Coleção Play #1-6 Tecnologia Games Internet Cinema Geeks
|
|||||||||||||||||||||
Revista Play #3
A nova edição chega às bancas com capa dedicada ao filme mais esperado do ano: Star Wars - Episódio II - Ataque dos Clones... A nova edição chega às bancas com capa dedicada ao filme mais esperado do ano: Star Wars - Episódio II - Ataque dos Clones, que chega aos cinemas americanos este mês. A matéria de capa da revista conta os planos do criador da série, George Lucas, para dominar o universo digital. Entre games, sites, efeitos especiais, filmes de fã e merchandising, a matéria disseca a obra de Lucas, além de trazer várias curiosidades sobre esta saga que revolucionou a história do cinema.
Além disso, a terceira edição da única revista de entretenimento eletrônico do mundo traz matérias como:
Anos 80
Damos uma geral na década que apresentou a eletrônica à cultura pop. Da revolução dos videogames aos computadores, da internet à MTV, da música sintética aos portáteis eletrônicos, a volta do RPM e a transformação do tênis em ícone pop graças ao auxílio da tecnologia e do design além de mais de 50 sites sobre a década que deu origem ao universo PLAY.
Moby
O produtor de música eletrônica mais conhecido do planeta ainda é um rosto desconhecido das massas. Mas isto pode mudar em seu novo disco, 18.
Coréia do Sul
O país da Copa do Mundo é a terra prometida dos videogames. Explicamos porquê.
HDTV
Um guia básico para entendermos a revolução da televisão digital.
Coletivos de DJ
Sem esperar pela mídia ou público, grupos de DJ se organizam em várias partes do Brasil para divulgar a música eletrônica.
Cornershop
A dupla anglo-indiana lança seu quarto disco (o primeiro após o aclamado When I Was Born for the 7th Time) e quer politizar a pista de dança.
Revistas culturais online
Enquanto uma série de revistas vão sendo fechadas no mundo de carne e osso, no universo virtual elas não páram de crescer. Damos uma geral nas principais publicações eletrônicas do Brasil, conversando com seus editores sobre os prós (e contras) de se fazer uma revista online em nosso país.
Wi-Fi
Rádio pirata com internet? O wi-fi (de wide-fidelity ou wireless-fidelity) é um movimento sem fios que quer resgatar a liberdade na rede.
Games de terror
Depois que o cinema de horror virou obviedade (graças à série Pânico), restou aos videogames a tarefa de meter medo no espectador. Os anos 90 assistiram a consolidação do gênero "horror de sobrevivência", consagrado em franquias como Alone in the Dark, Resident Evil, Silent Hill e Eternal Darkness. A revista também escolhe os 10 melhores jogos do gênero.
Trincheira Digital
Grupos antiglobalização e libertários em geral usam a internet para divulgar eventos e conscientizar as pessoas. Saibam quem são os principais nomes desta tendência no Brasil.
Hipertexto
A base da movimentação na internet o link antecede até mesmo a luz elétrica. Vamos discutir a história desta linguagem.
GO!
Notícias quentes do mundo digital: Fatboy Slim remixa Kylie Minogue, efeitos do filme do Homem-Aranha dobram o custo da produção, como montar um PC com apenas mil reais, novidades sobre celulares e portáteis, Sonic encontra Unreal, gravador de CD portátil, um jogo com o PIB maior que o da Rússia, trilha sonora de Blade 2, a cena eletrônica da Estônia, a volta do Rizoma, Rock Manager e Tom Bloch!
E mais: Gil Scott-Heron, Dudu Marote, Museu de Lendas Urbanas, Pacha, A.I. - Inteligência Artificial, Mogwai, Jair Oliveira, remix de videogames, Command & Conquer, fone sem fio, Jet Set Radio Future, Maximo, Medal of Honor, Dr., Dre, Rinôçerôse, Resident Evil, Sem Logo, Skol Beats, Tekken 4, Eletronika, Nixin, Final Fantasy XI, Tony Hawk, Lobão, Fuga das Galinhas, Clinic e Winning Eleven.
Revista PLAY #4
Os 50 artistas mais importantes do planeta, divas criadas no computador, E3 e seus lançamentos e ainda tudo sobre o Fórum de Software Livre. Independente do gênero ou estilo, a música está presente na vida de todos. Mas, como tudo no começo deste novo século, ela vem mudando: da transmissão de arquivos de som pela internet às facilidades em se fazer um disco sem sair do próprio quarto, passando por DJs, coletivos eletrônicos e bandas virtuais; a indústria fonográfica, artistas e público sentem, na pele, o vento da transformação.
E todas estas transformações estão diretamente ligadas a nova era do entretenimento eletrônico. Por isso, em sua quarta edição, a revista PLAY ordena esta nova realidade global, elegendo os 50 artistas mais importantes do planeta atualmente, entre músicos, produtores, DJs e multiinstrumentistas, reunindo nomes tão diferentes quanto O Rappa, Korn, Chemical Brothers, Björk, os Osbournes, Eminem, Foo Fighters, DJ Patife, Gorillaz, Nação Zumbi, Daft Punk, Moby e Kelly Key. Além destes, a revista ainda elege 20 brasileiros ainda desconhecidos do grande público, mas que estão sincronizados com a nova realidade da música pop.
Além das 14 páginas da matéria de capa, a revista ainda traz:
? Belezas pré-fabricadas Musas geradas por computador, divas criadas em programa de televisão, beldades arquitetadas para vender produtos e retocadas na ponta do bisturi ou com o cursor em programas de edição de imagem a beleza feminina hoje pode ser modelada antes mesmo de existir. E para os mais diversos fins: do lançamento de popstars à venda de produtos. PLAY investiga este universo, falando com os principais criadores da área, no Brasil. Além disso, nosso correspondente no Japão fala com os principais criadores das musas digitais do país, que é o berço das modelos em computação gráfica;
? Phillip K. Dick No mês em que Blade Runner completa vinte anos de idade e o filme Minority Report (de Steven Spielberg, com Tom Cruise) estréia nos EUA, contamos a história do autor destas duas histórias e muitas outras. No mundo do escritor de ficção-científica Phillip K. Dick, andróides, robôs e mutantes convivem com seres humanos, cada vez mais presos na paranóia dos estranhos dias do futuro eletrônico;
? E3 A feira Electronic Entertainment Expo, realizada em Los Angeles, é o coração de uma das indústrias mais rentáveis no ramo do entretenimento, a de videogames. A oitava edição da feira aconteceu no começo do mês de maio e nosso repórter estava lá. Entre as novidades da feira, está a consolidação dos games de tiro em primeira pessoa como principal tendência do mercado de jogos para computador, a ainda acirrada briga entre os consoles Xbox (da Microsoft), GameCube (da Nintendo) e PlayStation 2 (da Sony) e jogos para celular. A matéria ainda elege os dez principais lançamentos da feira, jogos que chegam ao mercado apenas no segundo semestre incluindo um jogo de guerra desenvolvido pelo próprio exército norte-americano!
? Fórum de Software Livre No mês de maio, Porto Alegre tornou-se a capital do software aberto, programas de computador que, ao contrário dos atuais, têm seu código-fonte (o DNA do software) livre, possibilidando qualquer programador a consertar problemas e a criar novas versões do mesmo. No fórum gaúcho, além do ambiente altamente comunitário dos seguidores desta mentalidade (que têm, no sistema operacional Linux, seu maior símbolo), conferimos, em entrevistas exclusivas, o que pensam as principais cabeças da área no mundo nomes como Jon "Maddog" Hall (número 1 do Linux mundial), Robert Chassell (presidente da Free Software Foundation), Larry Wall (criador da linguagem PERL) e Peter Salus (historiador do software livre).
? Exclusivo: Globo.com traz para o Brasil a marca-símbolo do fenômeno blog, o Blogger. É mais uma tentativa do portal em chegar ao topo da liderança do mercado.
? E mais: as opções de banda larga no Brasil e as melhores conexões para diferentes propósitos, sabão de cafeína, o Episódio II de Star Wars, fazendo música no GameBoy, entrevista com o DJ Anderson Noise, texto do pós-anarquista Hakim Bey, um site dedicado a enganar jornalistas e games, discos, livros e sites que fazem a diferença nos dias de hoje.
Revista PLAY #5
Revolução digital na prática
Computador e conexão à internet é o mínimo que cada um precisa para desafiar o mundo sem sair de casa. Assim, milhares de jovens por todo o planeta estão usando PCs como estações de mídia e a rede mundial de computadores como distribuidor de informação, furando o bloqueio das grandes corporações e espalhando informação de acordo com princípios próprios e a ética eletrônica. Entre estes novos rebeldes, o principal exponente é o Indymedia - o Centro de Mídia Independente - que desafia a própria CNN como canal alternativo de notícias.
Brasil 2010
Pode, em oito anos, o Brasil pode se tornar um dos nomes do mercado global de tecnologia e informática? Que reformas precisam ser feitas a partir de hoje para que, em dois mandatos presidenciais, o país possa estar, em nível planetário, junto às principais potências nacionais da área? Candidatos à presidência, intelectuais, executivos, jornalistas e comentaristas de mercado fazem projeções, analisam a conjuntura atual e acreditam que, sim, o Brasil tem tudo para chegar em 2010 junto com os principais players de tecnologia e informática do mundo.
1000 Game Heroes
A sisuda editora Taschen cede aos videogames e dedica um livro de 600 páginas à arte dos personagens dos jogos eletrônicos. Conversamos com o francês David Choquet, o organizador da obra sobre a importância cultural destas inovadoras e inusitadas obras de arte.
Malvinas 2032
Em um videogame, os argentinos retomam o arquipélago da coroa inglesa. É o troco que game designers portenhos - nem nascidos em 1982 - deram para a guerra que aconteceu há vinte anos.
Turbine sua navegação
Programas na internet que facilitam a sua viagem eletrônica: de exterminadores de propaganda a cercas eletrônicas contra hackers. E o melhor - tudo de graça.
Bruce Sterling
Em entrevista exclusiva, o papa do cyberpunk fala sobre como o Brasil pode deixar de ser uma nação paroquial para se tornar uma nação imperial, fala dos movimentos antiglobalização e traça conexões entre as telenovelas brasileiras e a indústria cinematográfica da Índia. Sempre usando a eletrônica como ponto de partida.
Plump DJs
Direto de Londres, os novos Chemical Brothers!
Pierre Lévy
O intelectual francês autor do livro-chave sobre a revolução da internet - Cibercultura, de 1994 - fala à PLAY sobre a relação entre a nova lógica eletrônica e as filosofias ocidental e oriental.
Rockstar Games
Dois bad boys transformam a violência dos videogames em diversão e comandam a softhouse mais legal da atualidade.
Animação no Brasil
O computador libertou o desenho animado do artesanato que caracterizava a produção histórica do gênero. Agilizando toda a parte mecânica da criação, a eletrônica liberou a criatividade e jovens animadores brasileiros produzem em quantidade e qualidade. O festival Anima Mundi está em sua décima edição e é o melhor termômetro para esta evolução. O melhor exemplo para o nível que a animação brasileira atingiu é Carlos Saldanha, entrevistado nesta edição, que saiu das categorias de base do festival e hoje dirige a animação um grande estúdio nos EUA - o mesmo do sucesso de bilheteria A Era do Gelo.
E mais : Racionais MCs, Super Mario Sunshine, DJ Dolores, Bill Gates e Steve Jobs, ciência pop, wu-ming, Primal Scream, videoscratching, Noam Chomsky, Philip K. Dick, DeFalla, blog no Brasil, Max de Castro, Tricky e muito mais informação.
|
|
|
|
|
| Coleção Play #1-6 Tecnologia Games Internet Cinema Geeks
|
| - Como Comprar? - Conselhos para uma compra segura. |
- Por que comprar no MercadoLivre é seguro? - O que é MercadoPago? |