Menino De Engenho (clássicos Da Literatura)
|
|||||||||||||||||||||
Nome do livro: Menino de Engenho; autor: José Lins do Rego; Editora José Olympio; impresso em 1979; 128 páginas; bem conservado; amarelado pelo tempo; mede 13,5 cm X 18 cm; espessura 1 cm; 27a edição.
A mensagem literária de José Lins do Rego consagrada pela crítica
TRISTÃO DE ATHAYDE
"Em 1932, a publicação de Menino de Engenho era uma revelação. Revelação de um romancista que nascia feito e que em anos sucessivos, até 1936? com Doidinho, Bangüê, O Moleque Ricardo, e Usina?nos dava esse imortal "ciclo da cana-de-açúcar", que o consagraria como o Balzac do nosso patriarcalismo moribundo.
A força desse novo romancista, filho do sertão paraibano e impregnado de espírito nordestino, era refletir no seu enorme mural um problema social tipicamente nosso, a agonia de uma casta, o fim do patriarcado rural, o desmoronamento de um mundo. Assim como Balzac estudara, nos seus romances, a formação da grande burguesia em França no início do século XIX e Proust a decadência da nobreza e dessa grande burguesia, no fim do século?o nosso sertanejo do Pilar, filho desse patriarcado rústico, vinha refletir nos painéis do seu grande mural a morte dos bangüês, a agonia dos engenhos, o domínio crescente das usinas, em suma a desumanização da economia pela mecanização da lavoura è com isso a ruína do patriarcado e a dispersão de um povo, descendente dos escravos de outrora, e ainda, não fixado no trabalho livre."
GLOSSÁRIO DESTA OBRA
A. IMPORTÂNCIA desta obra levou-nos a alevantar, fundamentalmente, o vocabulário regional. E, visando à consulta sem maiores problemas por parte do leitor, buscamos dar - na maioria dos casos ? o sentido apenas do texto, ampliando-o somente em alguns casos de acepções flagrantemente distintas e/ou outras mais usuais. Conservamos também, sempre que possível, gênero, número, do vocábulo, tempo ou modo verbal para imediata identificação e associação que facilite o esclarecimento da narrativa. E não o fizemos nos casos em que o leitor pudesse encontrar dificuldades em localizar a palavra no glossário, quando aparecesse sob outra forma. Evitamos, ainda, especificar tecnicamente, por exemplo, árvores, plantas, dando-lhes famílias e nomenclaturas que de nada serviriam nos moldes de nossa tarefa. Limitamo-nos a lembrar ao leitor que se trata de árvore, vegetação, etc., assim mesmo quando não fosse bastante evidente. Para transcrever uma sinonímia, que julgássemos oportuna, colocamos, após o significado da palavra do texto, dois pontos e grifamos o sinônimo.
IVAN CAVALCANTI PROENÇA
|
| Menino De Engenho (clássicos Da Literatura)
Preço:
R$ 600 unid. (Produto Usado)
|
|
||||||||
| - Como Comprar? - Conselhos para uma compra segura. |
- Por que comprar no MercadoLivre é seguro? - O que é MercadoPago? |