official-store-logo
Novo | 1 vendido

Crônicas De Uma Educação Vacilante

29 reais con 60 centavos

em 12x de 7 reais con 08 centavos pagando com Mercado Crédito

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Disponível 1 dia após sua compra

Comprar com Mercado Crédito

Compra em 12x de R$ 708 selecionando Mercado Crédito como meio de pagamento.

Informações da loja

Rocco
Rocco

Loja oficial no Mercado Livre

Devolução grátis

Você tem 30 dias a partir do recebimento do produto para devolvê-lo, não importa o motivo!

Garantia

Compra Garantida com o Mercado Pago

Receba o produto que está esperando ou devolvemos o seu dinheiro

Garantia da loja

Garantia de fábrica: 3 meses

Meios de pagamento

Boleto parcelado em até 12x

Mercado Crédito

Cartões de crédito

Pague em até 5x!

Mastercard
Hipercard
Elo
Visa

Cartões de débito

Elo Debito
Visa Débito

Pix

Pix

Boleto bancário

Boleto

Características principais

Título do livroCrônicas de uma Educação Vacilante
AutorCLAUDIO DE MOURA CASTRO
IdiomaPortuguês
EditoraEDITORA ROCCO
FormatoPapel
MarcaEDITORA ROCCO

Outras características

  • Cobertura: Mole

  • Gênero do livro: Ciências Humanas e Sociais

  • Subgêneros: Filosofia

  • Tipo de narração: Manual

  • ISBN: 9788532518910

  • Páginas: 316

Descrição

Uma larga experiência profissional com a educação confere a Claudio de Moura Castro uma autoridade indiscutível para mostrar, analisar e criticar a situação do ensino brasileiro, em um livro que ele mesmo define como "ameno e saboroso". Agrupados em 11 capítulos, Crônicas de uma educação vacilante reúne textos escritos ao longo de dez anos e promovem, no leitor, um choque de lucidez no confronto com a realidade.
Considerando o "bem pensar" como uma arte indispensável, o autor analisa – no primeiro capítulo, os veículos de informação e seus pecados capitais, bem como a recepção confusa das informações por parte do público, o que resulta em uma verdadeira selva de desinformação. Como forma de sobreviver nesta selva, o escritor oferece um manual e, no final, um sábio conselho, sugerindo "escolher muito bem quem ler, pelo peso de sua carreira, pela sua reputação, pelo equilíbrio de suas posições".
A leitura de opiniões bem fundamentadas será um prazer experimentado pelo leitor que, com certeza, vai retomar muitas vezes o livro para consultas, mas que dificilmente conseguirá interrompê-lo no primeiro contato, pelas surpreendentes revelações e pelo humor que permeia mesmo as mais amargas constatações de desacertos e trapalhadas de nossa história educacional. Os títulos das crônicas são muito sugestivos e irreverentes, como por exemplo: "A maquilagem do Frankenstein: as cotas para negros não resolvem o problema da desigualdade", ou "Um pé na inteligência e outro na burrice", ou ainda "A universidade em guerra (com ela mesma)".
Claudio de Moura e Castro nos ajuda, entre outras coisas, a entender o controvertido pensamento do povo dos Estados Unidos, definindo aquele país como o "frágil império da ciência". Se por um lado, ele abriga a liderança científica e tecnológica, as melhores universidades do mundo, a metade dos prêmios Nobel, o mapeamento do genoma humano, por outro revela uma triste contradição: segundo o autor, "no país mais poderoso do mundo, a ciência não chegou ao povão".
O capítulo Educação: a hora da sala de aula contém ensinamentos que chegam a comover, como "os dez conselhos para uma escola bem-sucedida", de onde se apreende a magnitude advinda da simplicidade. Mais à frente, outro capítulo – As trapalhadas no ensino superior – responde às questões de temas que aparecem freqüentemente nos noticiários de forma controvertida e confusa.
Leitura obrigatória para professores, interessados em educação, curiosos em geral, Crônicas de uma educação vacilante é um precioso auxílio para se entender a história do ensino no Brasil e para se aprender a pensar de forma mais analítica.



Perguntas e respostas

Pergunte ao vendedor

Não fizeram nenhuma pergunta ainda.

Faça a primeira!