Anúncio pausado.

Características

  • Marca Fontoura
  • Subgêneros Esportes
  • ISBN 9788583340331

Descrição

Autor: Luiz Antônio Silva Campos
2a edição - 2016
216 páginas
Formato: 16 x 23 cm
Impressão: 1 cor
Encadernação: brochura
ISBN: 978-85-8334-033-1

É comum ouvir alguém dizer: ''Esse professor tem um boa didática'' e as vezes completam: ''Ele nasceu para isso''. Nesse sentido, pode-se afirmar que a didática para uns se traduz na arte de ensinar, e possivelmente para aqueles que não concordam com essa ideia, se traduz na organização e na sistematização do processo de ensino e aprendizagem.

Neste livro busca-se entender essa organização e sistematização do processo para se tornar um professor de Educação Física com uma boa didática para ministrar aulas. Enquanto disciplina, tornou-se obrigatória nos cursos de licenciatura e consensualmente dividiu-se em ''geral'' e ''específica''. Essa última atende especificamente as características que cada uma das disciplinas que compõe o currículo escolar e impõe características peculiares no processo de ensiná-las.

De maneira geral a didática deve ser entendida na sua amplitude e na sua especificidade. Optou-se por uma análise e discussão enfocando ambas, porém, buscou-se uma ênfase maior no que diz respeito à didática específica da Educação Física.

Em vários estudos na Educação Física prevalece uma confusão em relação à disciplina, pois muitas vezes o título diz didática da área, contudo, percebe-se que tal estudo versa mais sobre uma ''metodologia de ensino'' e/ou uma ''técnica de ensino'', itens que fazem parte da didática enquanto disciplina, contudo não enfocam de forma mais ampla a organização e sistematização do processo.

No estudo procurou-se analisar as questões administrativas e pontuais do processo de ensino da Educação Física, buscando a compreensão do impacto real na prática sobre as abordagens de ensino ao ministrar uma aula; os passos e processos para a elaboração do planejamento do ensino desde a dimensão das políticas públicas até o planejamento de ensino do professor a ser desenvolvido na escola; a estrutura e a forma de elaboração de projetos de ação em Educação Física que poderão estar integrados ao projeto pedagógico da escola; e por fim, uma discussão analítica sobre a quais deverão ser as atitudes do professor na ''quadra de aula'', enfocando a organização do espaço pedagógico, a administração da quadra de aula, o registro das atividades e a relação professor aluno em uma aula de Educação Física.

Sumário

1. Questões teóricas da Educação Física Escolar
Introdução
Que Educação Física deve ser ensinada na educação básica

2. A didática e a didática da Educação Física
Didática
Educação Física escolar
Considerações finais

3. As abordagens pedagógicas de ensino da Educação Física
Introdução
Abordagem e/ou concepção e, ainda, ''ou tendência''
Tendências no ensino da Educação Física escolar
Reordenando o pensamento teórico das abordagens de ensino da Educação Física Escolar
Considerações finais

4. Planejamentos
Planejamento educacional
Planejamento escolar
Plano de ensino
Plano de aula

5. Projetos
Projetos em Educação Física Escolar
Projeto pedagógico
Passos na elaboração e execução de projetos
Projeto de ação

6. Organização, administração e relações
A organização do espaço pedagógico
Administrando a quadrade aula
O registro das atividades ministradas
Relação professor e aluno
Referências

2 vendidos

Livro Didática Da Educação Física

R$ 42

Anúncio pausado

Informações da loja

Olist

Loja oficial no Mercado Livre

Compra Garantida com o Mercado Pago

Receba o produto que está esperando ou devolvemos o seu dinheiro

Garantia da loja

Garantia do vendedor: 30 dias

Saiba mais sobre garantia

Entrega no seu endereço

Saiba mais sobre as formas de envio
Publicidade

Anúncio #1145653156

Denunciar