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Clarice Lispector - Pinturas

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Características principais

Título do livroClarice Lispector - Pinturas
AutorCARLOS MENDES DE SOUSA
IdiomaPortuguês
Editora do livroEDITORA ROCCO
FormatoPapel
Tampa do livroMole
MarcaEDITORA ROCCO

Outras características

  • Quantidade de páginas: 272

  • Gênero do livro: Arte,arquitetura e desenho

  • Subgêneros do livro: Desenho e pintura

  • Tipo de narração: Manual

  • ISBN: 9788532528346

Descrição

Mais uma faceta pouco conhecida da escritora Clarice Lispector vem a público no lançamento Clarice Lispector – pinturas, do português Carlos Mendes de Sousa, professor de literatura brasileira na Universidade do Minho e um dos maiores especialistas do mundo na obra da escritora. Trata-se da profunda relaço da autora com as artes plásticas, e os reflexos dessa relaço em seu pensamento em sua vasta obra.

Grande admiradora das artes, Clarice tinha especial interesse pela pintura, conviveu com diversos artistas e produziu suas próprias pinceladas, cerca de 20 delas reproduzidas no livro. “A atmosfera pictórica contamina a escrita de Clarice Lispector em aspetos mais ou menos visíveis”, afirma Sousa, que ao longo de sua análise utiliza trechos de romances, contos, crônicas e até mesmo cartas da escritora, que comprovam o quanto o universo da pintura esteve presente em sua vida e obra.

Seja através de personagens diretamente ligadas este universo, como a pintora protagonista de Água viva – segundo Sousa “o marco que torna decisiva a presença da pintura na obra de Clarice” –, seja de forma mais sutil, a autora de A hora da estrela e A paixo segundo G.H. era to atravessada pelos questionamentos acerca da arte de escrever quanto de pintar.

No livro, Carlos Mendes de Sousa começa por falar sobre a ambientaço do apartamento de Clarice no Leme, onde ela se estabelece depois de retornar ao Brasil em 1959. Sua sala, como pode ser conferida em registros fotográficos dos anos 1960 e 1970, se assemelhava a uma galeria de artes, com quadros tomando cada centímetro das paredes.

O contato com as artes, no entanto, veio antes, quando ainda era casada com o diplomata Maury Gurgel Valente e vivia na Europa. Nos anos 1940, na Itália, Clarice escreveu às irms: “Estou posando para uma pintora brasileira, há muitíssimos anos na Itália, Zina Aita.” A pintora, de nome pouco conhecido, participara da Semana de Arte Moderna de 1922.

O acadêmico também mostra como a atmosfera pictórica contamina a escrita de Clarice, em aspectos mais ou menos visíveis, como os jogos de luz e sombra, os recortes formais, as descrições, a presença da cor etc. É o visualismo de sua obra que se revelaria, por exemplo, através de um uso próximo das técnicas impressionistas (utilizaço de comparações e repetições) e de técnicas expressionistas, na tentativa de captar o mundo das sensações.

Outra característica marcante é o confronto de olhares: em toda a obra de Clarice a viso é de uma centralidade espantosa. As personagens olham a si mesmas permanentemente, e também se observam e se radiografam umas às outras. Isso é facilmente constatado em obras como A paixo segundo G.H., no momento em que a protagonista é olhada pela barata.

Clarice também utiliza efeitos gráficos para causar impacto visual em sua obra. Os tracejados no início e no final de A paixo segundo G.H. ou os recursos de pontuaço utilizados em Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres (a vírgula a começar e os dois pontos a fechar), ou, ainda, o conhecido efeito da justaposiço de títulos na página inicial de A hora da estrela so alguns dos exemplos dados por Sousa.

O autor faz todo este percurso para mostrar como o contato de Clarice com as artes a conduz à elaboraço dos seus quadros, cujo conjunto mais significativo foi produzido no ano de 1975. Para Sousa, a presença do título no próprio quadro, por vezes com marcas de acréscimos ou de rasuras, mostra um cruzamento de caminhos ou uma natural contaminaço do quadro com lugares da literatura, numa espécie de diário visual da autora.

Analisando algumas de suas pinturas, Sousa idenfica toda exploso criativa de Clarice como artista completa – nas artes e na literatura.

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