Diretor De Escola São José Do Rio Preto Sp 2018 Apostila
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Características do produto
Características principais
Autor | Editora Decisão |
---|---|
Idioma | Português |
Editora do livro | Editora Decisão |
Outros
Tipo de narração | Teórico-Didática |
---|
Descrição
Acompanha CD-ROM interativo de todas as matérias.
354 páginas.
Apostila Impressa.
Contem testes com gabaritos de todas as matérias.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP
DIRETOR DE ESCOLA
CONHECIMENTOS GERAIS
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários)
2. Sinônimos e antônimos
3. Sentido próprio e figurado das palavras
4. Pontuação
5. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido
que imprimem às relações que estabelecem
6. Concordância verbal e nominal
7. Regência verbal e nominal
8. Colocação pronominal
9. Crase
RACIOCÍNIO LÓGICO
1. Problemas de raciocínio lógico envolvendo situações do cotidiano e conceitos da Matemática básica
2. Tratamento da informação: análise e interpretação de dados fornecidos por meio de gráficos e tabelas na perspectiva da
Matemática básica
3. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos
numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal,
conjuntos numéricos complexos)
4. Números e grandezas proporcionais, razão e proporção, divisão proporcional
5. Regra de três simples e composta
6. Porcentagem
7. Raciocínio sequencial
8. Orientação espacial e temporal; formação de conceitos; discriminação de elementos
9. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
BIBLIOGRAFIA
1. ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011
2. ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: vozes, 2013
3. CARVALHO, Fabio C. A.; IVANOFF, Gregório Bittar. Tecnologias Que Educam: Ensinar e Aprender Com as Tecnologias de
Informação e Comunicação. 1ª ed. Pearson, 2009
4. CHRISPINO, A. & CHRISPINO, R. A mediação do conflito escolar. São Paulo: Biruta, 2011
5. COLL, Cesar. Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinar com Tecnologias da Informação e da Comunicação. Artmed,
2010
6. FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez,
2008
7. FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Angela da S. (org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e
compromissos. São Paulo: Cortez, 2004
8. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011
9. GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José E. Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 2001
10. GANDIM, Danilo. Planejamento como pratica educativa. Loyola, 2017
11. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001
12. IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional. São Paulo: Cortez, 2000
13. LERNER, D. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. 1ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2002
14. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004
15. LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de. e TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar; políticas, estrutura e
organização. São Paulo: Cortez, 2010
16. LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Petrópolis: Vozes, 2010
17. BRASIL. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Petrópolis: Vozes, 2010. Série Cadernos de Gestão
18. BRASIL. Liderança em gestão escolar. Petrópolis: Vozes, 2010. Série Cadernos de Gestão
19. LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1999
20. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer. São Paulo: Moderna, 2006
21. MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos T. e BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica.
Campinas: Papirus, 2000
22. NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.) Os professores e a sua formação. Lisboa:
Publicações Dom Quixote. 1992
23. NUNES, A. O. Como restaurar a paz nas escolas: um guia para educadores. São Paulo: Contexto, 2012
24. PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. 21. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. Capitulo 1
25. SACRISTÀN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a pratica. Editora Penso, 2017
26. SANDER, Benno. Políticas públicas e gestão democrática da educação. Brasília: Líber livro, 2005. Cap. 4 e 5
27. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política.
Campinas-SP: Autores Associados, 2008
28. VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento – projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo:
Libertad, 2002
29. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus
Editora, 1995
30. VIEIRA, Sofia Lercher (org). Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002
31. VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984
32. WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: 2.ª ed. Ed. Ática, 2002
33. ZABALA, Antoni. A Prática Educativa-Como ensinar. 1.ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 1998
34. ZABALZA, Miguel Antonio. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998
DOCUMENTOS OFICIAIS E LEGISLAÇÃO
1. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil – Artigos 205 a 214
2. BRASIL_. Lei Federal n.º 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA
3. BRASIL_. Lei Federal n.º 9.394/1996 e alterações – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
4. BRASIL. Lei n.º 13.005/2014 – Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providencias
5. BRASIL. Decreto n.º 7.611/2011 – Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras
providências
6. BRASIL. Ministério da Educação. Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Brasília, 2004
7. BRASIL. Ministério da Educação Ensino Fundamental de Nove Anos – Orientações Gerais. Brasília, 2004
8. BRASIL. Ministério da Educação. – Ensino Fundamental de nove anos – Orientações para a inclusão da criança de seis anos de
idade. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2007
9. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva
da Educação Inclusiva. Brasília: Secretaria da Educação Especial, 2010
10. BRASIL. Ministério da Educação. Práticas cotidianas na educação infantil – Bases para a reflexão sobre as orientações
curriculares. Secretaria de Educação Básica e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Brasília, 2009
11. BRASIL. Parecer CNE/CP n.º 03/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas
12. BRASIL. Parecer CNE/CEB n.º 20/2009 – Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
13. BRASIL. Parecer CNE/CEB n.º 11/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 09 (nove) anos
14. BRASIL. Resolução CNE/CEB n.º 04/2009 – Institui Diretrizes operacionais para atendimento Educacional especializado na
Educação Básica, modalidade especial
15. BRASIL. Resolução CNE/CEB n.º 05/2009 – Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
16. BRASIL. Resolução CNE/CEB n.º 04/2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
17. BRASIL. Resolução CNE/CEB n.º 07/2010 – Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos
18. BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 01/2004 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais
e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
19. BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 02/2017 – Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada
obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica
20. ONUBR. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável
21. SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Secretaria Municipal de Educação. Matriz Curricular para a Educação Infantil. São José do Rio Preto,
SP, 2010
22. BRASIL. Secretaria Municipal de Educação. 1º Manual de orientação técnicas integrando o cuidar e o educar na Educação Infantil.
São José do Rio Preto SP, 2017
23. BRASIL. Conselho Municipal de Educação. Deliberação n.º 01/2009 – Estabelece diretrizes para a oferta da Modalidade de
Educação de Jovens e Adultos-EJA, Ensino Fundamental e Médio, nas instituições de educação do Sistema Municipal de Ensino
de São José do Rio Preto
24. BRASIL. Conselho Municipal de Educação. Deliberação n.º 02/2010 – Dispõe sobre Diretrizes para a elaboração dos Regimentos
Escolares das instituições escolares do Sistema Municipal de Ensino
25. BRASIL. Conselho Municipal de Educação. Indicação n.º 02/2001 – Estabelece diretrizes sobre a construção coletiva da Proposta
Pedagógica das Escolas Públicas do Sistema Municipal de Ensino
26. BRASIL. Conselho Municipal de Educação. Indicação n.º 01/2010 – Dispõe sobre Diretrizes para a elaboração dos Regimentos
Escolares das instituições do Sistema Municipal de Ensino
27. BRASIL. Lei n.º 8.053/2000 – Dispõe sobre o Sistema Municipal de Ensino e estabelece normas gerais para a sua adequada
implantação
28. BRASIL. Lei Complementar n.º 138/2001 – Dispõe sobre o estatuto, plano de carreira, vencimentos e salários do magistério
público de São José do Rio Preto e dá outras providencias correlatas
29. BRASIL Lei n.º 11.767/2015 – Aprova o Plano Municipal de Educação – PME
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