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Características principais

Título do livro
Apostila Araçatuba Professor Ensino Básico II Peb II Artes 2019
Autor
Editora Decisão
Idioma
Português
Editora do livro
Decisão Editora

Descrição

"Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio."
1 Coríntios 9:24

Acompanha CD-ROM interativo de todas as matérias.
380 páginas.
Apostila Impressa.
Contem testes com gabaritos de todas as matérias.
Apostila atualizada rigorosamente de acordo com o edital.
Apostila 2019
Pronta Entrega

ARAÇATUBA-SP

¿ PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO II - PEB II - ARTES
CONHECIMENTOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA
1. Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários)
2. Sinônimos e antônimos
3. Sentido próprio e figurado das palavras
4. Pontuação
5. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que
imprimem às relações que estabelecem
6. Concordância verbal e nominal
7. Regência verbal e nominal
8. Colocação pronominal
9. Crase

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO
1. Relação entre educação, escola e sociedade
2. Concepções de Educação e de Escola
3. A função social da escola
4. A educação inclusiva e o compromisso ético e social do educador
5. Gestão democrática: a participação como princípio
6. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento pleno do educando
7. A integração entre educar e cuidar na Educação básica
8. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, o planejamento e a implementação das ações educativas da escola
Construção participativa do projeto político-pedagógico e da autonomia da escola
9. Currículo e cultura: visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Currículo: a valorização das diferenças individuais, de
gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade. Currículo, conhecimento e processo de aprendizagem: as tendências
pedagógicas na escola. Currículo na Educação Básica: a função da competência leitora e o desenvolvimento dos saberes escolares
das diversas áreas de conhecimento. Currículo em ação: planejamento, seleção, contextualização e organização dos diversos tipos de
conteúdos; o trabalho por projetos
10. A avaliação mediadora e a construção do conhecimento: acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem
11. A mediação do professor, dialogal e problematizadora, no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno; a inerente
formação continuada do educador
12. A educação escolar e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

BIBLIOGRAFIA
1. AGUIAR, Márcia Ângela da Silva [et. al.]. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006
2. ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola. Conferência Nacional da Educação Básica
3. CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família. p. 28-32
4. CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO,
MEC, 2009
5. COLL, César. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1999. (Capítulos 4 e 5)
6. CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez Editora, 2002. (Capítulos 3 e 7)
7. DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local. Estud. av. [online].2007, vol.21, nº 60, pp. 75-90
8. FONTANA, Roseli Ap. Cação. Mediação Pedagógica em sala de aula. Campinas: Editora Autores Associados, 1996 (Primeiro
tópico da Parte I - A gênese social da conceitualização)
9. GALVÃO, Izabel. Expressividade e emoções segundo a perspectiva de Wallon: In: Arantes, Valéri A. Afetividade na Escola:
alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003
10. GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Transversalidade e Interdisciplinaridade
11. HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. In: SE/SP/FDE. Revista Ideias,
nº 22, pág. 51 a 59
12. LIBÂNEO, J. C. Democratização da Escola Pública - a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985
13. LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003,
capítulo III, da 4ª Parte
14. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013, capítulos 2, 7 e 9
15. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas às diferenças, capítulo 5. In: MANTOAN, Maria Teresa Eglér (Org.) Pensando
e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: Moderna, 2001
16. MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. In: Revista Diálogo Educacional, Curitiba,
v.4, n 12 p 13-21, maio/ago 2004
17. MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora
18. PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Paulo Francisco Slomp. UFRGS- PEAD 2009/1
19. PIMENTA, Selma, G.A. A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1º Grau. Ideias nº 8. 1.990, p 17-24
20. QUEIROZ, Cecília T. A. P. de; MOITA, Filomena M. G. da S.C. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina Grande;
Natal: UEPB/UFRN, 2007. (MEC/SEB/SEED)
21. RESENDE, L. M. G. de. A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Escola:
espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998
22. RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001
23. ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília:
Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010
24. VEIGA, I. P. A. (Org) Projeto Político-pedagógico da escola - uma construção possível. 2ª ed. Campina: Papirus, 1996

25. VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista. Revista do Cogeime, nº 14, julho/99,
pág. 15-38
26. WEIZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000 (capítulos 4 e 8)
27. ZABALA, Antoni. A Prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998

LEGISLAÇÃO E DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS
1. Constituição Federal. Título VIII - da ordem social: Capítulo III - da educação, da cultura e do desporto: Seção I - da educação
2. BRASIL. Lei Federal nº 8.069/1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências
3. BRASIL. Lei Federal nº 9.394 de 20/12/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional
4. BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010
5. BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília:
CNE, 2010
6. Lei Complementar nº 204, de 22 de dezembro de 2009 - Dispõe sobre os profissionais da educação básica e sobre a reorganização
do estatuto, plano de carreira, vencimentos e salários do magistério público do município de Araçatuba e dá outras providências
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. O ensino da arte no Brasil; abordagem triangular no ensino das artes; arte como sistema simbólico não verbal; as linguagens da
arte; leitura e interpretação de textos não verbais
2. Artes Cênicas: história das artes cênicas; teoria e prática; teatro e jogo
3. Artes visuais: história geral das artes; arte como produção, conhecimento e expressão; a obra de arte, os elementos de visualidade
e suas relações; comunicação na contemporaneidade
4. Música: história da música ocidental; elementos da linguagem musical; ensino da música
5. Dança: história da dança; papel da dança na educação; estrutura e funcionamento do corpo para a dança; teoria de Laban; as
danças como manifestações culturais

BIBLIOGRAFIA, LEGISLAÇÃO E DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS
1. BARBBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino de arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002
2. BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002
3. BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2012
4. BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira (org.). Abordagem Triangular no ensino das artes e cultura visual. São Paulo:
Cortez, 2010
5. BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental:
Arte. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.7
6. BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte - Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF,
1997. v. 6
7. COLI, Jorge. O que é arte. 15a ed. São Paulo: Brasiliense, 2006
8. COSTA, Cristina. Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico. 2a ed. São Paulo: Moderna, 2004
9. FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre a música e educação. 2a ed. São Paulo: Editora
Unesp; Rio de Janeiro: Funarte, 2008
10. JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino de teatro. Campinas: Papirus, 2001
11. MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 2012
12. MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. 1ª ed. São Paulo: Digitexto, 2010
13. MARQUES, Isabel A. Oito razões para ensinar dança na escola. Artigo escrito em 2008, publicado em ICLE, Gilberto (org.).
Pedagogia da Arte: entre-lugares da escola. 1ª Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012
14. MARQUES, Isabel A.; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo: Cortez, 2014
15. MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. 2ª ed., São Paulo:
Intermeios, 2012
16. MARTINS, Mirian Celeste; PISCOSQUE, Gisa; TELLES, Maria Therezinha. Didática do ensino da arte: a língua do mundo:
poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1988
17. SCHAFFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Unesp, 1991
18. SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. Tradução Ingrid Doemien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos, (Coleção de
Estudos nº 62). São Paulo: Editora Perspectiva, 2003

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