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Características principais

Subtítulo do livro
E Seu Papel Como Articulador Do Fotoclubismo
Série
História, Teoria e Crítica da Fotografia no Brasil
Autor
Marly T.C. Porto
Idioma
Português/Inglês
Editora do livro
GRAO
Capa do livro
Mole
Com índice
Sim
Ano de publicação
2018

Outros

Quantidade de páginas
77
Altura
25 cm
Largura
18 cm
Peso
200 g
Com páginas para colorir
Não
Com realidade aumentada
Não
Tradutores
Cello Sawczuk
Gênero do livro
Fotografia,História
Subgêneros do livro
Foto Cine Clube Bandeirante [FCCB] Fotoclubismo Fotografia moderna Eduardo Salvatore, São Paulo
Tipo de narração
Manual
Tamanho do livro
Médio
Idade mínima recomendada
15 anos
Escrito em letra maiúscula
Não

Descrição

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A autora demonstra o valor de Salvatore como um pioneiro inspirado que buscou promover distintivamente o vocabulário do visual modernista. O livro revela seu papel fundamental para o fotoclubismo – um fenômeno verdadeiramente global na fotografia criativa até então ignorado. Livro ilustrado em edição bilíngue (português / inglês), com 80 páginas, sobre o Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB), entidade presidida por Eduardo Salvatore entre 1943 e 1990.

O fenômeno do fotoclubismo no Brasil tem sido objeto de diversos estudos nos últimos anos. Quando se trata do fotoclubismo em São Paulo, privilegia-se, em geral, a instauração de uma linguagem moderna graças ao experimentalismo dos representantes do FCCB. Essa produção tem recebido uma grande atenção por parte do circuito artístico que vem realizando exposições, tanto coletivas quanto individuais e, subsequentemente, tem ocorrido o aumento do número de matérias sobre o tema na imprensa.

Além disso, instituições museológicas como o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e a Tate Modern, em Londres, veem adquirindo para seus acervos obras de fotógrafos integrantes do Bandeirante – fato determinante no processo recente de reconhecimento da importância dessa associação para a história da fotografia brasileira.

O texto aborda a história do Bandeirante no período compreendido entre 1942 e 1959. Esse recorte temporal teve como ponto de partida a realização do 1º Salão Paulista de Arte Fotográfica, que pouco depois passou a ser internacional, e estendeu-se até o fim da década de 1950, quando o FCCB começou a perder o espaço que havia conquistado junto ao circuito de arte.

A partir do início dos anos de 1960, o Salão Internacional de Arte Fotográfica de São Paulo começa a perder a representatividade que tinha alcançado na década anterior até ser extinto em 1989. O texto destaca várias iniciativas de Salvatore que contribuíram para a expansão do fotoclubismo no Estado de São Paulo. O livro é ilustrado com fotografias - muitas inéditas - de Eduardo Salvatore produzidas no período.

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