official-store-logo
Novo

O Mistério E O Mundo - Paixão Por Deus Em Tempos De Descre

38 reais con 40 centavos

em 6x 7 reais con 08 centavos

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Último disponível!

Informações da loja

Rocco

Rocco

Loja oficial no Mercado Livre

  • 266

    Vendas nos últimos 60 dias

  • Presta bom atendimento

  • Entrega os produtos dentro do prazo

    Ver mais dados de RoccoAbrirá em uma nova janela

    Devolução grátis

    Você tem 30 dias a partir do recebimento do produto para devolvê-lo, não importa o motivo!

    Garantia

    Compra Garantida com o Mercado Pago

    Receba o produto que está esperando ou devolvemos o seu dinheiro

    Meios de pagamento

    Cartões de crédito

    Pague em até 6x!

    Boleto parcelado em até 12x

    Cartões de débito

    Pix

    Boleto bancário

    Características principais

    Título do livroO Mistério e o Mundo - Paixão por Deus em tempos de descre
    AutorMARIA CLARA BINGEMER
    IdiomaPortuguês
    EditoraEDITORA ROCCO
    FormatoPapel
    MarcaEDITORA ROCCO

    Outras características

    • Cobertura: Mole

    • Gênero do livro: Religião

    • Subgêneros: Teologia

    • Tipo de narração: Manual

    • ISBN: 9788532527936

    • Páginas: 480

    Descrição

    Em O Mistério e o mundo a teóloga Maria Clara Lucchetti Bingemer analisa a trajetória das transformações culturais que levaram a crise das religiões e configuraram novos desafios e responsabilidades para o homem contemporâneo, oscilante entre a crença, e a descrença e em muitos casos indiferente ao tema. A autora mostra o impacto da sociedade globalizada nos valores do cristianismo, e em outras religiões como o judaísmo e o islamismo. Católica, ela lança uma reflexão pioneira sobre a paixão por Deus em tempos de descrença.

    Dividido em cinco capítulos, O Mistério e o mundo realiza uma profunda reflexão sobre os caminhos do fenômeno religioso em termos históricos, mas também antropológicos e sociológicos. Na primeira parte, a autora traça um amplo panorama sobre as questões culturais que atravessaram a religião cristã. A queda das utopias e o impacto dos novos meios de comunicação, o fim das hegemonias e o predomínio da pluralidade, evidentes nas novas realidades globais contemporâneas, exacerbaram o individualismo. Tal fenômeno alimentou uma lógica cultural e social baseada no consumo e no imediatismo. Inspirada em extensa bibliografia ela traça sua argumentação utilizando filósofos e teóricos da comunicação como Jean Baudrillard, Zygmunt Bauman e Paul Ricouer. A autora faz um levantamento aprofundado dos problemas advindos com a pós-modernidade e que desembocaram na crise da ética e na volatilidade da moral.

    E este é o ponto de partida do segundo capítulo. A cultura secular traz embutida uma crise da religião, pois a torna algo privado. Nesta parte ela faz uma análise das origens de tal ruptura e busca, apoiada em filósofos como Michel Onfray e teólogos como Andrés Torres Queiruga e Karl Rahner as raízes da crise das instituições e dogmas. Mas ela também investiga as saídas propostas para tais impasses. Ao mesmo tempo em que acontece a troca de paradigmas que liberta a sociedade do “ópio” da religião reaparece a sede pelos Mistérios e pela mística em distintas formas.

    A experiência religiosa ou mística será, portanto, o foco do terceiro capítulo. Para a autora, distinguir e delimitar experiência religiosa, experiência mística, experiência de Deus e experiência Cristã de Deus é a questão central da obra. Uma vez ultrapassado este estágio ela se deterá sobre a importância da narrativa na experiência de Deus hoje. Isto, segundo ela, possibilitará um verdadeiro acesso ao Mistério de Deus, às vezes dificilmente perceptível no movediço contexto atual. E ai cabe distinguir o que seria tal vivência, no mundo contemporâneo permissivo, plena de encantos provisórios, da outra abordagem, na qual a experiência religiosa e mística envolve comprometimento e contato mais intimo com o Sagrado.

    A obra O Mistério e o mundo leva o leitor a refletir também sobre a experiência do Sagrado através de histórias de vida que apresentam propostas radicais de amor ao outro: a biografia da ativista norte-americana Dorothy Day, convertida ao catolicismo; a trajetória de Esther Hillesum, jovem judia, herdeira de uma longa tradição espiritual, e que enfrentou bravamente a ocupação nazista; a vida de doação e amizade aos pobres do jesuíta Egide van Broeckhoeven, nascido na Antuérpia, mostram que o homem ainda busca o contato com o Mistério de Deus. E quando isto acontece, ele transcende suas limitações. Dentro ou fora da Igreja e das instituições religiosas, os místicos ensinam que experimentar o contato com Deus os conduz a uma paixão ardente por este mundo pulsante e também sensorial. E é isto que os motiva a trabalhar sem cessar por sua redenção e transformação.


    Perguntas e respostas

    Qual informação você precisa?

    Pergunte para Rocco

    Não fizeram nenhuma pergunta ainda. Faça a primeira!