1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências
3. BRASIL. Lei Federal nº 9.394 de 20/12/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional
4. BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010
5. BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília:
CNE, 2010
6. Lei Complementar nº 204, de 22 de dezembro de 2009 - Dispõe sobre os profissionais da educação básica e sobre a reorganização
do estatuto, plano de carreira, vencimentos e salários do magistério público do município de Araçatuba e dá outras providências
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. O ensino da arte no Brasil; abordagem triangular no ensino das artes; arte como sistema simbólico não verbal; as linguagens da
arte; leitura e interpretação de textos não verbais
2. Artes Cênicas: história das artes cênicas; teoria e prática; teatro e jogo
3. Artes visuais: história geral das artes; arte como produção, conhecimento e expressão; a obra de arte, os elementos de visualidade
e suas relações; comunicação na contemporaneidade
4. Música: história da música ocidental; elementos da linguagem musical; ensino da música
5. Dança: história da dança; papel da dança na educação; estrutura e funcionamento do corpo para a dança; teoria de Laban; as
danças como manifestações culturais
BIBLIOGRAFIA, LEGISLAÇÃO E DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS
1. BARBBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino de arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002
2. BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002
3. BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2012
4. BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira (org.). Abordagem Triangular no ensino das artes e cultura visual. São Paulo:
Cortez, 2010
5. BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental:
Arte. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.7
6. BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte - Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF,
1997. v. 6
7. COLI, Jorge. O que é arte. 15a ed. São Paulo: Brasiliense, 2006
8. COSTA, Cristina. Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico. 2a ed. São Paulo: Moderna, 2004
9. FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre a música e educação. 2a ed. São Paulo: Editora
Unesp; Rio de Janeiro: Funarte, 2008
10. JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino de teatro. Campinas: Papirus, 2001
11. MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 2012
12. MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. 1ª ed. São Paulo: Digitexto, 2010
13. MARQUES, Isabel A. Oito razões para ensinar dança na escola. Artigo escrito em 2008, publicado em ICLE, Gilberto (org.).
Pedagogia da Arte: entre-lugares da escola. 1ª Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012
14. MARQUES, Isabel A.; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo: Cortez, 2014
15. MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. 2ª ed., São Paulo:
Intermeios, 2012
16. MARTINS, Mirian Celeste; PISCOSQUE, Gisa; TELLES, Maria Therezinha. Didática do ensino da arte: a língua do mundo:
poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1988
17. SCHAFFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Unesp, 1991
18. SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. Tradução Ingrid Doemien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos, (Coleção de
Estudos nº 62). São Paulo: Editora Perspectiva, 2003
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