official-store-logo
Novo

Leopoldina - A Princesa Do Brasil

30 reales

em 6x 5 reales con 65 centavos

Anúncio pausado

Informações da loja

Rocco
Rocco

Loja oficial no Mercado Livre

Características principais

Título do livroLeopoldina - a Princesa do Brasil
AutorCLÓVIS BULCÃO
IdiomaPortuguês
Editora do livroEDITORA ROCCO
Capa do livroMole
MarcaEditora Rocco

Outras características

  • Quantidade de páginas: 86

  • Gênero do livro: Infantis

  • Tipo de narração: Manual

  • ISBN: 8532515673

Descrição

Leopoldina – A princesa do Brasil, de Clóvis Bulco, inaugura a coleço "Em Pessoa", da Rocco Jovens Leitores. Com o intuito de retratar personalidades importantes de várias áreas da História do Brasil de forma clara, atraente e acessível para crianças, a coleço estréia com o pé direito ao apresentar uma biografia romanceada, ricamente ilustrada, de uma das mais fortes e cativantes mulheres que fazem parte da nossa História: Maria Leopoldina Josefa Carolina de Habsburgo-Lorena, a princesa Leopoldina, esposa de Dom Pedro I, me de Dom Pedro II e avó da princesa Isabel.
Assinada pelo historiador carioca Clóvis Bulco, Leopoldina narra a trajetória da princesa desde o nascimento, na Áustria, em 1797, até a morte, no Rio de Janeiro, em 1826. A infância passada entre Viena e o palácio de Schönbrunn, residência de vero dos Habsburgo; a educaço humanista que incluía saraus com o maestro Haydn e uma profunda admiraço pelo poeta alemo Goethe, que ela conheceu pessoalmente; os momentos difíceis em que a família tinha que tomar importantes decisões políticas, como o casamento de sua irm Maria Luísa com o general francês Napoleo Bonaparte; e, finalmente, o casamento com Pedro, herdeiro do reino de Portugal, e a vinda para o Novo Mundo.
O casamento arranjado que atendia aos interesses da Casa de Áustria e do reino português tornou-se uma feliz surpresa para Leopoldina. Apaixonada pelo marido e encantada com o Brasil, sua nova terra, a princesa participou ativamente do processo de independência da colônia, tendo até mesmo ocupado o cargo de regente durante as viagens do marido, tornando-se a primeira mulher a governar o Brasil. Como diz Mary Del Priore na orelha do livro: "Nas ausências de D. Pedro, Leopoldina soube conduzir, com firmeza, os destinos do país".
Recheado de belas ilustrações e reproduções de pinturas e documentos, o livro de Clóvis Bulco também mostra as dificuldades e frustrações pelas quais a nobre princesa passou. Uma delas, contada de forma delicada, mas sem esconder a verdade, foi a traiço do marido com Domitila de Castro, a Marquesa de Santos, que muitos acreditam ter sido a verdadeira causa da longa enfermidade e morte de Leopoldina. Fiel e apaixonada até o último minuto, a imperatriz, mesmo muito debilitada, despediu-se de forma emocionada do marido e também de seus empregados mais próximos, o que mais uma vez sensibilizou toda a Corte.

Perguntas e respostas

Não fizeram nenhuma pergunta ainda.

Faça a primeira!