Características principais

Título do livroXuxa Mega Marketing de Gênero, Raça e Modernidade
AutorAmelia Simpson
IdiomaPortuguês
EditoraSumaré 1994
FormatoPapel

Outras características

  • Gênero do livro: Ciências exactas

  • Subgêneros: Matemáticas

  • Tipo de narração: biografia

  • ISBN: 000000000000

Descrição

Amelia Simpson,
Xuxa: Mega-Marketing de Gênero, Raça e Modernidade
Sumaré
1994

bom estado,capa original,a65-x10, escasso, saiba mais ...

Apesar de se tratar de uma observadora "outsider", externa à cultura brasileira, a autora traz reflexões interessantíssimas sobre a configuração da cultura midiática nacional, analisando, especificamente, a biografia da maior celebridade que a mídia verde-e-amarela já criou: "Xuxa", a eterna personagem de Maria da Graça Meneghel.

Como se não bastante os "insights" a respeito da adoração da figura da Xuxa, no Brasil, e sua função de conservação ideológica das presentes relações entre os sexos e as raças, a leitura da obra se Simpson é divertidíssima - especialmente para aqueles que, como eu, viveram nas "espetaculares" (em toda a acepção da palavra) décadas de 1980 e 1990.

Sua acidez, seu senso de sarcasmo e sua brilhante capacidade de descrição, tanto de fotografias de época quanto da estrutura de operação dos programas apresentados pela "Rainha dos Baixinhos", garantirão não apenas reflexões profundas sobre nossa realidade e o poder da mídia na manutenção da ordem simbólica vigente, mas também boas risadas e uma certa (e contraditória) sensação de nostalgia.

A figura de Xuxa nada foi além de uma grande construção simbólica: consciente e cuidadosamente forjada, nos seus mínimos detalhes, de modo a cumprir certas funções culturais de grande amplitude, Xuxa aparece como um ícone hiper-real, uma fantoche que serve a interesses ideológicos.


Desse modo, a análise acaba por seguir uma linha pós-estruturalista que poderia ser aproximada a perspectivas inescapáveis sobre a realidade, como as de Michel Foucault e Jean Baudrillard. Em verdade, uma comparação entre o livro de Simpson e a obra de Baudrillard, "Simulacros e Simulação", é quase inevitável: aos olhos dos dois autores, torna-se impossível saber a diferença entre o "real" e o "irreal" - em verdade, o real aparece como morto, substituído pelo conceito de "hiper-real", uma distorção exagerada do real.

No caso específico aqui tratado, como desvencilhar o que seria "verdade" sobre a história de Xuxa, daquilo que seria orquestradamente criado e gerido por homens por detrás das cortinas?


Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto.

Perguntas e respostas

Qual informação você precisa?

Pergunte ao vendedor

Não fizeram nenhuma pergunta ainda. Faça a primeira!

Usado

Xuxa Marketing Gênero Racismo Machismo Feminismo História

R$300

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Último disponível!

  • Compra Garantida, receba o produto que está esperando ou devolvemos o dinheiro.

Informações sobre o vendedor

Localização

São Paulo, São Paulo

  • 179

    Vendas nos últimos 5 anos

  • Não oferece um bom atendimento

  • Entrega os produtos com atraso

    Ver mais dados deste vendedor

    Garantia

    Compra Garantida com o Mercado Pago

    Receba o produto que está esperando ou devolvemos o seu dinheiro

    Garantia do vendedor

    Nos comprometemos a enviar os livros segundo o comentário descritivo. Garantimos a excelência de nossos livros de acordo com o anunciado, caso haja alguma dúvida sobre quaisquer de nossos livros, por favor, pergunte-nos.

    Meios de pagamento

    Cartões de crédito

    Pague em até 12x!

    Cartões de débito

    Boleto bancário

    Publicidad