Preço por 100 gramas:

Anúncio pausado

Vendido por BHUMIAFARINA

+100 Produtos

+500

Vendas concluídas

Oferece um bom atendimento

Entrega os produtos dentro do prazo

Características do produto

Características principais

Marca
Bhumi Manjari

Outros

Nome da especiaria
Pimenta
Formato de venda
Unidade
Peso líquido
45 g
Tipo de embalagem
Plástica com Lacre de Pressão
Validade
1 anos

Descrição

Merkén - O Tempero Gourmet dos Bravos Mapuches

Merkén é um dos temperos mais populares do Chile, uma mistura de pimenta defumada, sementes de coentro tostadas e sal.
Tradicional da cozinha mapuche, o merkén é anti-inflamatório e analgésico e tem propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce.

Merkén - Pimenta Chilena Defumada

Com 70% de “ají cacho de cabra”, 20% de sal e 10% de sementes de coentro, o tempero pode ser usado para o cozimento de pratos variados, desde uma carne na brasa, um camarão salteado ou uma massa saborosa. Ela também pode ser utilizada depois do prato servido, para dar um toque especial à comida. 

O produto é vendido em embalagens plásticas com lacre de pressão e contém 45g de merkén artesanal importado diretamente do Chile.
Ingredientes: Pimenta Chifre de Cabra Defumada, Coentro e Sal. Produto Importado do Chile

Como usar?

Pode ser utilizado diretamente sobre os alimentos para adicionar um sabor defumado e levemente apimentado e salgado; ou utilizado durante a cocção de diferentes preparações culinárias.

Os povos chilenos o aplicam em tudo: nos coquetéis e no pisco; na manteiga, nas verduras, legumes e massas; nos queijos de vaca, cabra ou ovelha; no ceviche e no molho tártaro; nas empanadas e purês; nas receitas de peixe, nos moluscos e crustáceos; nas carnes vermelhas e brancas; e na finalização dos pratos.

Pode ser incorporado a qualquer prato requintado ou ser deixado à mesa para se temperar como quiser.

Algumas idéias mais usadas para o Merkén:

- Um condimento geral para temperar pratos como lentilhas, batatas douradas e legumes salteados;
- Adicionado a ensopados, tortas salgadas e purês;
- Polvilhado sobre os alimentos ou misturado a outras especiarias;
- Tempero para ferver com frutos do mar;
- Tempero para ceviches;
- Um toque para realçar o sabor do atum, cordeiro, porco ou pato;
- Uma adição ao amendoim ou azeitonas salgadas.

Como se usa o merkén?

Geralmente o merkén se usa em diferentes pratos culinários, no entanto também pode ser usado externamente, aplicando diretamente sobre a pele inflamada e como expectorante, usando seus vapores.

Seu uso na cozinha é muito extenso, você pode usá-lo em quase todos os pratos que imaginar, como condimento com carnes, peixes, ceviches ou verduras. É só encontrar o ponto e as quantidades ao seu gosto e deixar que seu paladar desfrute.

"Sal avermelhado, um tempero de sabor defumado e levemente picante."

Benefícios

Sal da culinária dos mapuches – o povo indígena da região centro-sul daquele país e do sudoeste argentino, que o inventou séculos atrás.

O merkén tradicional leva 70% de "ají" da variedade "cacho de cabra" (pimenta da família da caiena, cereja, jalapeño e peperoncino), primeiro desidratado e depois defumado no forno, sendo a seguir moído e acrescido de 20% de sal e 10% de sementes de coentro, tostadas e moídas.

O resultado é um pozinho vermelho com fragmentos de variadas tonalidades.

Os mapuches, ainda numerosos no Chile, onde formam aproximadamente 4% da população, tem o "ají" em alta conta. Além de louvarem sua capacidade de agregar sabor à comida, atribuem-lhe a função mágica de proteger contra a inveja e o mau-olhado e poderes medicinais como analgésico, anti-inflamatório e desinfetante.

O povo mapuche (gente da terra, na língua deles) é forte, bravo e orgulhoso. Enfrentou por quase três séculos o colonizador espanhol desde sua chegada ao extremo sul da América, na Guerra de Arauco. Não lhe deu trégua. Quando a Espanha autorizou seus soldados a escravizarem os índios detidos no conflito, em 1608, revidou ao invasor europeu com ataques surpresas às suas estâncias, roubando-lhe gado, mulheres e crianças. A Espanha acabou reconhecendo a autonomia dos territórios mapuches. Entretanto, após a independência do Chile e da Argentina, eles foram divididos em reduções e reservas. Atualmente, os índios continuam a lutar pelo reconhecimento dos territórios primitivos e reconhecimento da sua tradição. Obviamente, mesmo na comida do campo de batalha, nunca lhes faltou merkén.

Por que o Merkén é Rico em Nutrientes?

O principal ingrediente do merkén são as unidades de “aji” que contêm muitos benefícios para a sua saúde, entre eles:

• Ácido ascórbico (Vitamina C). É um potente antioxidante, inibidor da oxidação de lipídios. Age como depurador dos radicais livres e regula a distribuição e armazenamento do ferro.
• Vitamina A (Retinol). Sintetiza as proteínas e ajuda na saúde dos ossos, olhos, tecidos, pele e membranas mucosas. Estimula a reparação de tecidos danificados. Melhora a visão e é um grande antioxidante.
• Capsaicina. É o composto químico que determina a quantidade de picante que contêm as diversos unidades de aji. Embora o sabor picante não seja muito apreciado em vários países, em grande parte da cozinha americana é comum, como a peruana e a mexicana. A capsaicina é um analgésico natural, também antioxidante e anticancerígeno. Também ajuda a reduzir a dor e a inflamação.
• Outros nutrientes. Embora o contenha em menor quantidade, o coentro também tem vitaminas A, B, C, E e K, também contém minerais como o potássio, magnésio e fósforo. Age como antioxidante (tanto que se diz que ajuda a eliminar metais tóxicos do seu organismo), também ajuda a eliminar mucosidades e melhora a digestão.

O Merkén
Um condimento picante chileno com grandes benefícios
Uma especiaria ideal para dar sabor às refeições

Em qualquer casa, geralmente, se condimenta com o básico, sal, pimenta e talvez pimentão. Entretanto, há uma ampla gama de condimentos que por sua pouca difusão ou por não saber como usá-los estão bastante esquecidos.

O merkén, um condimento picante chileno com grandes benefícios, é um deles. Sua história remonta aos inícios da cozinha mapuche e está composta por vários ingredientes.

O merkén combina várias unidades de aji, alguns picantes e outros defumados. Originalmente se coletavam quando estavam verdes, em seguida se esperava que ganhassem cor vermelha e se deixava secar no sol. Também contém coentro torrado e sal. Esta combinação de ingredientes dá ao merkén um sabor e aroma únicos, entre picante e defumado, com uma linda tonalidade de diferentes vermelhos.

* Nossas masalas são produzidas em pequena escala com matéria-prima pura e de primeira qualidade, para produzir e entregar sempre produtos indiscutivelmente frescos, aromáticos e com a máxima potência disponível.

Curiosidades: A ingestão de especiarias é amplamente associada à benefícios relacionados a digestão, além de ser um produto alternativo para a redução da quantidade de sal. Atribui-se ainda ao tempero propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo e promovem queimas calóricas ao longo do dia.

Alguns dos seus benefícios conhecidos das especiarias são:

• auxiliam o processo digestivo;
• seu uso é bastante indicado na redução do consumo de sal e açúcar;
• possuem princípios ativos com propriedades medicinais;
• inibe o excesso de acidez e controla o fogo digestivo;
• estimulam a produção de enzimas envolvidas na digestão;
• facilitam a absorção dos nutrientes;
• aquece o corpo no inverno e são indispensáveis em dias quentes para o equilibro do corpo;
• proporciona equilíbrio para um fogo digestivo saudável e a produção de tecidos;
• possui propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo, promovendo queimas calóricas ao longo do dia;
• entre tantos outros...

NÃO CONTÉM GLÚTEN | NÃO CONTÉM SÓDIO.
Produto artesanal | Pronto para consumo | 100% especiarias naturais
Peso bruto 90g - Embalagem plástica com lacre de pressão.
Produto isento de registro no MS Conforme RDC n: 278/2005.
Válido por 1 ano após a data de fabricação.

As Melhores Receitas Merecem os Melhores Temperos!

Bhumi Manjari | Masalas Gourmets
Comércio de Chás, Masalas e Produtos Agroecológicos
Produtores da Serra Gaúcha/RS

Perguntas e respostas