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A Mente Influente - O Que O Cérebro Revela Sobre Nosso Pode

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Rocco
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Características principais

Título do livroA mente influente - O que o cérebro revela sobre nosso pode
AutorTALI SHAROT
Editora do livroEDITORA ROCCO
FormatoPapel
Tampa do livroMole
MarcaEditora Rocco

Outras características

  • Quantidade de páginas: 224

  • Gênero do livro: Ciências Humanas e Sociais

  • Subgêneros do livro: Psicologia

  • Tipo de narração: Manual

  • ISBN: 9788532531032

Descrição

Numa mesa de bar, uma conversa inocente evolui para opiniões divergentes que acabam num debate mais acalorado. Todos na mesa tentam defender suas posições. Exibem-se dados, estatísticas, fatos, frases de efeito. Todos os recursos so usados para convencer o interlocutor. Mas, no final da noite, a tentativa e o esforço em mudar a opinio do outro resultam apenas no reforço das próprias crenças e ideias e todos vo para casa fechados em si mesmo sem saber como influenciar e transformar o pensamento dos outros. Afinal, o que determina isso? Quais fatores permitem que abracem o que pensamos ou que nos ignorem por completo?   A neurocientista cognitiva israelense Tali Sharot responde a essas perguntas em A mente influente – O que o cérebro revela sobre nosso poder de mudar os outros. “O cérebro no é inteiramente seu. Ele é fruto de um código que foi escrito durante milhões de anos. Se entendemos esse código e por que ele é escrito desse jeito, podemos prever melhor as reações das pessoas e compreender por que algumas abordagens comuns à persuaso costumam fracassar enquanto outras têm sucesso”, explica Sharot.   A cientista analisa sete fatores essenciais para que entendamos como e de que forma é possível influenciar no pensamento dos outros e também estarmos mais abertos a mudanças de opinio e paradigmas: nossas crenças anteriores, as emoções que sentimos em relaço às informações despertadas, os incentivos que recebemos na relaço com aquilo que nos é apresentado – se pelo medo e pela represso, tendemos à inaço, a evitar uma ideia mas no necessariamente mudar nossos conceitos; se pelo prazer e estímulo positivo, existe uma abertura à aceitaço do que o outro nos oferece –, a utilidade da informaço, a curiosidade do receptor, o nosso estado de espírito no momento em que uma ideia nos é apresentada e, por fim, a influência do grupo. Cada fator pode servir de obstáculo ou ajuda na tentativa de influenciar. A autora explica que em um mundo com um manancial quase infinito de informações a nosso dispor – so três bilhões de usuários de internet no mundo, quatro bilhões de pesquisas no Google, dez bilhões de vídeos assistidos no Youtube – o que poderia facilitar a transformaço e amadurecimento das ideias contribui ainda mais para nos deixar menos sensíveis aos dados e nos tornar mais arredios a argumentos, pois é fácil encontrar apoio a qualquer ideia em que quiser acreditar com um simples toque do mouse. No final das contas, continuam valendo as narrativas que apelam para nossas emoções e que coadunam com nossas crenças. Em épocas de pós-verdade, fake news e polarizações em redes sociais, entender os mecanismos cerebrais e psicológicos que nos levam a influenciar e ser influenciado é cada vez mais necessário.

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