Características principais

Título do livroApostila Olímpia SP Professor de Educação Básica I Concurso 2019
AutorEditora Decisão
IdiomaPortuguês
EditoraDecisão Editora
FormatoPapel

Outras características

  • Tipo de narração: Teórico Didática

Descrição

Acompanha CD-ROM interativo de todas as matérias.
258 páginas.
Apostila Impressa.
Contem testes com gabaritos de todas as matérias.
Apostila elabora de acordo com o edital
Pronta Entrega

ÍNDICE
LÍNGUA PORTUGUESA

1. Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários)
2. Sinônimos e antônimos............................................................
3. Sentido próprio e figurado das palavras..........................................
4. Pontuação........................................................................
5. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio,
preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem..
6. Concordância verbal e nominal....................................................
7. Regência verbal e nominal........................................................
8. Colocação pronominal.............................................................
9. Crase............................................................................
TESTES..............................................................................
GABARITO............................................................................


MATEMÁTICA

1. Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação,
divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações
fracionária ou decimal..............................................................
2. Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum......................................
3. Porcentagem......................................................................
4. Razão e proporção................................................................
5. Regra de três simples ou composta................................................
6. Equações do 1º ou do 2º graus; Sistema de equações do 1º grau....................
7. Grandezas e medidas - quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e
massa...............................................................................
8. Relação entre grandezas - tabela ou gráfico......................................
9. Tratamento da informação - média aritmética simples..............................
10. Noções de Geometria - forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de
Pitágoras ou de Tales...............................................................
TESTES..............................................................................
GABARITO............................................................................


CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

E LEGISLAÇÃO

1. Relação entre educação, escola e sociedade.......................................
2. Concepções de Educação e Escola..................................................
3. Função social da escola..........................................................
4. Educação inclusiva e compromisso ético e social do educador......................
5. Gestão democrática: a participação como princípio................................
6. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento pleno do educando..
7. A integração entre educar e cuidar na educação básica............................
8. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, o planejamento e a
implementação das ações educativas da escola........................................
9. Currículo e cultura: visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.


Apostilas Decisão Apostilas Decisão
Currículo: a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e
socioculturais e o combate à desigualdade. Currículo, conhecimento e processo de
aprendizagem: as tendências pedagógicas na escola. Currículo nas séries iniciais: a
ênfase na competência leitora (alfabetização e letramento) e o desenvolvimento dos
saberes escolares da matemática e das diversas áreas de conhecimento. Currículo em
ação: planejamento, seleção, contextualização e organização dos conteúdos; o
trabalho por projetos e sequências didáticas........................................
10. A avaliação diagnóstica ou formadora e os processos de ensino e de aprendizagem.
11. A mediação do professor, dialogal e problematizadora, no processo de
aprendizagem e desenvolvimento do aluno; a inerente formação continuada do educador.
12. Cultura Digital.................................................................
TESTES..............................................................................
GABARITO............................................................................


BIBLIOGRAFIA

1. ANTUNES, Celso. As Inteligências Múltiplas e seus estímulos. Campinas: Editora
Papirus, 2006.......................................................................
2. ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola. Conferência Nacional da Educação
Básica..............................................................................
3. BIZZO, Nélio. Ciências: Fácil ou Difícil. São Paulo: Editora Ática, 1998.........
4. BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA Ester Calland de Sousa. Ler e Escrever na
Educação Infantil – Discutindo práticas pedagógicas. 2ª Edição. Belo Horizonte:
Editora Autêntica, 2011.............................................................
5. HOFFMAN, Jussara. Avaliação e Educação Infantil – Um olhar sensível sobre a
criança. Editora Mediação, 2015.....................................................
6. KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org) Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São
Paulo: Editora cortez, 2005.........................................................
7. KOCH, Ingedore Vilhaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Escrever, estratégias de
produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2012.................................
8. LERNER Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário.
Editora Artmed: Porto Alegre, 2002..................................................
9. LUCKESI, Cirpiano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 16ª Edição. São
Paulo: Editora Cortez, 2005.........................................................
10. MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar – O que é? Porquê? Como fazer? São
Paulo: Summus Editorial, 2015.......................................................
11. MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Didática
do Ensino de Arte: A linguagem do mundo: Poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo:
FTD, 1998...........................................................................
12. MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 4ª Edição. São Paulo:
Editora Ática, 2000.................................................................
13. MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Editora
Melhoramentos, 2012.................................................................
14. MORETTO, Vaso Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo – não um acerto de
contas. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2003...............................
15. NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia
Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do
ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009......................
16. NASPOLINI, Ana Tereza. Tijolo por tijolo: prática de ensino de Língua
Portuguesa. São Paulo: FTD, 2010 (Acervo PNBE do Professor 2010)....................
17. NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos – uma jornada interdisciplinar
rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Editora Érica, 2004.
18. NUNES, Terezinha; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; MAGINA, Sandra; BRYANT, Peter.
Educação Matemática – Números e operações numéricas. 2ª Edição. São Paulo, Editora
Cortez, 2009........................................................................
19. ORTIZ, Cisele; CARVALHO, Maria Teresa Venceslau de. Interações: ser professor de
bebês – cuidar, educar e brincar, uma única ação. São Paulo: Editora Bluncher, 2012.
20. REAME, Eliane; RANIERI, Anna Claudia; GOMES, Liliane; MONTENEGRO, Priscila.
Matemática no dia a dia da Educação Infantil – rodas, cantos, brincadeiras e
histórias. São Paulo: Livraria Saraiva, 2012........................................
21. SHORES, Elizabeth & GRACE, Cathy. Manual de Portfólio: um guia passo a passo

Apostilas Decisão Apostilas Decisão
para o professor. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998................................
22. SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. São Paulo: Editora Artmed, 1998...........
23. TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta
construtivista. Porto Alegre: Editora Artmed, 2002..................................
24. VEIGA, Ilma Passos A. Projeto Político-Pedagógico da Escola – uma construção
possível. Campinas: Papirus Editora, 2004...........................................
25. WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2ª Edição Ática........
TESTES..............................................................................
GABARITO............................................................................

LEGISLAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO OFICIAL
1. BRASIL. Consttuição Federal/88 – artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições
Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96..........................................
2. BRASIL. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove
anos. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2009..........
3. BRASIL. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança
de seis anos de idade. Brasília, 2006...............................................
4. BRASIL. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente: artigos
7º ao 24, 53 a 69, 131 a 140........................................................
5. BRASIL. Lei federal nº 9.394 de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional...................................................................
6. BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o
Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação
Especial. Brasília: CNE, 2009.......................................................
7. BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.....................................
8. BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais
para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.........................................
9. BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010............................
10. BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a
implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao
longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.............
11. BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira
de Sinais – Libras e dá outras providências.........................................
12. BRASIL. LEI Nº 13.146 DE 06/07/2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da
Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Capítulo V, Do Direito
a Educação, artigos 27 a 30.........................................................
13. BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base: Competências
Gerais da Base Nacional Comum Curricular: Páginas 9 e 10............................
14. BRASIL/MEC. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil -
Introdução - vol 1 - MEC - Secretaria de Educação Fundamental, 2002. BRASIL/MEC.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Formação Pessoal e Social
- vol 2 - MEC - Secretaria de Educação Fundamental, 2002. BRASIL/MEC. Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil - Conhecimentos de Mundo - vol 3 - MEC
- Secretaria de Educação Fundamental, 2002..........................................
15. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino de primeira a quarta séries.
Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais – MEC – Secretaria de Educação
Fundamental – 1997..................................................................
16. BRASIL. Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade – MEC – Secretaria de
Educação Especial – Brasília / 2004; 9 Volumes – MEC – Secretaria de Educação
Especial – Brasília / 2004..........................................................
17. OLÍMPIA. Lei nº 3.487, de 10 de novembro de 2010. Dispõe sobre a inclusão de
medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar no Projeto
Pedagógico elaborado pelas escolas públicas de educação básica do município de
Olímpia e dá outras providências....................................................
18. OLÍMPIA. Resolução SME nº 13, de 17 de dezembro de 2018. Dispõe sobre as normas
a serem observadas na composição curricular das Unidades Escolares no ano letivo de
2019, publicado no Diário Oficial da Estância Turística de Olímpia em 26/12/2018,
página 18...........................................................................


Apostilas Decisão Apostilas Decisão
19. OLÍMPIA. Resolução SME nº 14, de 26 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a
Organização das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino no ano letivo de
2019, e dá providências correlatas, publicado no Diário Oficial da Estância
Turística de Olímpia em 26/12/2018, página 25.......................................
20. MEC. Nota Técnica nº 06/2011 – MEC/SEESP/GAB. Avaliação de Estudante com
Deficiência Intelectual.............................................................
TESTES..............................................................................
GABARITO............................................................................


GUIA DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

CARO CANDIDATO,
“Durante a elaboração deste material, a Equipe Decisão empenhou-se em fazer chegar até Você um conteúdo da
melhor qualidade, obedecendo criteriosamente ao Programa constante do Edital deste Concurso. Vários profissionais
estão sempre envolvidos no processo de criação de nossas apostilas. Em virtude da urgência de finalização do material,
tal processo é extremamente delicado, e passa por muitas fases: elaboração, correção, digitação, diagramação,
impressão e encadernação. Durante esse processo todo, algumas falhas não intencionais podem ocorrer pelas quais
nos desculpamos antecipadamente. A Equipe Decisão coloca esses mesmos profissionais à sua disposição caso isso
ocorra ou mesmo para dirimir quaisquer dúvidas com relação ao conteúdo. Para isso, por favor, entre em contato
conosco utilizando-se dos nossos e-mails ou telefones que se encontram na capa desta apostila e no nosso site.
Desejamos que alcance seus objetivos e que façamos parte desse resultado.”

Desejamos a Você sucesso na sua nova carreira!
Equipe Apostilas Decisão

Perguntas e respostas

Qual informação você precisa?

Pergunte ao vendedor

Últimas feitas

e so matematica ?Denunciar
Olá, na descrição do anúncio consta todo o conteúdo desta apostila, ela foi elaborada rigorosamente de acordo com o último edital, é bem completa, obrigado pela pergunta.
04/12/2019Denunciar
Vc tem apostila com varios autores que caem em concurso para educação?Denunciar
Olá, tenho diversas apostilas de concursos públicos direcionadas a professores, nossas apostilas são elaboradas por professores a serviço da editora. Obrigada pela pergunta.
03/05/2019Denunciar
Ja paguei o boleto envie o mais rapido!Denunciar
Com, assim que liberar a etiqueta será enviada sim, obrigada e bons estudos.
17/04/2019Denunciar
Bom dia, o que vem de conteudo no cd?obrigadaDenunciar
Olá tudo bem? O cd é um brinde contendo centenas e centenas de provas, questões de diversos concursos diferentes, de diversas bancas, com dicas de como se preparar para concursos, etc. Muito bom o conteúdo, Obrigada pela pergunta.
13/03/2019Denunciar
ObrigadaDenunciar
Eu que agradeço, estou a disposição. Obrigada.
03/03/2019Denunciar
Essa apostila é do edital 02/2019?Denunciar
Olá, tudo bem? Sim, elaborada rigorosamente de acordo com o edital, Obrigada pela pergunta.
03/03/2019Denunciar

Opiniões sobre o produto

5.0

Média entre 1 opiniões

  • 5 estrelas
    1
  • 4 estrelas
    0
  • 3 estrelas
    0
  • 2 estrelas
    0
  • 1 estrela
    0

Excelente

Adorei. Material muito bem elaborado.

Ver todas as opiniões
Novo | 15 vendidos

Apostila Olímpia Sp Professor De Educação Básica I Concurso

R$49,90

em 6x R$8,32 sem juros

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Informações sobre o vendedor

Localização

Jardinópolis, São Paulo

  • 301

    Vendas nos últimos 365 dias

  • Presta um bom atendimento

  • Entrega os produtos dentro do prazo

    Ver mais dados deste vendedor

    Devolução grátis

    Você tem 30 dias a partir do recebimento do produto para devolvê-lo, não importa o motivo!

    Garantia

    Compra Garantida com o Mercado Pago

    Receba o produto que está esperando ou devolvemos o seu dinheiro

    Garantia do vendedor

    Garantia do vendedor: 15 dias

    Meios de pagamento

    Cartões de crédito

    Cartões de débito

    Boleto bancário