Características

  • Título do livro Apostila Franca SP Professor PEB I Educação Básica 2018 Concurso Atualizada
  • Autor Editora Decisão
  • Idioma Português
  • Editora Editora Decisão
  • Formato Papel
  • Tipo de narração Teórico Didática

Descrição

Acompanha CD-ROM interativo de todas as matérias.
392 páginas.
Apostila Impressa.
Contem testes com gabaritos de todas as matérias.
Atualizada 2018

ÍNDICE

PORTUGUÊS

1. Questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto.........
2. Conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma......................
3. Aplicação da Ortografia oficial..................................................
4. Acentuação gráfica...............................................................
5. Pontuação........................................................................
6. Classes gramaticais..............................................................
7. Concordância verbal e nominal....................................................
8. Pronomes: emprego e colocação....................................................
9. Regência nominal e verbal........................................................
TESTES..............................................................................
GABARITO............................................................................

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
1. Concepção de educação e escola...................................................
2. Concepção de educação infantil e ensino fundamental..............................
3. Função social da escola e compromisso social do educador.........................
4. A construção de identidades nas interações.......................................
5. A ludicidade como dimensão humana................................................
6. Educação: cuidar e educar........................................................
7. Políticas educacionais...........................................................
8. Projeto político-pedagógico: fundamentos para orientação, planejamento e
implementação de ações na criação de condições para o desenvolvimento humano, com
foco no educando, dentro do processo ensino-aprendizagem............................
9. Currículo como construção sócio-histórico e cultural.............................
10. Processo ensino-aprendizagem: Alfabetização e Letramento........................
11. Avaliação e registro............................................................
12. Organização da escola centrada no processo de aprendizagem e desenvolvimento do
educando: ciclos - os tempos da vida humana.........................................
13. Educação inclusiva..............................................................
14. Gestão participativa na escola..................................................
15. Parâmetros Curriculares Nacionais...............................................
TESTES..............................................................................
GABARITO............................................................................

BIBLIOGRAFIA

1. ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma escola Reflexiva. 6ª ed. São
Paulo: Cortez. 2008.................................................................
2. AQUINO, Júlio Groppa. Indisciplina: o contraponto das escolas democráticas. São
Paulo: Moderna. 2003................................................................
3. ARROYO, MIGUEL G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2000. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006..................................
4. ARROYO, MIGUEL G. Indagações sobre o Currículo: - Caderno 1 - Os Educandos, seus
direitos e o Currículo - Arroyo, Miguel; Caderno 2 - Currículo e Desenvolvimento
Humano - Elvira Souza Lima; Caderno 3 - Currículo, Conhecimento e Cultura - Antonio
Flávio Moreira e Vera Maria Candau; Currículo e Avaliação - Claudia Moreira
Fernandes e Luiz Carlos de Freitas..................................................
5. CAVALLEIRO, Eliane (org.). Racismo e anti-racismo na educação - repensando a

Apostilas Decisão Apostilas Decisão
nossa escola. São Paulo: Summus/ Selo Negro, 2001...................................
6. CASTORINA, J.A. et al. Piaget-Vigotsky: novas contribuições para o debate. São
Paulo: Ática, 1998..................................................................
7. COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1996......
8. CORTELLA, Mario Sergio. A Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e
Políticos. São Paulo: Cortez, 1999..................................................
9. DANTAS, H.; OLIVEIRA M.P.K; TAILLE Yves; Piaget, Vigotsky e Wallon, Teorias
Psicogenéticas em Discussão. São Paulo. Edit Summus, 1992...........................
10. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz
e Terra, 2003.......................................................................
11. GADOTTI, Moacir. Educar para a Sustentabilidade: uma contribuição à década da
Educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto
Paulo Freire, 2008..................................................................
12. GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo:
Instituto Paulo Freire, 2009........................................................
13. HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora – uma prática em construção da pré-escola
à universidade. Porto Alegre. Mediação, 1998........................................
14. LIMA, Elvira Souza. Diversidade e Aprendizagem. São Paulo: Sobradinho, 2005.....
15. LIMA, Elvira Souza. Diversidade na Sala de Aula. São Paulo: Sobradinho, 2005....
16. LIMA, Elvira Souza. Desenvolvimento e Aprendizagem na Escola. São Paulo:
Sobradinho, 2002....................................................................
17. MANTOAN, Maria Teresa Egler e colaboradores. Inclusão Escolar. O que é? Por quê?
Como fazer. São Paulo: Moderna, 2003................................................
18. PERRENOUD, Philippe. Dez competências para ensinar. Porto Alegre, Artes Médicas
– Sul 2000, cap. 2 a 6..............................................................
19. RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor
qualidade. São Paulo, Cortez, 2001..................................................
20. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de
Janeiro. Editora....................................................................
21. SAMPAIO, Rosa Maria W. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo,
Scipione,1989.......................................................................
22. SOARES, Magda Becker. O que é letramento e alfabetização. In: Letramento, um
tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003...............................
23. VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento - Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto
Político Pedagógico, São Paulo: Libertad, 2002......................................
24. VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins
Fontes, 2001........................................................................
25. WHITAKER, F.F. Planejamento - Sim e Não. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002...

CONHECIMENTOS DE LEGISLAÇÃO

A) LEGISLAÇÃO FEDERAL:
1. Constituição da República Federativa do Brasil – Artigo 5º, Artigos 37 ao 41, 205
a 214 e 227 ao 229..................................................................
2. Lei Federal nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as Diretrizes e
Bases da Educação Nacional..........................................................
3. Parecer CNE/CEB nº 14/99, de 14/09/1999 - Diretrizes Curriculares Nacionais da
Educação Escolar Indígena...........................................................
4. Resolução CNE/CEB nº 3/99, de 10/11/1999- Fixa Diretrizes Nacionais para o
funcionamento das escolas indígenas e dá outras providências........................
5. RESOLUÇÃO CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos..........................
6. Parecer CNE/CEB 17/2001, publicado DOU de 17/08/2001 – Diretrizes Nacionais para
a Educação Especial na Educação Básica..............................................
7. LEI FEDERAL n.º 10172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de
Educação............................................................................
8. Resolução CNE/CEB nº. 02, de 11 de setembro de 2001 – Institui Diretrizes
Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica...............................
9. LEI FEDERAL nº 10.793, de 1º de dezembro de 2003. Altera a redação do Artigo 26,
§ 3º, e do Artigo 92 da Lei Federal 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional...................................................................
10. Parecer CNE/CP nº 03/04, de 10/3/2004 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-

Apostilas Decisão Apostilas Decisão
Brasileira e Africana...............................................................
11. Resolução CNE/CP nº 01/04, de 17/06/2004 – Institui Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e
Cultura Afro-Brasileira e Africana..................................................
12. LEI FEDERAL nº 11.114, de 16 de maio de 2005. Altera os Artigos 6º, 30, 32 e 87
da Lei Federal nº 9.394/96, com o objetivo de tornar obrigatório o início do Ensino
Fundamental aos seis anos de idade..................................................
13. Resolução nº. 3 – CNE-CEB, de 03 de agosto de 2005 – Define normas nacionais
para a ampliação do Ensino fundamental para nove anos de duração....................
14. LEI FEDERAL nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos Artigos
29, 30,32 e 87 da Lei Federal nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o Ensino
Fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade..........
15. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009 - Fixa as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.....................................
16. Lei nº. 11.274 de 6 de fevereiro de 2006 - Altera a redação dos arts. 29, 30, 32
e 87 da Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases
da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino
fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade..........
17. Lei 10639/03 – Estabelece a diretriz da educação nacional para incluir na rede
de ensino a obrigatoriedade da temática “Historia e Cultura Afro – Brasileira”......
18. Parecer CNE/CEB nº 20, de 11 de novembro de 2009 – Revisão das Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.....................................
19. Parecer CNE/CEB nº 11/2010, aprovado em 7 de julho de 2010 – publicado no DOU
09/12/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove)
anos................................................................................
20. RESOLUÇÃO CNE/CEB nº 7, de 14/12/2010, publicado no DOU de 15/12/2010 – Fixa
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos e revoga a
Resolução CNE/CEB nº 2, de 7 de abril de 1998.......................................
B) LEGISLAÇÃO ESTADUAL
21. DELIBERAÇÃO CEE nº 09, de 30 de julho de 1997 – Institui, no sistema de ensino
no Estado de São Paulo, o regime de progressão continuada no Ensino Fundamental.....
22. INDICAÇÃO CEE nº 08, de 30 de julho de 1997 – Progressão Continuada.............
23. INDICAÇÃO CEE nº 22, de 17 de dezembro de 1997 – Avaliação e Progressão
Continuada..........................................................................
C) LEGISLAÇÃO MUNICIPAL
24. Lei nº 4972 de 11 de fevereiro de 1998..........................................
TESTES..............................................................................
GABARITO............................................................................

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. ABRAMOWICZ, A. e WAJSKOP, G. Leitura e Escrita in: Educação infantil: Creches:
Atividades para crianças de zero a seis anos. São Paulo: Moderna, 1999..............
2. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Livro
Técnico Científico, 1975............................................................
3. ARROYO, MIGUEL G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2000.........................................................................
4. BARBOSA, Maria Carmen; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na
Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2007.......................................
5. BENJAMIM, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo:
Duas Cidades; Editora 34, 2002. (Coleção Espírito Crítico)..........................
6. BEAUCHAMP, Jeanete. Integração de creches e pré-escolas e habilitação de
professores: qualidade na Educação Infantil. Revista Criança do Professor de
Educação Infantil, v. 39, Brasília, p. 10-11, abr. 2005.............................
7. BRASIL, Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para Educação
Infantil. Brasília:MEC/SEF, 1998. v.1,2 e 3.........................................
8. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª série) Brasília: MEC/SEF, 1997
9. BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2001...................
10. CAMPOS, Maria Malta, (Org). Creches e pré-escolas no Brasil. São Paulo: Cortez;
Fundação Carlos Chagas, 1995........................................................

Apostilas Decisão Apostilas Decisão
11. DANTAS, H.; OLIVEIRA M.P.K; TAILLE Yves; Piaget Vigotsky Wallon, Teorias
Psicogenéticas em Discussão, São Paulo, Summus, 1992................................
12. EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN. George. As Cem Linguagens da Criança.
Porto Alegre: Artmed, 1999..........................................................
13. FARIA, Ana L.G. Educação pré-escolar e cultura, São Paulo:Cortez,1999...........
14. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995........
15. KEPPE, Suely Maria. Novas perspectivas na Educação Infantil. São Paulo: Proton,
2007................................................................................
16. LERNER, Délia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário.
Porto Alegre: Artmed, 2002..........................................................
17. LIMA, Elvira Souza. Ciclos de Formação: uma reorganização do tempo escolar. São
Paulo: GEDH, 2002...................................................................
18. LIMA, Elvira Souza. A criança pequena e suas linguagens. São Paulo: GEDH, 2003..
19. LIMA, Elvira Souza. Como a criança pequena se desenvolve. São Paulo: GEDH, 2001.
20. LIMA, Elvira Souza. Diversidade e Aprendizagem. São Paulo: Sobradinho, 2005.....
21. LIMA, Elvira Souza. Diversidade na Sala de Aula. São Paulo: Sobradinho, 2005....
22. LIMA, Elvira Souza. Desenvolvimento e Aprendizagem na Escola. São Paulo:
Sobradinho, 2002....................................................................
23. LIMA, Elvira Souza. Quando a Criança não aprende a Ler e a Escrever. São Paulo:
Sobradinho, 2003....................................................................
24. MACHADO, M. Lucia de A. Encontros e desencontros em educação infantil. São
Paulo: Cortez, 2002.................................................................
25. MANTOAN, Maria Teresa Egler e colaboradores. Inclusão Escolar. O que é? Por quê?
Como fazer. São Paulo: Moderna, 2003................................................
26. OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e Métodos (Coleção
Docência e Educação). 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2007............................
27. OSTETTO, L. E. (Org.). . Encontros e encantamentos na educação infantil:
partilhando experiências de estágio. Campinas, Papirus, 2002........................
28. REGEN, Mina. Uma creche em busca da inclusão. São Paulo: Memnon Edições
Científicas Ltda.,1998..............................................................
29. SMOLE, Kátia. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências
múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003............................
30. SOARES, Magda Becker. O que é letramento e alfabetização. In: Letramento, um
tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003...............................
TESTES..............................................................................
GABARITO............................................................................

GUIA DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
CARO CANDIDATO,
“Durante a elaboração deste material, a Equipe Decisão empenhou-se em fazer chegar até Você um conteúdo da
melhor qualidade, obedecendo criteriosamente ao Programa constante do Edital deste Concurso. Vários profissionais
estão sempre envolvidos no processo de criação de nossas apostilas. Em virtude da urgência de finalização do material,
tal processo é extremamente delicado, e passa por muitas fases: elaboração, correção, digitação, diagramação,
impressão e encadernação. Durante esse processo todo, algumas falhas não intencionais podem ocorrer pelas quais
nos desculpamos antecipadamente. A Equipe Decisão coloca esses mesmos profissionais à sua disposição caso isso
ocorra ou mesmo para dirimir quaisquer dúvidas com relação ao conteúdo. Para isso, por favor, entre em contato
conosco utilizando-se dos nossos e-mails ou telefones que se encontram na capa desta apostila e no nosso site.
Desejamos que alcance seus objetivos e que façamos parte desse resultado.”

Desejamos a Você sucesso na sua nova carreira!
Equipe Apostilas Decisão

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