Pague parcelado sem juros

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Informações sobre o vendedor

  • +1000

    Vendas concluídas

  • Ofereça um bom atendimento

Ver mais dados deste vendedorVai abrir em uma nova janela

Descrição

No caso de semicondutores o fabricante pode variar, sendo que as características do produto não variam, caso necessite de um fabricante em específico, por favor, ante de finalizar a sua compra entre em contato conosco para saber da disponibilidade em estoque para o fabricante desejado lhe retornaremos com a maior previdade possível.
** A garantia é contra defeitos de fabricação. Semicondutores não possuem garantia devido a extrema sensibilidade dos mesmos, devendo o técnico zelar por sua correta instalação e utilização,






Um potenciómetro (português europeu) ou potenciômetro (português brasileiro) é um componente eletrônico que possui resistência elétrica ajustável.

Geralmente, é um resistor de três terminais onde a conexão central é deslizante e manipulável. Se todos os três terminais são usados, ele atua como um divisor de tensão.

Existem comercialmente, potenciômetros confeccionados com substrato em fio e carvão condutivo, a depender da corrente elétrica que circula nestes.

Há potenciometros cujo giro é de 270 graus e outros de maior precisão chamados multivoltas.

Em relação à curva de resposta em função do ângulo de giro do eixo, existem dois tipos de potenciómetros, os lineares (sufixo B ao final do código) e os logarítmicos (sufixo A ao final do código comercial do valor).

Exemplo de especificação de potenciômetro linear: 50 KO, ou seja, de 50.000 ohms, linear.

Os potenciômetros lineares possuem curva de variação de resistência constante (linear) em relação ao ângulo de giro do eixo.

Os potenciômetros logarítmicos, por sua vez, apresentam uma variação de resistência ao ângulo de giro do eixo mais adaptada à curva de resposta de audibilidade do ouvido humano.

Considerando um aparelho de som, os potenciometros lineares são recomendados para uso em controle de tonalidade (graves, médios e agudos) já os logarítmicos são mais recomendados para controles de volume.

Perguntas e respostas

Qual informação você precisa?

Não fizeram nenhuma pergunta ainda. Faça a primeira!