 | Pedro Almodóvar, o mais consagrado dos cineastas espanhóis em atividade, realizou o filme mais homoerótico de sua carreira, com um elenco quase que exclusivamente masculino. Numa intriga complexa e intimista, que vai e volta no tempo e destrincha os fatos como num autêntico quebra-cabeças, Almodóvar lida com a opressão religiosa durante o regime franquista, a ambigüidade sexual e os traumas do passado, desafiando o espectador a desamarrar os nós da história como muitas vezes foi proposto pelo mestre do suspense, Alfred Hitchcock. Dois meninos, Enrique e Ignácio, compartilham uma dramática experiência num colégio jesuíta, no qual a pedofilia de um dos padres, Manolo (Daniel Gimenez Cacho), era um segredo mal-escondido. Separados um do outro por 16 anos, os dois jovens se reencontram num momento em que Enrique (Fele Martínez, de A Sétima Vítima) tornou-se um renomado diretor de cinema, e Ignácio (Gael García Bernal, de Diários de Motocicleta) tenta lhe vender um roteiro que escreveu, acreditando em seu potencial para se tornar um filme. A trama de Ignácio nutre-se profundamente do universo de sexualidade clandestina oculto no colégio católico, convertendo-se assim numa oportunidade para que os dois jovens exerçam um longamente adiado ajuste de contas com o padre. Autêntico melodrama que lida com os riscos do desejo descontrolado, este noir almodovariano soma paixões proibidas, troca de identidades, culpa, raiva e medo num caldeirão explosivamente latino e de alta voltagem. Ainda no elenco, Javier Cámara (Fale com Ela).
- Diretor: Pedro Almodóvar
- Elenco: Gaël García Bernal, Fele Martinez, Daniel Gimenez Cacho, Javier Cámara, Lluis Homar, Petra Martínez, Leonor Watling
- País de Origem: Espanha
- Ano de Produção: 2004
- Tipo: Novo
- Formato de tela: Widescreen
- Idioma de áudio: Português / Espanhol
- Idioma de legenda: Português / Inglês / Espanhol
- Extras: Menu Interativo, Seleção de Cenas e Trailer
- Festivais e Prêmios:
FILME DE ABERTURA DO FESTIVAL DE CANNES Indicado ao BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro. Indicado ao César de Melhor Filme Europeu. Indicado ao Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro. 7 indicações ao European Film Awards, nas categorias: Melhor Filme, Diretor, Roteiro, Fotografia, Trilha Sonora, Melhor Diretor - Júri Popular e Melhor Ator - Júri Popular (Fele Martinez). 4 indicações ao Goya, nas categorias: Melhor Filme, Diretor, Direção de Arte e Desenho de Produção.
|