O Passado Através Da Fotografia: Archimedes Fortini
|
|||||||||||||||||||||
ATENÇÃO:
- PRAZO DE RESERVA, aguardando contato do comprador: 02 (DOIS) DIAS. A ausência de contato será considerada como DESISTÊNCIA da compra e a NEGOCIAÇÃO SERÁ CANCELADA, com o recadastramento do livro.
- Na NEGOCIAÇÃO DIRETA, ou seja, fora do Mercado Pago, com DEPÓSITO (ou transferência) EM UMA DAS CONTAS BANCÁRIAS do vendedor, será concedido um DESCONTO DE 10% (dez por cento) sobre o valor do produto.
*****************************************************************************************************
"O PASSADO ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA", de ARCHIMEDES FORTINI. EDITORA GRAFIPEL, 1959, 239 páginas. com dezenas de fotografias em P&B. Brochura. Formato: 28,0 X 18,0cm.
Com DEDICATÓRIA e AUTÓGRAFO DO AUTOR ao primeiro proprietário.
- Crônicas: "A Fôrca na Capital do Estado" - "Homens Ilustres do Rio Grande do Sul" - "Movimento Vocacional Anchietano" ... "As Corridas de Touros de Outrora"... "Antiga Fábrica de Cerveja"... "Prédios Desaparecidos"... "As Festas do Divino Espírito santo" ... "O Recenseamento do ano de 19016"... "A aviação no ano de 1926"... "Os Tiros de Guerra"... e DEZENAS DE OUTRAS.
- Dezenas de fotos em P&B: em perfeitas condições: Homens Ilustres do Rio Grande do Sul (em forma de medalhão); a Sra. Carlinda Borges, esposa do Dr. Borges de Medeiros; do Movimento Vocacional Anchietano; Corridas de touros; Casa em que se hospedou Garibaldi; Fábrica de Cerveja Christoffel, na rua Voluntários da Pátria; antiga sede do Banco da Província... Um piquete da força do general Zéca Neto; foto de 1903 da estação de ferrovia Porto Alegre-Novo Hamburgo; integrantes da guarnição de Remo do Clube Duque de Caxias; a antiga Doca; trecho da Rua dos Andradas...
*******************************************************************************************************
SOBRE O AUTOR: "Entrou em 1905 para o extinto 'Jornal do Comércio'. Ali aprendeu a arte de tipógrafo. Começou a escrever nesse jornaql a seção esportiva, auxiliando também a seção comercial, na parte referente ao movimento do porto.
Em 30 de setembro de 1907 passou como tipógrafo e auxiliar de redação para o 'Correio do povo', tendo, em 1910, passado a trabalhar unicamente na redação.
Dirigiu durante vinte anos a seção esportiva do 'Correio do Povo', cooperando decisivamente pela difusão futebol, desde o primeiro jogo aqui efetuado.
Data de 1925 o seu serviço à Religião Católica, fazebdo parte das comissões construtoras dfo Pão dos Pobres, das Creches São Francisco de Assis e dos Navegantes, das obras das Igrejas de Santo Antônio do Partenon, dos Navegantes e de Santa Teresinha. Em 1927 ideou e organizou a Legião dos 10.000 Construtores da Catedral Metropolitana e mais tarde idêntica legião patra a construção da Capela do Divino Espírito Santo. De 1933 a 1949 prestou relevantes serviços à Santa Casa de Misericórdia, como mordomo-procurador e como Provedor.
Em 1957, foi-lhe conferido o título de 'Cidadão de Porto Alegre', como uma homenagem da cidade à qual prestou tantos e tão relevantes serviços.
*****************************************************************************************
"A FÔRCA NA CAPITAL DO ESTADO"
"Pôrto Alegre, com seus dois séculos de existência, tem muito para contar, quer do tempo colonial, quer do império e, por último, da República.
Em 1830 era elevada à categoria de cidade. - Então já se notava o seu progresso, de ano para ano, até atuingir o grau atual de prosperidade. naquele tempo, ou seja, há 1q27 anos, a praça da Harmonia, hoje Martins Lima, não apresentava o mesmo aspecto de uns 50 anos passados, quando era considerada um dos reccantos mais aprazíveis da cidade.
Arualmente, cedida para obras do cais do pôrto, encontra-se entulhada de galpões de tôda a espécie, à espera de nova transformação, que lhe devolva a fisionomia do princípio do século.
"O Largo da Fôrca"
"Deixemos de lado esses comentários, para dizer que no longínquo ano de 1830 a praçã da Harmonia se denominava de Largo da Fôrca. Esse logradouro, não pasdsava, na época, de um extenso capinzal.
Apenas na quadra em continuação da ria da Graça, mais tarde rua do Andradas, denominação que, apesar dos anos, não pegou - havia alguns casebres.
(...)
Era mal afamado o Largo da Fôrca: contava-se, segundo colhemos num magnífico trabalho publicado em 1901, por "Coruja Filho", pseudônimo do dr. Sebastião leão, que altas horas da noite apareciam 'almas penadas', ouviam-se gritos tremendos e surgiam a cada momento, pavorosas visões..."
************************************************************************************************************************************************
Apesar de contar com 50 anos, desde que foi publicado, o livro acha-se completo, de capa a capa, e em BOM estado de conservação. Ressalva-se a existência de pequena laceração na parte inferior da capa e manchas de umidade nas folhas anteriores à parte textual (até à página 8), a qual apresenta folhas alvas e em ÓTIMO estado.
O preço cobrado pelo frete é FIXO e corresponde ao custo da remessa registrada para o território nacional, considerando o peso do volume.
O pagamento poderá ser feito através do BANCO DO BRASIL, BANCO ITAÚ, BRADESCO, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ou CASAS LOTÉRICAS e MERCADO PAGO.
Com exceção de vendas concretizadas nos finais-de-semana, a remessa será feita até 24 horas após a comprovação do pagamento.
| O Passado Através Da Fotografia: Archimedes Fortini
Preço:
R$ 3500 unid.
|
|
||||||||
| - Como Comprar? - Conselhos para uma compra segura. |
- Por que comprar no MercadoLivre é seguro? - O que é MercadoPago? |