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Depois Da Fotografia - Uma Literatura Fora De Si

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Informações da loja

Rocco
Rocco

Loja oficial no Mercado Livre

Características principais

Título do livroDepois da fotografia - Uma literatura fora de si
AutorNATALIA BRIZUELA
IdiomaPortuguês
EditoraEDITORA ROCCO
FormatoPapel
MarcaEDITORA ROCCO

Outras características

  • Cobertura: Mole

  • Gênero do livro: Ciências Humanas e Sociais

  • Subgêneros: História

  • Tipo de narração: Manual

  • ISBN: 9788532529404

  • Páginas: 272

Descrição

 


 


 


Depois da fotografia nada mais foi como antes. A fotografia se firmou como uma nova forma de ver o mundo que, no processo de documentá-lo e interpretá-lo, acabou transformando aquilo que registrava. Arte, literatura e todos os demais meios de expressão foram influenciados pela intermediação desta “película”, que se interpôs entre o real e a sua representação, como demonstra com brilhantismo Natalia Brizuela em seu envolvente ensaio, que chega aos leitores pela coleção Entrecríticas, organizada por Paloma Vidal.


 



 


 


 


 


 


 


A fotografia é um reflexo do real que alterou a forma de se refletir sobre o real. Antes de seu advento, o artista tinha a natureza como referência máxima e seu estudo direto como norma, a tal ponto que Leonardo da Vinci chega a fazer autópsias para conhecer o corpo humano de dentro para fora, em sua essência mais íntima e fundamental.


 


 



 


 


 


 


 


 


A partir da difusão cada vez mais intensa das imagens fotográficas, o artista passou a desdenhar a observação direta em favor da nova técnica, capaz de desvendar as dimensões microscópicas e revelar a imensidão do macrocosmo. E o universo da arte e da literatura passou a ser um imenso arquivo fotográfico ¾ uma espécie de “museu de tudo” ¾ em que o mundo se via resumido, sintetizado, revisto e idealizado. Em uma única palavra: magnificado.


 


 



 


 


 


 


 


 


O presente estudo de Natalia Brizuela se revela particularmente interessante pelo fato de concentrar o debate – sobre fotografia e literatura, fotografia e cultura – no âmbito latino-americano, normalmente esquecido pela miopia dos teóricos eurocêntricos. Assim, Natalia ressalta os exemplos riquíssimos de escritores como os mexicanos Mario Bellatin e Juan Rulfo (esse, também, um grande fotógrafo), o argentino Julio Cortázar (que influenciou toda uma geração de fotógrafos) e os brasileiros Bernardo Carvalho e Nuno Ramos (tão bom artista quanto bom escritor). Além de destacar a contribuição de artistas brasileiros como Hélio Oiticica, Rosângela Rennó, Cildo Meirelles, bem como do Caetano Veloso do movimento Tropicalista, que soube elaborar a fusão de todas as artes numa síntese antropofágica de rica latinidade.


 


 



 


 


 


 


 


 


Obra de muitos méritos, Depois da fotografia – Uma literatura fora de si, apresenta o interesse suplementar de ultrapassar o campo teórico para se firmar também como obra de pura criação. Um ensaio que se lê não como um romance e sim como uma obra de arte, como uma fotografia narrativa ou uma narrativa fotográfica.


 


 




 

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